quinta-feira, 25 de março de 2010

Contorno de Jucurutu, Serra do João do Vale e contorno de Caicó (estrada do ferro) entre as estradas que o governo promete construir

A governadora Wilma de Faria autorizou esta semana a contratação das construtoras para a implantação e pavimentação de 402 quilômetros de novas estradas no Rio Grande do Norte, totalizando investimentos da ordem de R$ 342 milhões. Os 29 trechos foram divididos em sete lotes, dentre os quais estão a nova estrada à praia da Pipa, acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, ligação da RN-177 com a BR-405 (Pau dos Ferros) e entroncamento da BR-405 (Apodi) com a Barragem de Santa Cruz.
Esse investimento publicado no Diário Oficial da última terça-feira (23) fazem parte do cronograma para construção e reconstrução de estradas no biênio 2010-2011 que prevê investimentos total de R$ 630 milhões em 1.250 quilômetros de rodovias. Ao todo são 81 intervenções, algumas já em execução, outras aguardando o início das obras que serão coordenadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RN).
BALANÇO – Entre 2003 e 2009 investiu R$ 51,7 milhões somente na implantação de 210,7 quilômetros de rodovias. Já na reconstrução de estradas foram investidos, no mesmo período, cerca de R$ 168,6 milhões, num total de 1.753,4 quilômetros.
Construções de novas estradas liberadas esta semana:
– Nova estrada duplicada ligando a BR-101 à Praia da Pipa – 24,6 Km – R$ 45.981 milhões.
– Acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante – 29,3 km – R$ 77.152 milhões.
– Acesso ao Distrito Industrial de Baraúna e adequação viária da rodovia RN-015 – 47,8 km – R$ 34.349 milhões.
– Estrada do melão (segundo trecho), entroncamento da BR-304 com RN-015 – 31,8 km – R$ 30.863 milhões.
– Entroncamento RN-406 / RN-118 (Afonso Bezerra / Malheiros) – 34,0 km – R$ 22.750 milhões.
– Pedra Grande / Exu Queimado – 9,89 km – R$ 7.500 milhões.
– Entroncamento da BR-406 com Tibau – 10 km – R$ 6.647 milhões.
– Viçosa com entroncamento da RN 117 (Picos – Martins) – 6 km – R$ 5.651 milhões.
– Alexandria / Divisa RN/PB – 6,77 km – R$ 5.904 milhões.
– Ligação da RN-177 com a BR-405 (Pau dos Ferros) – 2,8 km – R$ 1.417 milhões.
– RN-075 / RN-117 (Serrinha dos Pintos / Pilões) – 24,5 km – R$ 16.800 milhões.
– Entroncamento BR-405 (Apodi) / Barragem de Santa Cruz – 6,5 km – R$ 4.425 milhões.
– Entroncamento BR-304 / Santuário da Irmã Lindalva – 4,5 km – R$ 4.966 milhões.
– Entroncamento RN-016 / Porto Piató (Assu) – 4,4 km – R$ 2.463 milhões.
– Jucurutu / Serra do João do Vale – 19 km – R$ 29.996 milhões.
– Lagoa Nova / Entroncamento RN-042 (Tupã) – 22,2 km – R$ 9.886 milhões.
– Entroncamento RN-087 / RN-042 (Cerro Corá/São Tomé) – 40,2 km – R$ 30.104 milhões.
– Barão de Serra Branca / Entroncamento RN-118 / Três Porteiras (Santana do Matos) – 11,6 km – R$ 8.130 milhões.
– Contorno de Jucurutu (RN-118) – 3,9 km – R$ 9.931 milhões.
– Contorno de Caicó (RN-288/BR-427 – Estrada do Ferro) – 2,8 km – R$ 2.336 milhões.
– Espírito Santo / Jundiá – 10,3 km – R$ 4.808 milhões.
– Jundiá / Brejinho – 10,7 km – R$ 5.103 milhões.
– Entroncamento RN-064/Canto de Moça/Serrinha/Catombeira/BR-406 – 17,6 km – R$ 8.773 milhões.
– Sibaúma/Barra de Cunhaú (Canguaretama) – 2,3 km – R$ 2.930 milhões.
– Entroncamento BR-101/Zumbi (Rio do Fogo) – 5 km – R$ 2.783 milhões.
– Entroncamento BR-101/Pititinga (Maxaranguape) – 3,9 km – R$ 1.885 milhões.
– Entroncamento BR-304 (CIA Parnamirim)/Bairro Planalto – 7,6 km – R$ 7.699 milhões.
– Ceará Mirim/RN-160 (Estivas/Araçá) – 23,5 km – R$ 8.874 milhões.
– Entroncamento RN-063/Praia de Barreta/Malembá – 3,8 km – R$ 2.371 milhões.

