sábado, 20 de março de 2010

Mensagem de aniversário de Graça

Mensagem
Eu te admiro mulher,
nada te supera ou substitui
pois o sangue que do teu corpo flui,
é o verdadeiro apelo do amor.

Eu te admiro mulher,
em toda a sua anatomia
perfeita com só a luz do dia,
sempre imitada,
jamais igualada.

Eu te admiro mulher,
mesmo que seja por sua vaidade
a mim não importa a sua idade,
desde que saibas me cativar.

Eu te admiro mulher,
que até na sua simplicidade
mostra toda sua feminilidade,
e nos dá o prazer da conquista.

Eu te admiro mulher,
por ser do amor a deusa
consagrada verdadeira costela que nos foi retirada,
por Deus Pai Nosso Criador.

Eu te admiro mulher,
e por ser homem eu te cobiço,
se assim não fosse seria um omisso,
diante do que a natureza nos deu.

Eu te admiro mulher,
e por ser assim seguirei te admirando,
mesmo que ao final dos meus dias
eu os termine lamentando,
por não ter tido o seu amor.
Portanto, quero lhe parabenizar por este dia de glória que Deus lhe concedeu lhe desejando muita paz, saúde e sorte em seus objetivos de vida.
parabéns...
Um beijo!...
Adevaldo
Eu te admiro mulher,
e por ser homem eu te cobiço,
se assim não fosse seria um omisso,
diante do que a natureza nos deu.

Eu te admiro mulher,
e por ser assim seguirei te admirando,
mesmo que ao final dos meus dias
eu os termine lamentando,
por não ter tido o seu amor.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Presidente do PP, Francisco Dornelles, é o nome da vez para ser o vice de José Serra

Mudança de cenário à vista na sucessão do presidente Lula.
O noticiário nacional deverá começar a publicar o nome da vez para ser o vice do presidenciável José Serra.
O Blog adianta: o senador Francisco Dornelles, presidente nacional do PP.
Dornelles tem dito que só fecha com Serra se o seu parente, governador mineiro Aécio Neves, fizer parte da chapa.
Caso contrário, continua governista, onde o PP faz parte do governo Lula, apoiando a candidata Dilma Rousseff.
Os tucanos que cortejam Aécio, em vão, tentaram atrair para a chapa a irmã do governador mineiro, Andréa Neves, toda poderosa na administração do irmão em Minas Gerais.
Aécio não achou a menor graça...
Já o nome de Dornelles agrade e muito o governador Aécio.
Fica tudo em casa.
Sem falar que Dornelles não perde nada, caso Serra seja derrotado, já que ainda tem mais 4 anos de mandato no Senado.
*
Caso o nome de Francisco Dornelles emplaque...o PP vai dar todo o seu tempo de televisão à oposição.
Coisa que no Rio Grande do Norte, o deputado Henrique Alves tenta impedir, ao trabalhar para o PP se aliar à chapa governista do candidato Iberê Ferreira de Souza.

Sertanejo espera o dia 19 de março para consolidação do inverno

Publicado por Robson Pires

Conforme a crença a popular, o sertanejo tem na próxima sexta-feira, 19 de março, Dia de São José, um momento decisivo na consolidação de um bom inverno no semi-árido seridoense.

Segundo os institutos de meteorologia, existe uma boa razão para isso. 19 de março seria uma data limite para fazer uma previsão de chuvas no início do ano.

Chovendo nessa data, os agricultores acreditam num bom período para o plantio das culturas.

Robinson Faria deixa Henrique Alves chupando o dedo e elege novo presidente do PP no Estado

Publicado por Robson Pires

O prefeito de Lajes, Benes Leocádio, foi escolhido novo presidente do diretório estadual do PP.

Finalmente acabou a confusão.

Com a escolha Benes o Partido Popular continua sob o comando do deputado estadual e presidente da assembléia legislativa do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PMN). Quem também é candidato a vice-governador da chapa da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

E o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), que lutou para ficar com o controle da legenda, ficará chupando o dedo.

Pronto!

