sexta-feira, 9 de abril de 2010

CERRO CORÁ PODERÁ CONTAR COM OS SERVIÇOS DE UMA EQUIPE DO SAMU

Na noite desta Sexta-Feira, 09 de Abril, deverá ser apreciado e votado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 006/2010 de autoria do poder Executivo que ratificará o protocolo de intenção firmado pelo município de Cerro Corá em forma de Consórcio nos termos da Lei Federal Nº 11.107 de 6 de Abril de 2005. Esse serviço fará com que nosso município tenha melhor agilidade no atendimento com serviços de emergência a todos os pacientes que dele necessitar. Tendo em vista ser um serviço prestado com profissionais altamente qualificados dentro de um padrão de serviço oferecido em todo o Brasil.

Parabéns 1 ao povo de nosso município, ao Secretário de saúde Jailmar que tem lutado para implantação desses serviços junto aos órgãos da Saúde de nosso Estado e do Brasil

Parabéns 2 ao Conselho Municipal da Saúde que teve o prazer de apoiar discutir e aprovar a implantação deste serviço de grande importância para o auxílio as emergências que por ventura se tenha a favor de nosso povo.

Parabéns 3 aos Vereadores e Vereadora, que aprovem e defendem este projeto com garra, força popular e decisão equilibrada a favor de um serviço de qualidade para suprir as necessidades daqueles que necessitem dessa assistência.

Parabéns 4 ao Prefeito Novinho pela luta, pela vitória, pela capacidade inovadora de pensar grande e fazer bonito, com o brilhantismo e bravura de sempre em busca de ações concretas para prestar um melhor serviço ao seu povo.

Deus que os ilumine para sempre brilharem como se fossem estrelas cadentes a serviço do povo de nossa terra.

Adevaldo da Silva Oliveira

Autor

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Projeto que determina pós-graduação gratuita é aprovado por Comissão

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (CEC) aprovou o Projeto de Lei nº5486/2009, do deputado Felipe Maia (DEM), que propõe a gratuidade dos cursos de pós-graduação nas universidades públicas e a criação de processos seletivos para o acesso a estes programas. A matéria foi aprovada por unanimidade na última semana.De acordo com o deputado Felipe Maia, o projeto vem suprir o desejo dos estudantes que não tem recursos para arcar com os gastos de uma pós-graduação. “Com esta proposição, será possível que o aluno de pós-graduação possa se capacitar gratuitamente. Porém é preciso que o estudante passe por um exame seletivo”, comentou o deputado.

A relatora, deputada Nilmar Ruiz (PR-TO) apresentou parecer favorável ao projeto que é uma alteração da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A matéria será encaminhada para a Comissão de Finanças e Tributação e em seguida para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Confirmado: Garibaldi, Rosalba e Agripino vão deixar o senado

Robson Pires

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) confirmou que vai se licencia do senado para se dedicar a campanha política do Rio Grande do Norte. Ocupará sua vaga o 1º suplente João Faustino do PSDB.

Garibaldi era o último dos senadores que ainda não tinha se decidido pelo licenciamento. Agora acabou o mistério.

Os outros dois senadores José Agripino e Rosalba Ciarlini, ambos do DEM, também vão pedir afastamento para cuidar das suas campanhas, respectivamente, para o senado e para o governo do Estado.

No lugar de José Agripino entra José Bezerra Júnior. No lugar de Rosalba Ciarlini assumirá Garibaldi Alves (pai).

Tudo isso a partir de junho.

Relator é favorável a projeto de Fábio Faria que oferece acesso gratuito à internet em todo o país

Robson Pires

Um projeto que obriga as empresas de telefonia celular a oferecerem acesso gratuito à internet sem fio, de autoria do deputado federal Fábio Faria (PMN), está em discussão na Câmara. O relator da proposição na Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Sandes Junior, já anunciou que seu parecer será favorável à proposta, confirmando sua viabilidade de execução.

“Nós já temos muitas cidades no mundo onde a Internet é de graça na praça, na rua. Temos o exemplo de Barcelona, de Nova York, de Paris e temos muitas cidades no Brasil onde a Internet é de graça, como a orla marítima do Rio de Janeiro, começando por Copacabana. Então, o projeto pega todas as torres de celulares existentes no Brasil, nas cidades e na zona rural, coloca-se um pequeno transmissor e a Internet vai de graça para todos. É um projeto de um alcance social grandioso”, declarou o relator do projeto.

