sábado, 30 de janeiro de 2010

Bases causam dificuldades para líderes políticos

Bruno Barreto

Editor de Política

As bases sempre servem para justificativas para mudanças de posicionamentos polêmicas dos líderes políticos. São elas que dão sustentação ao trabalho de deputados e senadores no interior do Estado no caso da eleição deste ano.

Por conta disso, é sempre comum um líder político afirmar que "vai ouvir as bases" antes de anunciar um posicionamento.

Durante muitos anos a política do Rio Grande do Norte foi polarizada pelo antigo PFL (atual DEM) e o PMDB, leia-se famílias Maia e Alves. Com a vitória de Wilma de Faria (PSB) para o Governo do Estado em 2002 houve uma verdadeira salada política no Estado. A atual governadora conseguiu reunir em torno de si grupos regionais com origens dos dois lados predominantes da política estadual.

A situação se agravou ainda mais quando os partidos que por mais de duas décadas disputaram espaços na política estadual decidiram se unir 2006 para recuperar o "status quo" de outrora. Isso provocou estragos em todas as cidades do Estado, sempre dividido entre "bicudos" e "bacuraus". Algumas lideranças aceitaram passivamente o acordo de líderes e hoje são defensores ferrenhos da união entre DEM e PMDB. Em outras houve dissidências para o agrupamento da governadora Wilma de Faria.

Graças a isso, a maioria absoluta das lideranças políticas do Rio Grande do Norte encontram dificuldades para trazer o seu grupo de forma coesa para os acordos fechados. Pesam as conveniências locais.

O assunto se tornou sensação na cobertura política na imprensa do Estado a partir do momento em que o prefeito de Passa e Fica, Pedro Lisboa, indicado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), para presidir o diretório regional do PP, disse que irá divergir do líder e votar no vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) para o Governo do Estado.

Essa é uma demonstração de que mesmo comandando o PP no ponto de vista prático, Robinson Faria não arrastará consigo a legenda para o palanque da oposição. Além de Pedro Lisboa outros expoentes do PP como os prefeitos Flávio Veras (Macau), Alberto Patrício (Alexandria) e "Souza" (Areia Branca) estão inclinados a subirem no palanque de Iberê. Além do vice-presidente estadual da legenda e líder político em Pau dos Ferros, Nilton Figueredo, dos principais prefeitos do PP ficam com Robinson na oposição o de Assu, Ivan Júnior, e o de Lajes, Benes Leocádio, que também é presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

O caso mais emblemático de falta de coerência entre a orientação dos líderes e a ação das bases é no município de Caraúbas. Lá o prefeito Ademar Ferreira (PSB) não vota no candidato do seu partido ao Governo do Estado. Seguirá com a oposição votando na senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Já o partido da senadora, o DEM, será puxado pelo ex-prefeito Eugênio Alves (PR) para o palanque de Iberê. Tudo invertido.

O PSB também perderá para o palanque da oposição o apoio do prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, que contrariando a fidelidade partidária trabalhará para Rosalba. Quem também segue a mesma lógica é o presidente do PSB em Florânia, Neto Oliveira, sob o argumento de que não pode ficar no mesmo palanque do prefeito local Sinval Salomão (PTB) que apoiará Iberê.

A senadora Rosalba Ciarlini também perderá o apoio do DEM em Parelhas e não pode nem reclamar de incoerência. A atitude é uma reação ao fato dela ter subido no palanque do prefeito Francisco do PT em 2008.

Recentemente o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, acertou apoio à candidatura de Iberê. No entanto, ele tem evitado confirmar a notícia em entrevistas. Ele ainda precisa solucionar impasses nos municípios. O principal deles é com o ex-prefeito de Assu, Ronaldo Soares, filiado ao PR há poucos meses. É João Maia que admite abertamente a dificuldade com as bases. Para ele nos tempos do "verde e do encarnado" as coisas eram mais fáceis. "Teve um tempo que era muito mais fácil, porque você tinha um lado, tinha outro lado e pronto. Hoje nós temos muitas dificuldades, não de apoiar Iberê, mas as realidades locais são muito diferenciadas", frisou.

O trabalho para formar a terceira via feito pelo ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) não tem sido fácil. O maior problema é em Mossoró, onde a legenda possui três vereadores. Ricardo de Dodoca e o presidente da Câmara Municipal, Santos dos Santos, dificilmente deixarão de apoiar a postulação de Rosalba. Jório Nogueira tem conversado abertamente com o Iberê. Até mesmo o deputado estadual Álvaro Dias, presidente de honra do PDT, já disse que se Carlos Eduardo abrir mão de ser candidato para apoiar Iberê ele e seu grupo político desembarca no palanque de Rosalba.