A nova direção escolhida através do consenso de 17 membros ficou assim constituída:

Presidente: Benes Leocádio (prefeito de Lajes e presidente da Femurn)

vice-presidente: Ivan Júnior (Prefeito de Assú)

vice-presidente: Alberto Patrício (Prefeito de Alexandria)

Secretário Geral: Gilson Geraldo de Oliveira (Prefeito de Santo Antônio)

Secretário: Alexandre Dantas de Medeiros (Prefeito de Carnaúba dos Dantas)

Tesoureiro Geral: Ivanildo Fernandes (Prefeito de Bento Fernandes)

Tesoureiro: Carlos José Fernandes (Prefeito de Luís Gomes)

Sim! A base governista do governo ficou naquela: Ah! foi? É…

Contam que o troco já está a caminho. Será?

quarta-feira, 17 de março de 2010

Serra tem 35% e Dilma, 30% das intenções de voto, diz pesquisa Ibope

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) sobre as intenções de voto para presidente da República aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece com 6%.
Hélvio Romero/AEPesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira aponta Dilma e Serra mais próximosA diferença entre o governador e a ministra diminuiu de 21 pontos percentuais, no levantamento anterior, divulgado no início de dezembro, para cinco pontos agora. Em dezembro, Serra aparecia com 38% das intenções de voto, contra 17% de Dilma Rousseff, 13% de Ciro Gomes e 6% de Marina Silva.Para a pesquisa divulgada nesta quarta, 2002 pessoas foram entrevistadas em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança estimado é de 95%. Com AécioEm outro cenário, com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), no lugar de Serra, Dilma assume a liderança com 34% das intenções de voto, contra 21% de Ciro, 13% de Aécio e 8% de Marina. Brancos e nulos são 14%. O percentual de eleitores que não responderam foi de 9%.A CNI/Ibope também simulou a intenção de voto em dois quadros sem Ciro Gomes. No primeiro, Serra tem 38%, contra 33% de Dilma e 8% de Marina. Nesse cenário, brancos e nulos somam 12%, e eleitores que não responderam, 8%. Em outra simulação, desta vez com o governador mineiro, Dilma tem 39% das intenções de voto e é seguida por Aécio, com 18%, e Marina, com 12%. Brancos e nulos são 19%. Doze por cento dos eleitores não responderam.Para a pesquisa divulgada nesta quarta, 2002 pessoas foram entrevistadas em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança estimado é de 95%.Datafolha Pesquisa Datafolha divulgada em 27 de fevereiro mostrou queda na diferença entre os pré-candidatos do PSDB, o governador paulista, José Serra, e do PT, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sucessão presidencial.O levantamento apontou Serra com 32% das intenções de voto; Dilma Rousseff, com 28%; o deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, com 12%; e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC), com 8%. Na mostra anterior do Datafolha, divulgada em dezembro de 2009, Serra tinha 37%; Dilma 23%; Ciro 13%; e Marina 8%. Pesquisas anterioresPesquisa Ibope/Diário do Comércio, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e realizada entre os dias 6 a 9 de fevereiro indicava Serra com 36% das intenções de voto e Dilma 25%. Em terceiro lugar estava o deputado federal Ciro Gomes (PSB) com 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV) com 8%.Antes desse levantamento, o Ibope divulgou em 7 de dezembro do ano passado. Na mostra, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Serra registrava 38% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff com 17%, Ciro Gomes com 13% e Marina Silva com 6%.

terça-feira, 16 de março de 2010

VIII do Cactus Moto Fest tem recorde de participação






Com uma programação bastante diversificada, a oitava edição do Cactus Moto Fest teve mais vez um recorde de participação.

Os números são bastante expressivos. Com 417 moto clubes inscritos, de 11 estados da federação e mais de 3 mil motociclistas, a cidade de Currais Novos viveu de 11 a 14 de março, o maior evento de motociclismo do Norte Nordeste.

Os shows, que aconteceram em praça pública, reuniram uma grande multidão, com direito até a escolha da garota Moto Fest 2010. O grande destaque ficou por conta das apresentações de Geraldinho Lins e das bandas, On the Rocks, Uskaravelho e Mobydick, além do show de Mauricinhos do forró que agradou ao público fã do gênero.

O evento desse ano trouxe várias novidades, como a palestra sobre Primeiros Socorros voltada para acidentes motociclísticos e a participação de um stand da Polícia Rodoviária Federal, com seus batedores e suas Harley Davidson, realizando um importante trabalho de divulgação e orientação educativa.