Segundo a proposta, o equipamento que permite o acesso à Internet deverá ser instalado em todas as estações rádio-base, como são chamadas as antenas de celular. Pelo texto, o sinal da internet deverá ter a mesma capacidade de conexões simultâneas que o sinal de ligações telefônicas das antenas. Além de gratuito, o serviço será ofertado em tempo integral.

O deputado Fábio Faria defende que o serviço de internet sem fio seja uma contrapartida às operadoras de telefonia celular na obtenção ou renovação da concessão pública.

O autor do projeto argumenta que, além de possuir grande penetração no País, o sistema de telefonia móvel registra o maior faturamento no setor de telecomunicações e o maior número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor.

A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia e de Constituição e Justiça e, a princípio, não precisa ser votada em Plenário.

INTERNET

Nesta quinta-feira (8), a Comissão de Ciência e Tecnologia realiza a segunda audiência pública para discutir o plano nacional de banda larga e as ideias do governo para levar internet em alta velocidade para toda população. Foram convidados para o debate representantes do governo, da Anatel e de associações do setor.

Secretaria Especial vai agilizar projetos da Copa 2014


As ações do Governo do Estado direcionadas à Copa do Mundo de 2014, que tem a capital do Rio Grande do Norte como uma das sedes dos jogos, passam, a partir de hoje, a ser coordenadas pela Secretaria da Copa, lançada pelo governador Iberê Ferreira de Souza, com o objetivo de dar celeridade aos resultados e ordenar os trabalhos comuns entre as secretarias estaduais envolvidas na realização do Mundial de futebol no RN. Todos os detalhes sobre o funcionamento da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa 2014 foram divulgados pelo governador nesta segunda-feira (5), na Governadoria.

Durante a coletiva, Iberê anunciou o novo titular da pasta, Fernando Fernandes, ex-secretário estadual de Turismo, que teve nome publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (2). De acordo com ele, que exercia a função de presidente do Comitê Executivo da Copa 2014, a intenção é agilizar todos os processos e obras que vão estruturar Natal para o Mundial de futebol, incluindo os programas de capacitação profissional, como o Olá, turista e Bolsa Copa.

Como temos ações em diversas secretarias, achei por bem estabelecer uma especial que coordenasse todas elas, nas diversas áreas. A Copa é um evento do Estado e de Natal, que a população deve acompanhar, observou o governador.

Dentre os projetos elaborados, os de mobilidade urbana foram colocados como prioridade para a Secretaria Especial da Copa. A área de transporte para a Copa de 2014, em Natal, conta, no seu planejamento, com 16 intervenções estruturais. A implantação do acesso ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante pela BR-406 e o prolongamento da avenida Prudente de Moraes já estão em andamento, segundo a Secretaria Estadual de Infra-estrutura (SIN).

As outras três obras, de responsabilidade do Governo do Estado, localizadas na avenida Roberto Freire, estão em processo de licitação, o que deve ser finalizado em junho.

No próximo mês de junho, começam as obras no Estado para que o cronograma - estabelecido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e que preconiza o prazo de até 31 de dezembro de 2012 para a conclusão do estádio - seja obedecido.

"A criação da secretaria determina o foco do governador Iberê Ferreira de Souza para esse evento que será tão importante para o nosso Estado. Acho importante ressaltar que o entendimento dele é que o evento é da cidade de Natal e do RN e não do Governo ou da Prefeitura", ressaltou Fernando Fernandes, afirmando ainda que todos os prazos estão sendo cumpridos.

A partir de julho deste ano, os policiais e bombeiros das capitais que sediarão os jogos vão receber um adicional, aumentado gradativamente até a realização do evento. O complemento chegará a R$ 1000 a mais na remuneração. Segundo Fernandes, o RN será o primeiro estado a participar do Olá, turista, promovido pelo Ministério do Turismo, contemplando os bugueiros potiguares. O programa oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos e a distância para quem trabalha em atividades ligadas ao setor turístico. A Copa do Mundo de 2014 fará com que milhares de turistas estrangeiros venham ao Brasil.