Incoerência entre bases e líderes também existe na capital. Em Natal, a prefeita Micarla de Sousa (PV) tem adiado uma definição o máximo possível. Por ela o seu grupo estaria pedindo votos para a senadora Rosalba Ciarlini, mas os pevistas reivindicam a vaga de vice que já foi negada publicamente pelo senador José Agripino (DEM). Por conta disso, nomes como os deputados estaduais Luiz Almir e Gilson Moura e o vereador campeão de votos em Natal Paulo Wagner defendem que o PV se mantenha na base governista.

Mau exemplo de “caciques” do RN impede cobranças públicas

Os líderes políticos do Rio Grande do Norte não podem reclamar. Eles também não são coerentes que eles fazem e a orientação nacional do partido.

No caso do vice-governador Iberê Ferreira, a questão é a mais dura de todas. Ele já disse que mesmo que o PSB lance o deputado federal Ciro Gomes para a Presidência da República, ele apoiará a petista Dilma Rousseff. Iberê não quer perder o status de candidato do presidente Lula e o apoio do PT.

A senadora Rosalba Ciarlini evita críticas ao próprio presidente Lula. Numa tentativa de se diferenciar da posição do seu partido e do seu líder político, o senador José Agripino, que são duros críticos do presidente. A senadora também tenta atrair para o seu palanque partidários do presidente.

O caso se repete com o senador Garibaldi Filho (PMDB). O PMDB possui seis ministérios no governo Lula. No entanto, o parlamentar apoiará a senadora para o Governo do Estado e a candidata Dilma Rousseff para o Governo Federal.

O PMN é da base do presidente Lula, mas o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria, ficará no palanque da oposição. O inverso acontece com o PPS. Em nível nacional o partido faz oposição ferrenha ao governo Lula, mas no Rio Grande do Norte o deputado estadual Wober Junior e o ex-senador Geraldo Melo estarão no palanque de Iberê Ferreira.

No PR, João Maia durante mais de dois anos manteve contatos e até cumpriu agenda com políticos do DEM e só no final de 2009 colocou a coerência como argumento para se manter na base do governo estadual.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chuva de 204 milímetros deixa população de Campo Redondo apreensiva



Fortes chuvas causaram estragos no município de Campo Redondo/RN, distante aproximadamente 140km de Natal. Na cidade, foi registrada precipitação de 204 milímetros. As fortes chuvas deixaram a população apreensiva. Muros de residências foram derrubados, ruas tiveram a sua pavimentação danificada e árvores tombaram. A zona rural também foi atingida, estradas foram totalmente destruídas, animais foram levados pela cheia e as comunidades estão sem energia elétrica.

O prefeito de Campo Redondo, Carlos Lucena (Carlinhos da Apami), visitou os locais atingidos pelas chuvas e montou uma comissão para avaliar os estragos e tomar as providências necessárias. As chuvas em Campo Redondo também fizeram com que o maior reservatório da cidade transbordasse, trata-se do açude Mãe Dagua, que tem capacidade para 3 milhões e 500 mil metros cúbicos. A última vez que o reservatório sangrou foi no 22 de abril de 2009.

Quatro horas de chuva foram suficientes para deixar a zona rural do município de Campo Redondo sem energia elétrica desde as 18 horas desta terça (19). De acordo com informações chegadas ao Blog, até o Posto da Polícia Rodoviária Federal, que funciona na BR-226, próximo à Campo Redondo também estava sem energia, por causa das fortes chuvas. Somente ontem foram 204 milímetros na área urbana. Em algumas comunidades rurais esse índice pode ter ultrapassado os 250 milímetros.

Em contato com a imprensa do Seridó, o prefeito Carlos Lucena (PR) disse que já criou uma equipe, formada principalmente por pessoas da secretaria de obras do município para atuar em qualquer eventualidade de novas chuvas. "Até agora está tudo sob controle, mas foi uma das maiores chuvas caídas em Campo Redondo. Nunca o Açude Mãe Dágua tinha transbordado na primeira chuva do ano. E alguns animais que estavam às margens dele foram carregados pela água", disse o prefeito.
Do Blog de Marcos Dantas

Fábio Faria sobre cargos indicados por Robinson no Governo do Estado: “Já estão à disposição há muito tempo”

O deputado federal Fábio Faria (PMN) gosta de twitter pela madrugada, quase todos os dias. Isso não é segredo para ninguém. Adepto as novas tecnologias, o filho do presidente da Assembleia, deputado Robinson Faria (PMN), que está no Rio de Janeiro, respondeu a um seguidor do Twitter, sobre os cargos que o PMN e o PP ocupam na estrutura do Governo no Centro Administrativo. "Já estão à disposição há muito tempo, Sérgio", disse claramente ao natalense Sérgio Paiva, que o indagou se achava corretos os cargos permanecerem com seus aliados, mesmo votando contra o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).