A apresentação da Equipe Força Máxima foi outro destaque na programação do evento. As manobras radicais, com saltos e explosões, chamaram a atenção e reuniu milhares de pessoas, no Largo da Avenida Cel. José Bezerra.

A casa das motocicletas – Yamaha e o posto Loura gás ofereceram o já tradicional café da manhã no sábado e domingo respectivamente.

De acordo com Eugênio Oliveira, um dos organizadores do Cactus Moto Fest, disse que o evento superou todas as expectativas de público e de número de participantes. “O sucesso da nossa festa tem um nome – parceria. A prefeitura municipal, que sempre esteve ao nosso lado, a CDL, Sebrae e segmentos do comércio local, são os responsáveis financeiros pelos custos do evento. Não posso deixar de falar na grande participação popular. Esse é o grande segredo do sucesso do Cactus Moto Fest. Nosso povo prestigia e apóia o evento. É uma festa popular, em praça pública, onde todos, motociclistas visitantes e a população, participam e se divertem em perfeita harmonia. É por isso que somos considerado um dos melhores eventos do Nordeste”, disse Eugênio lembrando ainda a importante participação da imprensa local, estadual e nacional, que veio prestigiar e cobrir mais uma edição do Cactus Moto Fest.

Economia

Os números também impressionam nesse quesito. A estimativa da organização do Cactus Moto Fest é de que mais de 1,3 milhões de reais tenham circulado durante os 4 dias do evento. “ Aquecemos a nossa economia em um período que é considerado de baixa estação injetando um valor substancial de recursos.Toda a rede hoteleira de Currais Novos e cidades vizinhas estavam com sua lotação máxima. O artista Geraldinho Lins e sua banda, que fizeram um show na sexta, ficaram hospedados na vizinha cidade de Santa Cruz. Restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis tiveram um grande movimento. Vários segmentos do comércio local como supermercados, farmácias, comércio informal, etc., todos faturam durante o evento”.

Ação Social

Mais uma vez, o evento deixa uma importante contribuição social. Como faz todos os anos, o Cactus Moto Clube realiza durante a festa a venda de kits de alimentos, uma espécie de cesta básica, que é colocada a venda, não só para os motociclistas, mas também para a população local que queira contribuir com essa causa.. “Todos os anos a repercussão é muito positiva. É um importante ato de solidariedade dos motociclistas visitantes que, voluntariamente, adquirirem esses kits de alimentos, e que posteriormente serão entregues a duas importantes e reconhecidas obras assistenciais do município de Currais Novos, o Abrigo dos Velhos e a Casa do Pobre. É um bonito gesto, que mostra que motociclismo e solidariedade podem andar juntos”, finaliza Eugênio.

Deputado cobra projeto de desenvolvimento para o RN

O deputado federal Felipe Maia (DEM) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (15), para lembrar as perdas que o Rio Grande do Norte sofreu nos últimos anos, tais como a paralisação das obras da Alcanorte e a refinaria da Petrobras. O deputado ainda cobrou ações eficazes dos governos federal e estadual para retomar o crescimento da região.

Em seu discurso, o parlamentar sugeriu a retomada do projeto da Alcanorte que está parado há mais de trinta anos e pode impulsionar a economia do estado. Hoje o mercado interno importa a barrilha -matéria-prima usada na produção de vidro, tintas e sabão- de países como China, Rússia e Índia. Segundo Felipe Maia, o governo federal, por meio da Petrobras, deveria se associar ao projeto da Alcanorte para retomar a construção da planta de produção da barrilha. “A fábrica da Alcanorte seria capaz de produzir trezentas mil toneladas de barrilha por ano, quase metade do que o Brasil consome. Imagine a quantidade de empregos que estamos exportando, simplesmente porque a obra da fábrica foi paralisada”, lamentou o deputado.

Felipe Maia enfatizou que os potiguares ouviram inúmeras promessas de obras estruturantes e investimento maciço no estado. No entanto, a população ainda aguarda as ações prometidas pelo governo federal. “O RN andou para trás nos últimos sete anos, principalmente no que se refere à qualidade dos serviços públicos essenciais, como saúde e educação, e a atração de grandes projetos privados ou públicos para o estado. Por descaso do governo perdemos a refinaria de petróleo para Pernambuco e a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante anda a passos lentos”, ressaltou.