quarta-feira, 24 de março de 2010

SANEAMENTO BÁSICO SONHO DE UM POVO, VIDA DO ELOI DE SOUZA

Nada mais importante para o meio ambiente do que saber da notícia que em algum lugar do planeta estar se fazendo Saneamento Básico de algum lugarejo, imaginemos então, uma cidadezinha como a nossa Cerro Corá, onde todos os dejetos têm um destino rudimentar, ultrapassado, mortífero que é o açude Eloi de Souza e conseqüentemente quando sangra vai para o pinga que por sua vez volta a nossa casa para o consumo humano. Nós podemos até denominar que somos feras feridas. Feras por enfrentarmos a vida já difícil consumindo água sem consciência de sua composição real em termos principalmente de metais pesados de forma passiva, mas enfrentando assim mesmo. E ferida porque com certeza muitas das doenças que hoje são focadas na população não há outra explicação a não ser o consumo excessivo de dejetos tratados pela CAERN. Bem como: ferindo nosso meio ambiente com tantas mazelas jogadas no açude Eloi de Souza que poderia ser um cartão postal no sentido mais amplo da palavra, promover o turismo. Muitas vezes foram feitas análise das águas e não tivemos respostas, outras enviadas com supostas palavras científicas que só as pessoas do meio sabem definir aqueles códigos. Porque será que não obtivemos respostas claras? Porque será que a CAERN não envia técnicos capazes de esclarecer o real teor das águas vendidas por ela mesma? Ficam as perguntas no ar. Mas por sorte nossa a Vereadora Graça colocou requerimento de número 73/2009 de 27 de Março de 2009, na Câmara Municipal pedindo o Sistema de Esgotamento Sanitário de nossa Cidade, pediu ao Deputado Robinson Faria ajuda para reforçar o pedido do Partido do PMN, foi aprovado pela casa Legislativa de nosso município e encaminhado ao Prefeito Novinho pelo Presidente Ronaldo, o Prefeito foi à luta, readaptou um projeto antigo que existia na CAERN, colocou debaixo do braço, pediu ao Ministério do Turismo, o financiamento do projeto, usou as forças políticas necessárias e como era o único Projeto neste sentido lá e dentro do prazo, o mesmo se tornou irreversível. Foi aprovado nosso projeto do Saneamento Básico um sonho antigo do povo que trará vida para o açude Eloi de Souza e melhor qualidade de vida para o povo.

Parabéns

A Vereadora Graça, pela grande conquista para o nosso povo em ver seu requerimento tornando-se realidade para o bem de todos.

Ao Prefeito Novinho, pela luta, pelo empenho obstinado de sempre estar em sintonia com o sentimento do povo, tornando sonhos em realidade pelo bem da coletividade por uma cidade melhor de se viver.


Adevaldo da Silva Oliveira
Autor

A VEREADORA GRAÇA E A ESTRADA DA PRODUÇÃO “UMA LUTA INCANSÁVEL DE UM SONHO ANTIGO E UM MARCO REAL”