No planejamento das ações do mundial, caberá ao Governo do RN a execução das obras nas vias estaduais, que abrangem modificações na avenida Engenheiro Roberto Freire, Prudente de Morais e na via de acesso ao Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante.

Arena das Dunas - O Estádio que sediará os jogos da Copa do Mundo em 2014 terá capacidade para 45 mil pessoas, espalhadas em três áreas: um anel inferior com capacidade para cerca de 18 mil espectadores; um anel superior com capacidade para aproximadamente 22 mil pessoas; e uma área intermediária composta por dois setores destinados a camarotes vip, ao pessoal da Fifa, e para a imprensa.

Secretariado de Iberê Ferreira de Souza é anunciado por meio de nomeações no DOE

O novo secretariado do governo Iberê Ferreira de Souza (PSB) foi divulgado na edição da última sexta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE). No novo quadro de auxiliares, já estão definidos os dirigentes das pastas de Turismo, Segurança e Defesa Social, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Comunicação, além do Gabinete Civil, DER e Emater. O governador também criou a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa e nomeou o novo comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé Araújo.

Na pasta de Turismo, assume o administrador de empresas e ex-deputado federal Múcio Sá, substituindo a Fernando Fernandes, que comandará a recém-lançada Secretaria Especial da Copa. Na Assessoria de Comunicação Social, a jornalista Juliana Celli ocupará o cargo de secretária.

O engenheiro civil e publicitário Leopoldo Rosado é o novo secretário chefe da Casa Civil. Rosado foi durante três anos diretor da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).

Em substituição a Iberê Ferreira de Souza, que deixou o cargo para assumir o Governo do Estado, Lázaro Mangabeira, engenheiro civil, assumirá a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Mangabeira exerceu cargos na UsiMinas e na Companhia Siderúrgica de Tubarão (ES) e foi durante oito anos diretor técnico-comercial da Codern.

A Secretaria de Segurança e Defesa Social terá à frente o desembargador Cristóvam Praxedes. O novo secretário foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ) e corregedor do TRE e TJ.

No Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater) assume o engenheiro agrônomo Henderson Magalhães Abreu, ex-coordenador de Agricultura Irrigada da Secretaria de Agricultura e Pecuária do RN.

José d'Arimateia Fernandes, engenheiro civil, é o novo diretor geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER). Fernandes é conselheiro do Crea e do Conselho Estadual das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Criação de “Secretaria da Copa” é confirmada

As ações do Governo do Estado direcionadas à Copa do Mundo de 2014, que tem a capital do Rio Grande do Norte como uma das sedes dos jogos, passam, a partir de hoje, a ser coordenadas pela Secretaria da Copa, lançada pelo governador Iberê Ferreira de Souza, com o objetivo de dar celeridade aos resultados e ordenar os trabalhos comuns entre as secretarias estaduais envolvidas na realização do Mundial de futebol no RN. Todos os detalhes sobre o funcionamento da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa 2014 foram divulgados ontem pelo governador (5), na Governadoria.

Durante a coletiva, Iberê anunciou o novo titular da pasta, Fernando Fernandes, ex-secretário estadual de Turismo, que teve nome publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (2). De acordo com ele, que exercia a função de presidente do Comitê Executivo da Copa 2014, a intenção é agilizar todos os processos e obras que vão estruturar Natal para o Mundial de futebol, incluindo os programas de capacitação profissional, como o "Olá, turista" e "Bolsa Copa".

"Como temos ações em diversas secretarias, achei por bem estabelecer uma especial que coordenasse todas elas, nas diversas áreas. A Copa é um evento do Estado e de Natal que a população deve acompanhar", observou o governador.

Dentre os projetos elaborados, os de mobilidade urbana foram colocados como prioridade para a Secretaria Especial da Copa. A área de transporte para a Copa de 2014, em Natal, conta, no seu planejamento, com 16 intervenções estruturais. A implantação do acesso ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante pela BR-406 e o prolongamento da avenida Prudente de Moraes já estão em andamento, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN).

As outras três obras, de responsabilidade do Governo do Estado, localizadas na avenida Roberto Freire, estão em processo de licitação, o que deve ser finalizado em junho.