O deputado apresentou dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Ministério do Planejamento (Siafi), que apontou o investimento feito pelo setor público em obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado. Dos R$ 9 bilhões anunciados pelo governo federal, apenas R$ 610 milhões foram aplicados, ou seja, 6,7% do prometido. “Como chamar de parceria uma relação em que um dos lados é o eterno perdedor? E pior, transferindo a conta das perdas para a população, comprometendo o presente e o futuro do Rio Grande do Norte”, disse.

P.A São Francisco realizará solenidade de entrega das reformas das casas.

Nesta quarta-feira(17) o Assentamento São Francisco localizado na comunidade de Serra do Meio á 7 km da Cidade de Cerro Corá, realizará comemoração das reformas realizadas nas residenciais dos assentados, haverá missa às 16:OOh, e logo após teremos uma solenidade que contará com a presença de representantes do INCRA, STR, MDA, Câmara Municipal, Prefeito Novinho e outras personalidades.

O PREFEITO DE CERRO CORÁ NOVINHO ENTREGA 6 NOVOS VEÍCULOS A POPULAÇÃO.

Nesta terça-feira(16) pela manhã o Prefeito Novinho, entregou ao povo de Cerro Corá 06 novos carros os quais 1 Fiat Uno servirá a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS e os demais serão colocados a disposição da Secretaria Municipal de Saúde são 01 ambulância Doblô e 01 Doblo normal e 03 Fiat Uno, a ambulância foi adquirida com recurso do FPM, os demais veículos adquiridos com recursos de programas do governo federal ligados a saúde, como Atenção Básica, enquanto que o da SEMTHAS, foi adquirido com recursos do CRAS e FPM. Parabéns Prefeito Novinho e toda a população de nosso município.

Robinson Faria recebe aliados no aniversário da filha Maria Fernanda

Para cantar parabéns para a filha Maria Fernanda, que completou 5 anos no dia 20 de fevereiro, o deputado-vice Robinson Faria e Julianne receberam amigos políticos - e não políticos -na casa de recepções Sapeka"s Play.
Da Assembléia Legislativa, os deputados José Dias com Diúda, Gesane Marinho com Remy e o filhote Renan, Ezequiel Ferreira com Ingrid e João Ezequiel, Raimundo Fernandes e Nirinha....
Da bancada federal, o irmão da aniversariante, deputado Fábio Faria.
Da ala rosalbista, o publicitário marqueteiro Arturo Arruda, com a filha Maria.
A ausência da senadora-governadorável é justificável: Rosalba foi para a França, ser madrinha de casamento de uma sobrinha.

Fotos: www.desaboya.com

Maria Fernanda e o pai, candidato a vice-governador, Robinson Faria



Julianne e Robinson com Maria Fernanda, e os irmãos grandes Janine e deputado Fábio Faria



Deputado Ezequiel Ferreira com Ingrid Maciel e o pequeno João Ezequiel



Deputada Gesane Marinho com o filho Renan e o marido Remy

O que você tem feito para mudar o Brasil...para melhor?

Blog da Thaisa Galvão
Quer político sério?
Faça sua parte.
Seja sério você também.
O Blog publica este texto recebido por e-mail, daqueles que circulam pela rede.
Tomara que este faça efeito...
Eis:

Está reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos políticos distritais de Brasília? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso? E você?
Brasileiro reclama de quê?
O brasileiro é assim:
1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
5. - Fala no celular enquanto dirige.
6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
7. - Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.
8. - Viola a lei do silêncio.
9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.
10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
13. - Faz " gato " de luz, de água e de TV a cabo.
14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos...
Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas...
Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?
E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma
mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
Vamos dar o bom exemplo!
Espalhe essa idéia!
"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores
(educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos..."