Ao falar da Estrada da Produção, logo, lembramos da luta da Vereadora Graça desde o princípio e do PMN que adotou como bandeira de luta, tanto esta, como o Sistema de Esgotamento Sanitário de nossa cidade. Isto se deu no momento em que fundamos o Partido em nosso município. Este foi o primeiro passo. Segundo passo foi encaminhar o pedido ao Deputado Estadual Robinson Faria para que ele assumisse esta luta como Presidente da Assembléia Legislativa do RN e ele de pronto disse a mim, a Geraldo e a Graça que a Estrada da Produção seria seu foco de luta e o Sistema de Esgotamento Sanitário o segundo foco, e logo colocou em pauta requerimento de sua autoria que oportunamente foi aprovado por todos os Deputados. Onde uma grande parte dos Deputados também já havia colocado requerimento fazendo esta mesma solicitação. Mas o que nós queríamos era que Robinson tirasse a estrada do papel, que tivesse começo, meio e fim. No entanto a partir da vitória de Graça como a Vereadora mais votada em nosso município, fortaleceu o PMN e encorajou o Deputado Robinson Faria ainda mais na luta para tirar do papel esta obra tão sonhada por todos os habitantes dos municípios beneficiários. E ao visitá-lo na Assembléia Legislativa ele pediu que a Vereadora Graça ao assumir seu mandato colocasse na Câmara Municipal, requerimento solicitando uma audiência pública com o Diretor do DER, seu aliado político Jader Torres, com as lideranças políticas dos municípios interessados nesta obra, Cerro Corá, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, São Tomé e Florânia. Com o propósito de falar sobre o projeto que a esta altura já estava em fase de elaboração e retoques finais, no sentido de discutir com as lideranças os impactos econômicos e sociais relacionados ao projeto, dar uma dimensão política maior que pudesse pressionar o Governo e tornar a obra irreversível. Bem como escolher o trecho que as lideranças achassem melhor para ser iniciado. Naquele momento o Deputado disse a nós que era com ele, pois a Governadora Vilma iria enviar a Assembléia Legislativa um projeto objeto de empréstimo e ele iria negociar incluindo esta obra dentro desses recursos, sob pena de não ser facilitada a aprovação pela casa dos dois pedidos de empréstimos pelo Estado do RN, sendo um no Valor de 300 milhões e outro no valor de 168 milhões. Portanto cumprido todos os pré-requisitos de ambas as partes, foi feita licitação da Obra, a empresa ganhadora e a DELF Empreendimentos e ontem na cidade de Lagoa Nova presenciamos a Governadora assinar a Ordem de serviço. Diante do exposto quero agradecer

A Vereadora Graça, pela luta exitosa de conseguir este feito, fruto de uma luta e apoio político, de ter assanhado a classe política para dirigir o foco para Estrada da Produção, de ter colocado requerimento na Câmara e conseguido o apoio de seus pares.

Ao Deputado Estadual e Presidente da AL, Robinson Faria pelo empenho majestoso, de ter abraçado esta causa como se fosse sua em prol do desenvolvimento da Serra de Santana, viabilizando o projeto, garantindo os recursos e mobilizando os Deputados para concretização deste grande feito.

Ao Ex-Diretor do DER, Jader Torres, por ter concretizado os serviços topográficos, o Projeto, ter apresentado a todas as lideranças políticas da Região, marcado licitação e tornado o projeto irreversível.

Aos Deputados que aprovaram o requerimento, viabilizaram os recursos junto ao Deputado Robinson Faria, e que sempre estiveram ao lado de nosso povo nesta ação inovadora para a Região da Serra de Santana

Ao Prefeito Novinho, que sempre estava de plantão no DER, lutando, cobrando a efetivação desta obra junto com seus colegas Prefeitos.

Ao Presidente da Câmara Ronaldo Vilar, por ter imediatamente tomado todas as providências para que a audiência pública acontecesse, mobilizando todas as lideranças políticas da Região onde serão beneficiadas com esta grande ação.

Aos Vereadores, que compreendendo a dimensão desta obra no processo de desenvolvimento de nosso município, sempre foram unânimes em defender juntamente com a Vereadora Graça a concretização deste feito.

A Governadora Vilma Maria de Faria, que finalmente após 7 anos de promessas, torna realidade assinando a ordem de serviço da primeira etapa do projeto do trecho de 22Km, compreendido Cerro Corá/Lagoa Nova orçado no valor de 9,8 milhões de reais, efetivando o verdadeiro marco real desta grande ação inovadora para a Serra de Santana, muito embora o trecho a ser iniciado, não seja o escolhido pelas lideranças presentes na audiência p´blica realizada pela Câmara Municipal de iniciativa da Vereadora Graça, mas de qualquer forma é o grande começo.

Parabenizar ao povo, desses municípios beneficiados com esta obra, tão sonhada durante muitos anos que agora torna-se realidade para o bem do povo e o desenvolvimento da Serra de Santana.

No entanto quero também enfatizar que esta obra teve também um impulso da empresa GESTAMP, que ao decidir concorrer para investir na implantação de usina de geração de energia dos ventos na Serra de Santana, também pressionaram o Governo a investir neste sentido como prioridade.

Adevaldo da Silva Oliveira

Autor

GOVERNADORA VILMA E PREFEITO NOVINHO ENTREGA TÍTULO DE TERRA

Zé Vicente, Recebe das mãos da Governadora Vilma ao lado do Prefeito Novinho e Erivan Costa como testemunha o Título de Terra. A entrega foi simbólica, mas os demais proprietários de nosso município, receberão os refeidos Títulos de suas propriedades na próxima segunda-feira, dia 29/03/2010, á partir das 8:00h no Ginásio de Esporte José Julião Neto em Cerro Corá.