No próximo mês de junho começam as obras no Estado para que o cronograma - estabelecido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e que preconiza o prazo de até 31 de dezembro de 2012 para a conclusão do estádio - seja obedecido.

"A criação da secretaria determina o foco do governador Iberê Ferreira de Souza para esse evento que será tão importante para o nosso Estado. Acho salutar ressaltar que o entendimento dele é que o evento é da cidade de Natal e do RN e não do Governo ou da Prefeitura", ressaltou Fernando Fernandes, afirmando ainda que todos os prazos estão sendo cumpridos.

A partir de julho deste ano, os policiais e bombeiros das capitais que sediarão os jogos vão receber um adicional, aumentado gradativamente até a realização do evento. O complemento chegará a mil reais a mais na remuneração. Segundo Fernandes, o RN será o primeiro Estado a participar do "Olá, turista", promovido pelo Ministério do Turismo, contemplando os bugueiros potiguares. O programa oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos e à distância para quem trabalha em atividades ligadas ao setor turístico. A Copa do Mundo de 2014 fará com que milhares de turistas estrangeiros venham ao Brasil.

No planejamento das ações do Mundial, caberá ao Governo do RN a execução das obras nas vias estaduais, que abrangem modificações na avenida Engenheiro Roberto Freire, Prudente de Morais, e na via de acesso ao Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante.

ARENA - O estádio que sediará os jogos da Copa do Mundo em 2014 terá capacidade para 45 mil pessoas, espalhadas em três áreas: um anel inferior com capacidade para 18 mil espectadores; um anel superior com capacidade para aproximadamente 22 mil pessoas; e uma área intermediária composta por dois setores destinados a camarotes "VIP", ao pessoal da Fifa e à imprensa.

Perfil dos secretários

Gabinete Civil

Leopoldo Rosado, 49 anos, nascido em Mossoró, engenheiro civil e publicitário, ex-diretor administrativo da Codern (2003 - 2006).

Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos

Lázaro Mangabeira, 59 anos, nascido em Mossoró, engenheiro civil, exerceu cargos na UsiMinas e na Companhia Siderúrgica de Tubarão - Espírito Santo, foi durante 8 anos (1995-2003) diretor técnico-comercial da Codern.

Secretaria de Segurança e Defesa Social

Cristóvam Praxedes, 70 anos, nascido em Taipu, desembargador aposentado. Foi presidente do Tribunal Eleitoral, vice-presidente do Tribunal de Justiça e corregedor do TRE e TJ.

Secretaria de Turismo

Múcio Sá, 58 anos, nascido em Mossoró, administrador de empresas, ex-deputado federal (1998-2002 / 2002-2004, quando assumiu suplência). Exerceu cargo de secretário estadual de Indústria e Comércio e Assuntos Institucionais.

Secretaria de Comunicação Social

Juliana Celli, 27 anos, nascida em Natal, jornalista, durante três anos exerceu assessoria de imprensa do então vice-governador Iberê Ferreira de Souza. Exerceu cargos em diversos veículos de comunicação, incluindo a TV Ponta Negra.

Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa

Fernando Fernandes, 50 anos, empresário, formação em Comunicação Social, nascido em Natal, ex-secretário de Estado de Turismo, função que exerceu no período de 2007 a 2010.

Emater

Henderson Magalhães Abreu é engenheiro agrônomo e especialista em manejo de pastagens. Foi coordenador de Agricultura Irrigada da Secretaria de Agricultura e Pecuária do RN.

Departamento Estadual de Estradas De RodageM (DER)

José d'Arimateia Fernandes, 56 anos, engenheiro civil, nascido em Acari. É conselheiro do Crea e do Conselho Estadual das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

domingo, 4 de abril de 2010

Agnelo Alves - O repórter: Escala governamental tem aspectos que o grande público desconhece

Tribuna do Norte
Cumpriu-se o primeiro ritual ditado pela Constituição com a posse do vice-governador, ante a renúncia da governadora. Acontece que o vice-governador precisa voltar a São Paulo para complementar tratamento clínico já iniciado com uma cirurgia de êxito reconhecido.

O normal previsto pela Constituição seria o vice-governador assumir como assumiu e, em seguida, garantido da sucessão, licenciar-se e voltar a São Paulo para continuar o tratamento, agora clinicamente, sem o trauma da temida cirurgia que já foi realizada com êxito.