Garibaldi vai comemorar 40 anos de vida pública no dia 16 de abril

segunda-feira, 15 de março de 2010

Natal e mais onze municípios do Estado têm mais da metade dos eleitores do Rio Grande do Norte

Deu na TRIBUNA DO NORTE
O eleitorado de Natal – 510.888 eleitores – representa 23,35% do eleitorado do Rio Grande do Norte, que totaliza 2.187.347 eleitores. Natal, mais onze cidades do interior, representa mais da metade do eleitorado – 50,28% – de todo o Rio Grande do Norte. As doze cidades, inclusive Natal, são:

Natal – 510.888 eleitores

Mossoró – 154.449 eleitores

Parnamirim – 92.072 eleitores

São Gonçalo – 59.419 eleitores

Ceará Mirim – 46.420 eleitores

Macaíba – 43.366 eleitores

Caicó – 42.801 eleitores

Assú – 37.514 eleitores

Nova Cruz – 27.598 eleitores

São José de Mipibu – 26.793 eleitores

Apodi – 26.474 eleitores

Volta àquela verdade histórica. Dos quatro governadores eleitos pelo voto direto do povo, pós democratização do país, nada menos que três passaram antes pela Prefeitura de Natal como prefeitos. Somente um foi eleito sem ser prefeito de Natal.

Os três prefeitos eleitos governadores do Rio Grande do Norte foram: José Agripino, Garibaldi Filho e Wilma de Faria. O único governador eleito sem ter sido antes prefeito de Natal foi Geraldo Melo, beneficiado pela onda da redemocratização do país, quando o PMDB só deixou de eleger um governador em todo o Brasil, o de Sergipe.

Natal/Mossoró

Dentre os candidatos a governador a ser eleito em outubro próximo, um foi prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, cuja administração foi bem avaliada. Outra é ex-prefeita de Mossoró. Até agora nenhuma manifestação bairrista, embora exista já a desconfiança de que o maior número de auxiliares diretos supostamente será proveniente de Mossoró. No caso de Rosalba ser eleita, assim como o maior número de auxiliares de Carlos Eduardo será de Natal, caso venha a ser eleito governador.

A desconfiança maior está evidenciada da assessoria dos dois candidatos ser integrada de auxiliares provenientes da época em que foram prefeitos, respectivamente de Natal e Mossoró.

Curiosidades

Segundo os dados disponíveis pelo TRE, através da Internet, algumas observações podem ser anotadas, tais como, municípios onde mais de 90% da população são eleitores, praticamente não existindo menores de idade. Também entre as curiosidades observadas, um destaque para Galinhos como o município de menor número de eleitores, com apenas 2.082.

Perspectivas

Segundo os analistas especializados em números eleitorais, acredita-se que Natal possa atingir os 515 mil eleitores, Mossoró possa chegar aos 156 mil e Parnamirim atinja o quantitativo de 95 mil eleitores, até o período em que terminar o prazo de inscrição para as eleições de outubro vindouro.

Estória da história: JK e Tancredo, dois grandes brasileiros de estirpe política em extinção

Lendo uma troca de cartas entre Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves na revista “Veja”, me veio à memória conceitos e fatos que tive o privilégio de testemunhar várias vezes, pela palavra do então candidato à presidência (Tancredo), sobre o ex-presidente JK, ambos mineiros e do PSD, coincidentemente vitimados por tragédia.

JK governou o Brasil fazendo de cada brasileiro um otimista, ao criar a mística do desenvolvimento econômico. Parecia um Midas. O quê tocava transformava em algo valioso. O bom no ótimo. O ótimo na maravilha das maravilhas. O nada em algo positivo. Brasília, a indústria automobilística, a industrialização, a SUDENE, as grandes estradas rodoviárias. Morreu num desastre de carro depois de exilado, preso, humilhado.

Tancredo manteve-se fiel aos seus objetivos democráticos, sacrificando a saúde e a própria vida. Eleito governador de Minas Gerais, renunciou o mandato para arriscar, pela democracia, uma candidatura à Presidência da República no Colégio Eleitoral criado para eternizar o regime autoritário, com os militares no poder. Eleito presidente da República, não tomou posse. Foi recolhido ao hospital menos de 24 horas antes da posse. Morreu depois de 38 dias de agonia e grande sofrimento.

A morte de JK é um mistério. Foi em seguida à morte de Jango, o presidente deposto depois de exilado. Jango havia sido ministro de Getúlio Vargas, forçado a demiti-lo pelas mesmas forças que o deporiam, anos depois de eleito vice-presidente e empossado na Presidência da República, com a renúncia de Jânio Quadros. Em seguida, à morte de JK, morreu Carlos Lacerda em circunstâncias misteriosas. Os três, Jango, JK e Carlos Lacerda, criaram a “Frente Ampla” pela redemocratização do país.