Desde o final de semana que Fábio Faria faz a ponte Rio-São Paulo. Na sexta-feira (22), não pode comparecer ao almoço da oposição na casa de veraneio do deputado Rogério Marinho (PSDB), alegando que estava acompanhando a apresentadora Sabrina Satto, sua namorada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Sabrina teve uma intoxicação nos olhos, mas na sexta-feira foi a quadra da Gaviões da Fiel, escola de paulista da qual é rainha de bateria. No sábado (23), Sabrina e Fábio estavam na Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro, onde dançou muito samba, mostrando que se recuperou do problema de saúde.
Do Blog de Marcos Dantas

Robinson Faria poderá lançar sua filha pré-candidata a deputada estadual

Com as conversas adiantadas para ser vice de Rosalba Ciarlini (DEM), o presidente da Assembleia, Robinson Faria (PMN), quer deixar um herdeiro (literalmente) para sua cadeira de deputado estadual.

Aliás, uma herdeira: a publicitária Janine Faria.

Bom, de qualquer maneira deu certo com o deputado federal Fábio Faria (PMN).

Vejamos se a moça tem vocação…

CNJ cancela titularidade de 165 cartórios do RN

Decisão da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada ontem no Diário Oficial, tornou vaga a titularidade de 7.828 cartórios extrajudiciais de todo o País, criando a necessidade de realização de concurso público para reorganizar os serviços, de acordo com informações da Agência CNJ de Notícias. No Rio Grande do Norte foram declaradas vagas as titularidades de 165 cartórios, entre eles o 5º Ofício de Notas de Natal, quatro cartórios de Mossoró, dois de Parnamirim, dois de São Gonçalo do Amarante e quatro do município de Santo Antônio (1º e 2º Ofícios de Notas, Acervo de Serrinha e Termo de Jundiá).

A decisão, assinada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, tem como base a Resolução 80 do CNJ, que prevê a vacância dos serviços notariais e de registro ocupados em desacordo com a Constituição Federal de 1988. “Estamos cumprindo a Constituição”, afirmou o ministro. Até 1988, os cartórios eram transmitidos por hereditariedade. A Constituição tornou obrigatório concurso público para tabeliães e acabou com a figura dos substitutos. A regra, porém, só foi regulamentada em 1994. Os 7.828 cartórios cujas titularidades foram consideradas vagas hoje foram beneficiados pelo vácuo jurídico de 1988 a 1994.

A Corregedoria do CNJ também publicou, na mesma data, decisões considerando regular a situação de 6.301 outros cartórios. “A publicação visa garantir transparência aos trabalhos e permite amplo controle da sociedade sobre os cartórios extrajudiciais”, afirma o órgão, em nota publicada no site do CNJ.

A discussão sobre a situação dos cartórios se encontra atualmente na Câmara dos Deputados, que no fim do ano passado adiou a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 471, que garantiria a efetivação de dirigentes de cartórios admitidos entre 1988 e 1994 sem concurso.

O texto, que foi alvo de um acirrado debate, em outubro, na Comissão de Direitos Humanos, está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara, mas ainda provoca divergências entre os deputados.

Ainda de acordo com o CNJ, a situação de cada cartório foi analisada de forma individualizada, a fim de se garantir a observância dos direitos preservados pela própria Constituição Federal e de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão alerta de que eventuais impugnações contra a decisão poderão ser apresentadas à Corregedoria Nacional de Justiça no prazo de 15 dias.

A Corregedoria do CNJ informou ainda que todos os cartórios, inclusive aqueles incluídos na relação provisória de vacâncias, continuam prestando os serviços regularmente. Conforme prevê a Resolução 80, os interinos que respondem pelas serventias que serão submetidas a concurso permanecerão à frente dos cartórios até a posse de novo delegado aprovado em concurso público.

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (parágrafo 3º, do artigo 236), “o ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses”. Muitos cartórios, contudo, nunca foram submetidos a concurso público regular, circunstância que determinou a ação do CNJ.