No caso, então, seria convocado o presidente da Assembléia para substituí-lo. Acontece que o presidente da Assembléia é candidato a vice-governador nas eleições de outubro, não podendo assumir o Governo do Estado, salvo se fosse para ser candidato à reeleição, o que não se configura como caso em questão.

Quem assumiria seria o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rafael Godeiro. Nenhuma das duas estruturas na disputa eleitoral deseja ter o governo neutro. A estrutura, que é governo, deseja fazer usufruto dessa condição. Já o lado contrário, da oposição que não é oposição, não quer o governo neutro, porque não perde de vista a possibilidade de entrar na justiça, acusando a estrutura governamental do uso da “caneta” oficial.

A engrenagem

Se o vice-governador, já empossado no Governo, solicitar licença para complementar o seu tratamento em São Paulo, o quê seria normal, o Presidente da Assembléia seria convocado para assumir o Governo.

Mas terá que decidi sobre o dilema. Se não assumir, terá que renunciar a Presidência da Assembléia, perdendo a caneta poderosa. Se decidisse assumir, ficaria incompatibilizado para renovar, nas eleições, o seu mandato de deputado Estadual.

Se fosse para assumir em definitivo, presidindo as eleições de outubro, não poderia continuar na chapa do DEM como vice-governador. Mas – vejam os eleitores – poderá ser candidato a governador. A lei brasileira é incrível. Pode o maior, mas não pode o menor.

A Presidência da Assembleia

A Presidência da Assembléia tornou-se, assim, no posto-chave até que o governador já empossado volte de São Paulo restabelecido para, de mangas arregaçadas, só então começar a governar.

Tribunal de Justiça

Como é próprio da Justiça, ninguém se pronuncia, salvo nos autos. O Presidente Tribunal de Justiça não fala sob hipóteses, mesmo as previstas em lei.

Editorial

O fato do governador Iberê Ferreira de Souza ter assumido o Governo do Estado já programado para voltar à capital paulista, determinado a completar, clinicamente, o tratamento iniciado cirurgicamente, não deve significar a paralisação das atividades governamentais.

O recém-empossado governador já definiu sua atuação prioritária no Governo, a segurança pública e a saúde. Na segurança mudou o titular, o comando. Na saúde, outro setor neufrágico do governo, ainda não anunciou por onde vai começar. Não se pode negar o crédito de confiança.

O tempo de Governo de Iberê é muito curto, apenas nove meses. Desses meses, um pouco mais de um mês passará em São Paulo, na complementação clínica do tratamento que começou cirurgicamente. Caberá, essencialmente, ao seu quadro de auxiliares nos postos-chaves não permitirem a paralisação do governo, na espera do regresso do governador.

Hoje, com a tecnologia da comunicação em pleno desenvolvimento, vai ser permitido, ao governador, acompanhar o andamento do governo, não apenas através do telefone celular, de ligação instantânea, como até de forma visual, com os acréscimos tecnológicos via internet. Claro, nada substuirá a presença física. Mas, quando isto é impossível, use-se o que a tecnologia oferece.

Os primeiros dias decorridos após a posse não permitem um julgamento. O governo, aliás, vai permanecer com a cara do antecessor, no caso, antecessora. Somente após o regresso definitivo de São Paulo dentro de mais 40 dias o novo governador estará impondo o seu estilo e a sua vontade. Até lá, a máquina governamental não pode parar, espera-se.

Aguardar confiantemente.

Notas...

Mobilidade

É a nova palavra-chave. MOBILIDADE. Anotem os eleitores. MOBILIDADE.

Alcanorte

A Petrobras anunciou que vai mandar dois técnicos fazerem os levantamentos e os estudos de viabilidade da Alcanorte que morreu antes de nascer. “Mera coincidência”. O mesmo comportamento que teve em relação à refinaria de petróleo que está sendo construída em Pernambuco.

Turismo Natal – Europa

Para “compensar” a queda do turismo dos europeus para Natal, os natalenses estão fazendo turismo na Europa.

Emissário submarino

Forçoso reconhecer que o emissário submarino de Ponta Negra tem um poder atômico. Todo sistema de saneamento de Natal e de Parnamirim está atrasado em face do emissário. É bom ficar de olho na licitação, se houver. Os baianos são muitos fortes.