PREFEITO NOVINHO TEM ENCONTRO COM A GOVERNADORA VILMA DE FARIA


O Prefeito Novinho participou ontem na cidade de Lagoa Nova, de encontro com a Governadora Vilma de Faria, ao lado da Vereadora Graça, do Secretário de Administração Adevaldo, da Primeira Dama e Secretária da Tributação e Finanças Ivonete, onde a Governadora entregou mais de 3.902 Títulos de Terras aos pequenos proprietários dos Municípios de Tenente Laurentino, Florânia, São Vicente, Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó, na oportunidade a Governadora assinou a ordem de serviço para iniciar a pavimentação asfáltica da Estrada da Produção RN087, que liga São Tomé, Cerro Corá, Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz. A referida obra iniciará pelo meio definido como o menor trecho de apenas 22 quilômetros entre Cerro Corá e Lagoa Nova e custará aos cofres públicos 9,8 milhões de reais a Empresa ganhadora foi a DELF Empreendimentos LTDA. Também estavam presentes, o Presidente da Câmara Ronaldo Vilar, o Vereador Edivaldo Pereira, o Secretário adjunto do MDA, Raimundo Costa, Secretária de Articulação com os Municípios, Fátima Morais, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário e Crédito Fundiário, Canindé de França, o Presidente da FETARN, Manoel Cândido, Diretor do DER Dr. Caio, Zé Lins, Ex-Prefeito de Currais Novos, Representante do Vice-Governador Iberê, Hudson Pereira de Brito e além do Prefeito Novinho, estavam também presentes os Prefeitos de São Vicente, Dr. Bezerra, de Acari Tom, de Tenente Laurentino, Júnior, de Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas, o anfitrião Erivan Costa e Vereadores, lideranças políticas, comunitárias e sindicais da Região. A Governadora também assinou vários convênios para a cidade de Lagoa Nova, orçado em mais de 250 mil reais.

terça-feira, 23 de março de 2010

Wilma assina ordem de serviço para início das obras da estrada da produção na região do Seridó

A governadora Wilma de Faria e o diretor do DEAo entregar obras na tarde desta terça-feira (23) em Lagoa Nova, município da região Seridó, e fazer a entrega de títulos de terra a mais de 3.900 famílias produtoras rurais da região, a governadora Wilma de Faria assina a ordem de serviço para uma importante obra na região, a implantação e pavimentação asfáltica da RN-087, a chamada estrada da produção, interligando os municípios de Lagoa Nova e Cerro Corá. O trecho tem 22 km de extensão e vai demandar investimentos de R$ 9,8 milhões. O trecho está inserido num novo programa de construção (implantação e pavimentação) e já foi licitado, e a Epresa ganhadora foi a DELF Empreendimentos LTDA.

Ainda em Lagoa Nova a governadora Wilma de Faria entrega títulos de posse a mais de 3.9002 famílias de agricultores familiares de cinco municípios que integram a Serra de Santana:Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente, Bodó e Tenente Laurentino). O benefício acaba com o drama dessas famílias, que há décadas foram assentadas, mas não eram proprietárias das terras onde viviam. A partir de agora, os trabalhadores e trabalhadoras familiares terão garantias e benefícios, antes impossíveis, como a total segurança jurídica para sucessão das terras e facilidade no acesso ao crédito rural.

Com a titulação, as famílias poderão acessar mais políticas públicas do Governo Federal e garantir renda e cidadania. Com o título de terra na mão, os agricultores podem obter crédito em instituições bancárias, já que a posse regularizada é uma garantia para os financiamentos.

Garibaldi Alves distribui nota a imprensa sobre futuro do PMDB nas eleições de 2010 e convida Henrique para estar no palanque de Rosalba

Publicado por Robson Pires

Construí toda a minha vida pública sempre ao lado do Deputado Henrique Eduardo Alves. Esta estreita ligação com Henrique não é só firmada em laços de família e recíproca amizade: ela cresceu na convergência de ideais.

Quando iniciávamos os entendimentos para as próximas eleições, este ano, Henrique Eduardo compreendeu minha posição, com ela concordou generosamente, nada obstante ele tenha pensamento diferente em alguns pontos. A ele sou grato por isso: pelo permanente incentivo à minha candidatura e seu obstinado propósito de torná-la efetivamente a prioridade do PMDB.