Vagas em cartórios

ACARI
AFONSO BEZERRA
ÁGUA NOVA
ALEXANDRIA
ALMINO AFONSO
ANGICOS
ANTONIO MARTINS
APODI
AREIA BRANCA
ARÊS
ASSU 2º Of. Notas
BARAÚNA
BARCELONA
BENTO FERNANDES
BOA SAÚDE
BODÓ
CAIÇARA DO NORTE
CAIÇARA DO RIO DO VENTO
CAICÓ 2º cart.
CAICÓ 3º Of. Notas
CAICÓ 1º Of. Notas
CAMPO GRANDE Cart. Único
CAMPO GRANDE Único Oficio
CAMPO REDONDO
CARAÚBAS
CARNAÚBA DOS DANTAS
CARNAUBAIS
CEARÁ-MIRIM 1º Of. Notas
CEARÁ-MIRIM 2º Of. Notas
CERRO CORÁ
CORONEL EZEQUIEL
CORONEL JOÃO PESSOA
CRUZETA
CURRAIS NOVOS 2º Of. Notas
DOUTOR SEVERIANO
ENCANTO
EQUADOR
ESPÍRITO SANTO
FELIPE GUERRA
FERNANDO PEDROZA
FLORÂNIA
FRANCISCO DANTAS
FRUTUOSO GOMES
GALINHOS
GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO
GROSSOS
GUAMARÉ
IPUEIRA
ITAÚ
JAÇANÃ
JANDAÍRA
JANDUÍS
JAPI
JARDIM DE ANGICOS
JARDIM DE PIRANHAS 1º Of. Notas
JARDIM DE PIRANHAS 2º Of. Notas
JARDIM DO SERIDÓ
JOAO CÂMARA 1º of Notas
JOAO CÂMARA 2º Of. Notas
JOÃO DIAS
LAGOA D’ANTA
LAGOA DE PEDRAS
LAGOA DE VELHOS
LAGOA NOVA
LAGOA SALGADA
LAJES
LAJES PINTADAS
LUCRÉCIA
LUÍS GOMES
MACAÍBA 1º Of. Notas
MACAÍBA 2º Of. Notas
MACAU 2º Of. Notas
MACAU 3º Of Notas
MAJOR SALES
MARCELINO VIEIRA
MARTINS
MAXARANGUAPE
MESSIAS TARGINO
MONTANHAS
MONTE ALEGRE
MONTE DAS GAMELEIRAS
MOSSORÓ 1º Of.
MOSSORÓ 2º Of. Notas
MOSSORÓ 3º Of. Notas
MOSSORÓ 4º Of. Notas
MOSSORÓ 7º Of. Notas
NATAL 5º Of. Notas
NÍSIA FLORESTA
NOVA CRUZ 2º Of. Notas
NOVA CRUZ Pedro Soares
OLHO-D’ÁGUA DO BORGES
PARANÁ
PARAÚ
PARAZINHO
PARELHAS
PARNAMIRIM 1º Of. Notas
PARNAMIRIM 2º Of. Notas
PASSA E FICA
PASSAGEM
PAU DOS FERROS 1º Of. Notas
PEDRA GRANDE
PEDRA PRETA
PEDRO AVELINO
PENDENCIAS 1º Of. Notas
PILÕES
POÇO BRANCO
PORTALEGRE
PORTO DO MANGUE
PUREZA
RAFAEL FERNANDES
RAFAEL GODEIRO
RIACHO DE SANTANA
RIACHUELO
RIO DO FOGO
RUY BARBOSA
SANTA CRUZ 1º Of. Notas
SANTA CRUZ 2º Of. Notas
SANTA MARIA
SANTANA DO MATOS
SANTANA DO SERIDÓ
SANTO ANTONIO 1º Of. Notas
SANTO ANTONIO 2º Of. Notas
SANTO ANTONIO Acervo de Serrinha
SANTO ANTONIO Termo de Jundiá
SÃO BENTO DO NORTE
SÃO BENTO DO TRAIRI
SÃO FERNANDO
SÃO FRANCISCO DO OESTE
SÃO GONÇALO 12º Of. Notas
SÃO GONÇALO 2º Of. Notas
SÃO JOÃO DO SABUGI
SÃO JOSÉ DE MIPIBU 2º Of. Notas
SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE
SÃO JOSÉ DO SERIDO
SÃO MIGUEL 1º Of. Notas
SÃO MIGUEL 2º Of. Notas
SÃO PAULO DO POTENGI
SÃO PEDRO
SÃO RAFAEL
SÃO TOMÉ
SÃO VICENTE
SENADOR ELOI DE SOUZA
SENADOR GEORGINO AVELINO
SERRA CAIADA
SERRA DE SÃO BENTO
SERRA DO MEL
SERRA NEGRA DO NORTE
SERRINHA DOS PINTOS
SEVERIANO MELO
SÍTIO NOVO
TABOLEIRO GRANDE
TANGARÁ
TENENTE ANANIAS
TIBAU
TIBAU DO SUL
TIMBAÚBA DOS BATISTAS
TOUROS
UMARIZAL
UPANEMA
VÁRZEA
VENHA-VER
VERA CRUZ
VIÇOSA
VILA FLOR