Pesquisas

Pelo “sistema boca-a-boca” são várias as pesquisas circulando no mercado eleitoral. A mídia não publica, nem mais com os derivativos de “escada”, “degraus”. No boca-a-boca, dependendo de quem, os números e porcentagens variam de acordo com a preferência.

... O que se diz...

...QUE não ficarão apenas nas mudanças de secretariado, as anunciadas pelo novo governador, nas primeiras horas do novo governo...

...QUE os secretários que permanecem nos cargos não devem ficar confiantes de que permanecerão...

...QUE, mesmo à distância, em São Paulo, o novo governador acompanhará a atuação de todos, podendo fazer uso do celular para demitir ou, simplesmente, deixar para a sua volta o quê amadurecerá durante a sua ausência...

...QUE, por enquanto, o novo governo permanecerá com a cara do governo antecessor, mas sob a advertência, hein? Até quando?...

...Caro leitor...

A revista ilustrando tanto quanto possível os 60 anos da TRIBUNA DO NORTE me deixou pensativo, motivado a acionar o meu departamento da memória para semanas antes do dia 24 de março de 1954. Impossível separar a saudade do tempo decorrido da confiança do tempo a decorrer pela frente. Do que reli e vi, relembrei pela ilustração dos muitos fatos de que fui personagem. De outros, fui testemunha. E ainda de outros, reportei. O tempo decorrido, 60 anos. Não quero destacar nenhum episódio. Sequer o de minha prisão e deposição da Prefeitura de Natal pelo qual pagou preço alto, também, o general vaidoso e medíocre que o protagonizou. Não logrou, a partir daí, nenhuma promoção. Também não exerceu um novo comando, exceto o de síndico do edifício onde foi morar, no Rio de Janeiro.

A alegria do primeiro exemplar naquele 24 de março, sucessivamente adiado do dia 19 para o dia seguinte, em face de dificuldades técnicas, as mesmas que fizeram adiar do dia 20 para o dia 21, passando ao dia 22 e consecutivamente ao dia 23, quando então Aluízio decidiu o dia 24 de qualquer maneira, incluindo aí ninguém dormindo e mesmo assim, só circulando no período da tarde. Não temos em nossos arquivos mais nenhum exemplar do primeiro número como “prova” de meu comprometimento, desde jovem, como “elemento subversivo contrário aos altos interesses do Brasil”. Ridículo? Hoje pode ser visto assim. Mas, na época, simplesmente trágico, não fosse todas as absolvições que logrei em todas as instâncias judiciais das Forças Armadas, sempre acima dos envolvimentos políticos relacionados aos militares que se colocaram a frente do golpe com o nome de “revolução”.

Na minha ficha constava até que ajudei a organizar uma “força paralela” ao Exército. Uns meninos de rua com fardamento verde-oliva.

Lembro Tancredo Neves perguntando ao doutor Ulisses Guimarães, enquanto aguardávamos todos a liberação da praça Gentil Ferreira para o grande comício do anti-candidato Ulisses Guimarães. A conversa foi no alpendre da casa do empresário João Olimpo Maia. “Ulisses, o quê vamos explicar às gerações futuras? Porque não fomos cassados também?” Amigo, os 60 anos da TRIBUNA têm tudo a ver com a minha vida. Quantas vezes a escrevi da primeira a última página? Quantas vezes, sem papel, proibido de nos ser vendido, circulamos com apenas cem exemplares e no dia seguinte divulgávamos que “a nossa edição de ontem foi esgotada?” Os tempos de chumbo, amigo. Hoje, tenho como maior comenda o título de cassado pela ditadura e o maior prazer em ter sobrevivido para comemorar os 60 anos da TRIBUNA e olhar para frente com a mesma confiança de quando iniciei como jornalista no primeiro exemplar que nunca nos foi devolvido.

Ah, os amigos e amigas, todos muito bem, obrigado. Um abração, NECO.