Não fossem os conhecidos obstáculos legais a um livre arco de coligações, creio ser preciso dar nitidez política a nossas posições, sem dubiedades que possam atingir o nosso comum patrimônio político.

A reeleição de Henrique Eduardo é também absoluta prioridade do PMDB. E é igualmente prioridade minha.

Neste momento, penso dever interpretar o pensamento de todos os que são meus aliados no atual processo eleitoral para convidar Henrique Eduardo a conduzir o PMDB e desta forma firmar ampla coligação conosco, nas eleições proporcionais e majoritárias.

Isto dará transparência à nossa ação, resguardará todos os interesses envolvidos e preservará o grande PMDB que Henrique, comigo e demais companheiros, soubemos construir.

Nas atuais circunstâncias, a formalização desta ampla coligação certamente não implicará que eu ou Henrique Eduardo devamos recuar de nossas posições já tornadas públicas. Essa será a forma pela qual, sem amarras artificiais, cada um de nós vai poder apresentar-se ao eleitorado sem subterfúgios, esperando dos norte-rio-grandenses seu julgamento soberano.

Natal, 23 de março de 2010

Garibaldi Alves Filho

Senador da República

Fábio Faria convoca bancada do RN para provocar presidente a sancionar ZPE do Sertão

O Congresso Nacional aprovou recentemente a primeira ZPE - Zona de Processamento de Exportação a ser implantada no Rio Grande do Norte, no município de Assú. A instalação da ZPE no Vale do Açu deverá atrair investidores internacionais, alavancando o desenvolvimento e a realidade econômica local. O deputado federal Fábio Faria, coordenador da bancada do RN, defende agora a união dos parlamentares potiguares para buscar a sanção presidencial da chamada ZPE do Sertão.

"A nossa bancada sempre esteve unida em defesa do desenvolvimento do Rio Grande do Norte, deixando de lado os interesses partidários. E esse é um projeto antigo, pensado para consolidar o crescimento econômico do Vale do Açu e das regiões circunvizinhas. Mas sem a sanção presidencial, esse grande projeto não poderá sair do papel", justifica Fábio Faria, que fez recente pronunciamento na Câmara dos Deputados sobre o assunto. Ele lembra que a implantação da ZPE do Sertão promoverá novas oportunidades de negócios capazes de gerar emprego e renda para a população e tributos para o Estado.

Na opinião de especialistas, essa ZPE caracteriza-se como um valioso instrumento para dinamizar a infraestrutura produtiva regional, através do processamento de matérias-primas existentes no semiárido potiguar.

Há a possibilidade concreta do processamento de fontes minerais como calcário, ouro, caulim, sal, ferro, gemas preciosas e semipreciosas, rochas ornamentais e ainda a fruticultura irrigada, entre outras tantas potencialidades econômicas do nosso Estado.

A ZPE do Sertão abrange em sua área de influência cerca de 40% dos municípios do Rio Grande do Norte, localizados nas zonas homogêneas mossoroenses, de Caicó, de Currais Novos, das Serras Centrais e o próprio Vale do Açu. Ainda alcançará produtores de matérias-primas oriundas do leste do Ceará e oeste da Paraíba.

INVESTIMENTOS

A atração do capital externo precede de investimentos em três áreas importantes para a logística da ZPE. Será necessário ampliar e estruturar o Porto de Natal, recuperar as ferrovias que cortam o Estado e ainda a construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Fábio Faria lembra que o Porto de Natal precisa ter capacidade para receber navios de pelo menos 100 mil toneladas para ter condições de competir com os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.

O líder do PMN na Câmara Federal lamenta o descaso do poder público com as ferrovias, um sistema de reconhecido baixo custo que tem sido preterido em detrimento das rodovias. "Alguns projetos têm sido retomados, como a Transnordestina, por exemplo, mas infelizmente, com a exclusão do Rio Grande do Norte, perdemos a possibilidade de interligação com outros centros", avalia.

Uma solução alternativa, a depender de estudos mais aprofundados de viabilidade econômica, seria um ramal ferroviário ligando Assú-Mossoró, a Quixadá, no Ceará, uma extensão de 267 quilômetros.

Fábio Faria fala da grande preocupação também com o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, cuja licitação não tem data para acontecer. Segundo ele, a conclusão do Aeroporto Internacional de Cargas é imperativa para o desenvolvimento não só do Rio Grande do Norte, mas do Nordeste e do Brasil.