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Garibaldi posa com Micarlistas na festa de aniversário do Hospital do Coração

Circulando ao lado do deputado Verde, Paulo Davim, o senador Garibaldi Filho foi abordado pelo médico radiologista Ricardo Oliveira, ontem à noite, no Circo da Folia, na festa de comemoração pelos 10 anos do Hospital do Coração.
“Senador, esse aí merece ser suplente”, referindo-se a Davim.
Risada geral do grupo.
O deputado Paulo Davim, que não tentará reeleição, é o nome cotado para a suplência do senador democrata José Agripino Maia.
E falando em seu nome, e não em nome do PV, Davim já declarou ao Blog: sua candidata ao governo é Rosalba Ciarlini.
*
À festa do Hospital do Coração, estiveram presentes o senador Garibaldi, o deputado Paulo Davim, o vereador Enildo Alves, a secretária municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio...

Fotos: www.garibaldifilho.wordpress.com

Paulo Davim...aprovado como suplente, circulou com Garibaldi na festa do HC



Senador Garibaldi Filho e Denise com a diretoria do Hospital do Coração, ontem, na Vila Folia



Garibaldi bem Micarlista: com ele, o deputado Verde Paulo Davim, o vereador-líder da prefeita, Enildo Alves, e a secretária de Saúde da Prefeitura, Ana Tânia

Robinson se diz surpreso com reação positiva de sua base em favor de Rosalba

O deputado estadual Robinson Faria, presidente da Assembleia Legislativa, já está de malas prontas, afiveladas, para embarcar na chapa de Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado.

O parlamentar do PMN ainda mantém o discurso oficial de que não há nada decidido e que continua ouvindo suas bases políticas, principalmente no Agreste.

Mas os sucessivos almoços e encontros com políticos do DEM, do PMDB, do PSDB e, agora, com os do PV, são o sinal claro que Robinson Faria já está de compromisso assumido com a senadora do DEM. Só falta oficializar a união.

Robinson tem dito a correligionários que se tiver de ser vice será de quem tem maiores chances de vitória. Ou seja, na opinião dele, Rosalba Ciarlini.

O presidente da AL não acredita que o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa possa crescer nas intenções de voto e virar o jogo hoje bastante favorável a Rosalba.

A outra coisa que estimula Robinson Faria a fechar com Rosalba é a conversa de líderes como José Agripino Maia garantindo o fim da reeleição. Sendo assim, Robinson seria o candidato preferencial do grupo ao governo em 2014 ou 2015 (diziam que a reeleição iria acabar antes de 2010).

Por último, Robinson Faria demonstra ressentimento em relação a Wilma de Faria que teria se rendido a Iberê Ferreira e colocado todo o seu governo à disposição do projeto político do vice-governador.

Nesse ponto, Robinson se sente traído por Wilma, porque a governadora teria assumido o compromisso de fazê-lo sucessor dela ainda na campanha eleitoral de 2006, quando ele abriu mão de ser o vice de Garibaldi Filho, tido como governador de férias e imabatível naquele pleito.

Robinson Faria diz que foi fundamental para a vitória de Wilma. E a governadora diz hoje que ele foi apenas importante, fundamental, não.

O presidente da AL diz que vai mostrar a Wilma a diferença entre fundamental e importante nas eleições deste ano.

Robinson Faria me dizia sábado que esperava uma reação mais negativa de suas lideranças sobre o apoio a Rosalba Ciarlini. Não é o que tem encontrado. Ele se diz surpreso com o apoio que vem recebendo de suas lideranças, dos prefeitos e de colaboradores.

O parlamentar do PMN pretende formalizar sua posição nos próximos dias. Ao lado de Fábio Faria, o presidente da AL cumpre agenda em São Paulo até quarta-feira. Quando voltar promete falar aos jornalistas.