Estória da história

JK levou o PSD-RN a apoiar a candidatura de Aluízio Alves para governador

O Presidente JK tinha uma admiração, à distância, pelo então deputado, Aluízio Alves, vice-líder da bancada da ONU na Câmara Federal, redator-chefe da TRIBUNA DA IMPRENSA, amigo pessoal de Carlos Lacerda, com poderes, inclusive, de vetar artigos, mudar manchetes, enfim, como o próprio Lacerda costumava chamar Aluízio de “DBS” – Departamento do Bom Senso.

JK sabia como ninguém que Aluízio continha os arroubos mais radicais de Carlos Lacerda, vetando os artigos mais violentos, alguns dos quais reescrevia ou mandava para o recém-eleito deputado, José Sarney, reescrever. Lacerda tomava conhecimento quando a TRIBUNA DA IMPRENSA circulava. Uma prática que vinha desde os tempos do Governo Vargas.

Quando Aluízio e Lacerda foram a Londres conversar com Jânio Quadros como emissários da UDN, Aluízio notou que a cada Igreja nova que visitava, Carlos Lacerda ajoelhava-se e rezava com um fervor que não passava despercebido pelos circunstantes. Um dia, Aluízio perguntou a Carlos Lacerda porque tanto fervor.

“Sabe Aluízio, rezo pela alma de Getúlio Vargas” – respondeu Carlos Lacerda, acrescentando que não lhe movia nenhum remorso pela oposição que comandara contra o Governo de Vargas. Mas, sentia, interiormente, que o ex-presidente brasileiro, que se suicidara quando tomou conhecimento que os generais estavam chegando para depô-lo, precisava de orações e, portanto, ele fizera um propósito de todas as vezes que conhecesse uma Igreja o primeiro ato que lhe cabia cometer era ajoelhar-se e rezar pela alma dele, Getúlio.

Estávamos na calçada do Hotel Serrador, aguardando Aristófanes Fernandes, quando Aluízio foi chamado para atender uma ligação. Era Zé Aparecido, marcando um encontro na sede da UDN, ali perto. Eu ficaria no Serrador, aguardando Aristófanes e Aluízio foi ao encontro de Aparecido. JK queria que o PSD do Rio Grande do Norte apoiasse a candidatura de Aluízio ao Governo do Estado.

Já tínhamos conhecimento que Geraldo Carneiro, assessor mais próximo de JK, esteve conversando com Aparecido, de quem era primo, com aquele objetivo. Na conversa, estabelecida na sede da UDN, Aparecido queria comunicar a Aluízio que o ministro da Justiça, Armando Falcão, fora chamado por JK que o incumbiu das providências e conversações com o “major” Teodorico e o PSD do Rio Grande do Norte. Aluízio ligou para a portaria do Hotel Serrador pedindo que eu e Aristófanes fossemos ao encontro dele e de Aparecido na sede da UDN.

Aluízio não queria assumir pessoalmente, sozinho, uma posição, em face de sua condição de vice-líder da oposição na Câmara Federal. Nada a ver uma coisa com a outra. Aluízio já, inclusive, renunciara à vice-liderança para fazer a campanha. E para ganhar mais fácil precisava do apoio do PSD, já com uma dissidência enorme disposta a apoiar a sua candidatura. Aristófanes e eu demos apoio imediato.

Dali mesmo Aparecido marcou um encontro com Geraldo Carneiro. Fomos Aluízio, Aparecido, Aristófanes e eu. Desse encontro, resultou uma ligação telefônica para o ministro Armando Falcão que deveria chamar Teodorico, comunicando a decisão do Presidente JK. Teodorico ainda resistiu. Mas, o desejo de JK era respaldado pela dissidência pessedista formada por Aluízio Bezerra, Olavo Montenegro, Seráfico Dantas e, de uma maneira discreta, pelo monsenhor Walfredo Gurgel, Lauro e Juanita Arruda, além de tantos e tantos outros pessedistas do Rio Grande do Norte. A reunião do PSD foi na casa de Rui Paiva, também dissidente para apoiar Aluízio, desde quando Aluízio se declarou candidato.

Aluízio deu uma demonstração clara e pública de prestígio ao PSD, escolhendo para seu candidato a vice-governador o monsenhor Walfredo e, numa noite de inverno, saiu de Angicos para a fazenda de Teodorico, em Santa Cruz, acompanhado de Aluízio Bezerra e Olavo Montenegro, para selar o apoio do PSD.