Tancredo, ministro de Getúlio, foi ao enterro do presidente que cometeu suicídio numa crise política, até então, nunca atravessada pelas instituições políticas brasileiras. Nem mesmo na derrubada do Império com o advento da República. Tancredo falou no túmulo de Vargas. Sua presença surpreendeu a nação. Com JK, trocou cartas que agora vieram a público, embora não tenham sido publicadas ainda na íntegra.

Candidato a presidente da República, como seu correligionário pessedista mineiro, sua candidatura, como também a de JK, só foi possível pela sua resistência a toda sorte de pressão para que não fosse candidato. Essa similaridade em série entre os dois pode ser facilmente descoberta nos trechos das cartas trocadas, agora, reveladas pela revista “Veja”.

Lembro, pelo menos de duas vezes, quando no seu escritório eleitoral, em Brasília, Tancredo disse: “Esta cidade está devendo uma homenagem muito mais significativa ao Juscelino do que o seu memorial. Vamos fazer esta homenagem logo no começo do nosso Governo”. Todos presentes concordaram, cada um com sugestões que Tancredo limitou-se a ouvir. Certamente, já tinha a homenagem pensada e planejada, mas não teve como prestá-la, porque morreu antes da posse.

Outra ocasião, no grande comício que estava programado para a cidade onde nasceu JK, Diamantina, em Minas Gerais. Foi na semana em que viajei a Natal, passando, antes, por João Pessoa com Aluízio para conversas agendadas por Tancredo. Aluízio voltou para Brasília e vim até Natal, onde permaneci além de uma semana inicialmente programada.

JK e Tancredo, dois brasileiros de uma estirpe em extinção.

O político mais votado do Estado

Deu na TRIBUNA
Um número que impressiona: 3.885.424. Essa é a quantidade de votos que o senador Garibaldi Alves Filho acumula nas 10 eleições que participou; e que garante a ele o título de político potiguar que mais recebeu votos na história do Rio Grande do Norte. A descoberta desta marca vem em boa hora. Este ano Garibaldi Filho está comemorando suas ‘bodas de esmeralda’ com a política, segunda paixão com a qual sua mulher, Denise Alves, sempre teve de dividi-lo.

A carreira política dele começou há 40 anos, quando elegeu-se para a Assembleia Legislativa, ainda pelo MDB. Desde então, além de ser deputado estadual, Garibaldi Filho foi prefeito de Natal, senador (está no segundo mandato) e governador do Estado por duas vezes. Recentemente, em 2008, o político obteve mais uma marca de exclusividade: tornou-se o único potiguar eleito por votação direta para presidir o Congresso Nacional.
Everton DantasGaribaldi Filho: 40 anos de política; 3,8 milhões de votos e  diversas obras duradouras como a barragem de Umari, em UpanemaGaribaldi Filho: 40 anos de política; 3,8 milhões de votos e diversas obras duradouras como a barragem de Umari, em Upanema

O namoro de Garibaldi Filho com a política começou quando ele ainda era criança e participou da campanha ‘Cruzada da Esperança’, que levou seu tio, Aluízio Alves, ao governo do Estado. Adolescente, atuou no jornalismo político, trabalhando no rádio e em jornal impresso. Depois, com 18 anos, Garibaldi Filho foi nomeado chefe da Gabinete Civil do prefeito de Natal eleito Agnelo Alves.

A cassação dos direitos políticos de seu pai, Garibaldi Alves; e de seus tios, Aluízio e Agnelo Alves em 1969, sacramentou a relação que Garibaldi Filho já nutria com a política. Em 1970, veio o casamento de fato: ele candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa e elegeu-se com 22.266 votos (o mais votado da época). O ex-deputado estadual Antônio Câmara foi seu companheiro de parlamento naquela época. E destaca que Garibaldi Filho “sempre foi um homem que se identificou com o povo”. “Ele honra o Rio Grande do Norte. Pela seriedade, pela vocação política e pela consciência que possui de sempre querer ajudar os mais necessitados”, afirmou.

Outro que conhece o senador desde o início de sua carreira política é o ex-deputado estadual Roberto Furtado, que também foi vice-prefeito de Natal na gestão Garibaldi Filho, de 1986 a 1988. De acordo com ele, o político sempre foi muito ligado às classes sociais mais necessitadas. “Ele é um político sério, correto e honesto”, afirmou.

Nesses 40 anos de vida política, uma das pessoas que também acompanha a trajetória de Garibaldi Filho é o padre Pio Hengsens, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Branco. Ele recorda que conheceu Garibaldi Filho ainda nos tempos da Ditadura, quando o senador era contrário ao Regime. Segundo o padre, Garibaldi nunca mudou seu jeito de ser, mesmo depois de tantas eleições. “É uma pessoa muito humilde e simples. E sempre visa o bem comum”, afirma. E acrescenta: “Acho que ele é um político de verdade. É íntegro, exemplar e ouve os mais humildes. A gente nota isso com a convivência”.

O jornalista Woden Madruga - que foi auxiliar de Garibaldi Filho quando ele foi prefeito (secretário de Turismo) e governador (presidente da Fundação José Augusto) - observa que o sucesso do senador, em grande medida, se deve ao fato dele possuir vocação para a política. “Ele nasceu nesse ambiente, cresceu e se tornou líder porque gosta e sabe fazer política. Sabe servir a seu povo. E tem essas características que lhe diferenciam: é humilde e sabe ouvir o povo”.

Mais um que está ao lado de Garibaldi Filho desde os anos 1970 é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, que também completa 40 anos de vida política em 2010. “Garibaldi é uma das vidas públicas mais honradas, mas dignas, mais respeitadas e das mais vitoriosas”, disse. E acrescentou: “É um cidadão, homem público e chefe de família exemplar. Me honra muito estar ao lado dele nesses 40 anos”, afirmou.

Exemplo

Durante sua passagem pela presidência do Senado, em 2008, sua postura independente foi muito elogiada. Exemplo disso foi o editorial publicado pelo jornal Estado de São Paulo enaltecendo a medida que proibiu a contratação de servidores sem concurso público. E o depoimento dado pelo presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter: “Há pessoas que, mesmo sob a maior pressão, não perdem o humor nem a criatividade. Sempre com um estado de espírito leve, o senador Garibaldi Filho consegue conduzir os mais variados temas sem perder a profundidade nas soluções de questões complexas e a contundência necessária para posicionar-se politicamente. Este perfil humano diferenciado, de uma simplicidade cativante, faz com que pessoas tenham respeito e um enorme apreço de conviver e ouvir Garibaldi Alves Filho”

Esta semana que passou, Garibaldi Filho recebeu mais uma demonstração de reconhecimento de seu trabalho em prol das prefeituras do Brasil. Em reunião da Confederação Nacional dos Municípios, o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, afirmou que “se todos os parlamentares do Congresso tivessem o comprometimento que o senador Garibaldi Filho sempre teve com as causas municipalistas, nossas reivindicações seriam agilizadas e os projetos não ficariam parados”. E acrescentou: “Garibaldi sempre foi um defensor das causas municipais”.

Obras marcantes permeiam vida política

“O senador é um político de credibilidade e que nunca se cansou de trabalhar pelo Rio Grande do Norte. Em todas as funções que ocupou, ele demonstrou credibilidade e disposição para trabalhar”. A declaração é do atual prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes (DEM), que conhece Garibaldi Filho desde os tempos do MDB. A história política do senador comprova o que ele diz. De acordo com o jornalista João Batista Machado, no livro “Resgate da Memória Política”, foi Garibaldi Filho prefeito quem “introduziu a campanha do leite para as famílias carentes”; duplicou a avenida João Medeiros Filho; e enfrentou o problema das lagoas de estabilização; entre outras obras, como escolas e hospitais.

Como governador, anos depois, novamente ele priorizou a área social “levando o programa do leite a todos os municípios do Estado”. Foi o governo Garibaldi Filho também que criou as Centrais do Cidadão e construiu o Complexo Viário do 4º Centenário. Contanto, de todas as obras, a que mais marcou foi o Programa de Recursos Hídricos, que promoveu a construção de sete adutoras. Esse conjunto promoveu a distribuição de água para 46 cidades (Mossoró, por exemplo) e 145 pequenas comunidades, beneficiando uma população de 544.249 habitantes. As adutoras, as Centrais do Cidadão e o Programa do Leite até hoje são continuados pelo governo que sucedeu Garibaldi Filho.

Além de distribuir, o programa de recursos hídricos também desenvolveu obras voltadas à reserva de água. Exemplos disso são as barragens de Santa Cruz (em Apodi), de Umari (em Upanema) e de Carnaúba (entre os municípios de Caicó e São João do Sabugi). Juntas, as três acumulam 918.524.550 de metros cúbicos. Quando foi presidente do Congresso, contando com o apoio do deputado Henrique Eduardo, Garibaldi Filho conseguiu empenhar R$ 102 milhões em emendas para os municípios do RN. E incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a reforma do terminal salineiro de Areia Branca e o projeto de irrigação da barragem em Apodi.

No Senado, Garibaldi Filho aprovou recentemente a anistia para 5 mil policiais, impedindo que eles perdessem o emprego. Por meio de outros projetos que tramitam no Senado, ele propõe ainda a criação de um seguro-desemprego para os agricultores vitimados pela seca; a regularização trabalhista para as trabalhadoras domésticas; e ainda a destinação para asilos e orfanatos de produtos apreendidos em operações de repressão à pirataria e ao contrabando.

VEREADORA GRAÇA HOMENAGEIA AS MULHERES

A Vereadora Greaça inicia a sessão saudando tod@s os presentes, em seguida fala a respeito do Dia Internacional da Mulher comemorado em 08 de março, parabeniza a todas e fala das conquistas alcançadas pelas mulheres e também as dificuldades, descriminação e preconceito que enfrentava a figura feminina no século passado ilustra com o exemplo das operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em seguida faz um breve relatos das mulheres pioneiras na política do Rio Grande do Norte:

Estado do RN se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.

Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães - de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.

Faz só 78 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.

Pioneira na luta pela emancipação da mulher, primeira deputada eleita no Rio Grande do Norte, Maria do Céu Pereira Fernandes

Maria do Céu Fernandes enfrenta na campanha eleitoral um clima de extrema violência. Fiel a seus princípios, defendendo a causa feminina e as propostas do Partido Popular, Maria do Céu Fernandes é eleita em 1934. O seu partido elege onze deputados estaduais. Mas, sob o patrocínio da Interventoria Federal, começa a haver atos de ostensiva intimidação de parlamentares oposicionistas, sendo Maria do Céu vítima de tentativas de envenenamento. Ela propõe, então, que todos os seus partidários eleitos se retirem em grupo para Paraíba, o que de fato ocorreu. Os deputados só voltam na véspera da posse, sob a proteção do Exército.

Com o golpe de 1937, a Assembléia foi fechada. Maria do Céu fez oposição ao Estado Novo e, na redemocratização, retirou-se das atividades partidárias para se dedicar à família. Em 1960 passou a residir no Rio de Janeiro com o marido, o deputado federal Aristófanes Fernandes. Em 1965, ao ficar viúva, voltou para o Rio Grande do Norte, para administrar os bens da família
Primeira e atual Governadora do Estado do RN, também primeira Deputada Federal do Estado, eleita em 1986 e primeira mulher a ser eleita para exercer o cargo de prefeita de Natal.Wilma de Faria iniciou sua vida pública em 1979 ao ser nomeada para a presidência do MEIOS – Movimento de Integração e Orientação Social - pelo Governador do Rio Grande do Norte e, à época, seu marido, Lavoisier Maia. À época atendia pelo nome de Wilma Maia.

Primeira e atual Senadora do RN.Médica pediatra, Rosalba Ciarlini em 1988 se elegeu prefeita de Mossoró, tornando-se a primeira mulher a administrar a capital do Oeste.Rosalba Ciarlini, governou Mossoró por três mandatos,

Hoje no Rio Grande do Norte contamos com as deputadas estaduais Márcia Maia, Larissa Rosado e Gesane Marinho

Deputadas federais do RN: Sandra Rosado e Fátima Bezerra

Aqui em nosso município também tivemos a honra de contar com a figura feminina no Poder Legislativo sendo Ana Maria a primeira Mulher eleita vereadora e também a primeira mulher eleita presidente da Câmara, as vereadoras Fátima Mélo. Vanda Alves, Gorete Garcia e hoje tenho também a honra de está aqui representando com muito orgulho a minha classe e toda população do Município. Parabéns a todas as mulheres!

Blog da Vereadora Graça