sábado, 11 de agosto de 2012

Novinho e Joãozinho foram recebidos no assentamento São Francisco


O candidato a reeleição e atual prefeito de Cerro Corá Raimundo Marcelino, o Novinho(DEM) ao lado do seu candidato a vice o ex-prefeito Joãozinho ambos da coligação Unidade Democrática, realizaram uma concentração politica no assentamento São Francisco na Serra do Meio, lá um grande numero de pessoas participaram do momento politico.

Os candidatos que já haviam visitado o assentamento desta vez foram apresentar suas propostas.
DJ Aildo.

Celebração em memória da esperança

Tribuna do Norte
A passagem dos 91 anos do nascimento de Aluízio Alves é comemorada, hoje, com a tradicional missa em ação de graças na Igreja de Nossa Senhora da Esperança. A celebração, em memória ao líder da Esperança,  que ocorrerá a partir das 19 horas, é realizada desde a inauguração, nos anos 60, daquele que é considerado o primeiro conjunto residencial da América Latina, fundado por Aluízio Alves, em sua gestão como governador do Estado (1961/1966). 
DivulgaçãoMemorial tem fotografias históricas no acervo com 5 mil peçasMemorial tem fotografias históricas no acervo com 5 mil peças

Familiares e amigos do ex-ministro e ex-governador Aluízio Alves (1921-2006) estarão reunidos  na missa que será celebrada pelo padre Agustín Calatayud Salon. A ocasião, disse a coordenadora do Memorial Aluízio Alves, Rosemary Lins Barreto, será marcada por recordações, emoções e amizade.  

Diariamente, conta Rose Barreto, o povo continua a homenageá-lo, seja encaminhando peças para o acervo do Memorial, seja em homenagens póstumas, como a que faz anualmente o potiguar Nicodemos Alves de Almeida, que hoje reside no Mato Grosso do Sul. "O amor, a satisfação em falar dele e contar histórias que foram vividas e que ultrapassam o tempo", disse Rose Barreto, "é o alimento da querida gentinha". Desde 2006, quando foi inaugurado, o Memorial, segundo ela, tem ajudado a tornar viva a memória do líder da Esperança. "Até hoje, Aluízio está sempre no coração de cada um, porque os momentos foram todos de esperança, fé e confiança no amanhã". Aluízio Alves transformou, nos anos 60, não apenas a estrutura administrativa do Estado, mas as condições de vida do povo, à época, precárias.

O projeto "Aliança para o Progresso" está retratado em um mapa iluminado, mostrando os avanços nas áreas de eletrificação, saúde, telecomunicações e estradas. Não é a toa, segundo Nicodemos Almeida, que acompanhou a carreira de Aluízio, a frase histórica dita pelo político potiguar: "Vim para vencer, vim para lutar, vim para ficar".  "Se os políticos de hoje fizerem um pouco do que fez, se seguissem seu exemplo, sua dedicação, fariam muito pelo nosso povo". Um detalhe que ela destaca é que, mesmo ao assumir o poder no Estado, Aluízio continuou o mesmo ritmo de comunicação com o povo, como se ainda estivesse em campanha.

"Ele mantinha constante contato com a massa, aproveitando qualquer ato público para realizar comícios e passeatas e isso cativava o povo", acrescentou Rose Barreto. A mão fechada com o polegar em riste foi seu símbolo, mas as palavras de esperança, aponta Rose Barreto, foram seu maior legado. 

No governo, Aluízio Alves modernizou a administração e a infra-estrutura do Estado, ao criar novas entidades e empresas, como a Companhia de Serviços Elétricos do RN (Cosern), a Companhia Telefônica do RN (Telern) e Serviço Cooperativo de Educação (Secern). Na área empresarial, fundou o grupo Cabugi de Comunicação, tendo criado a TRIBUNA DO NORTE em 1950, e em seguida, comprou o controle acionário da atual Rádio Globo Natal. Ainda enveredou pela iniciativa privada, fundando editoras e instalando o grupo têxtil Sperb em São Gonçalo, nos anos 70 e no fim dos anos 80, fundou a emissora de televisão que hoje é a InterTV-Cabugi.

Testemunho de grandiosas realizações

Nicodemos Alves de Almeida, 72 anos, é um sertanejo. Nascido no município de Antônio Martins (RN), sempre foi admirador do ex-ministro e ex-governador, Aluízio Alves. "O Rio Grande do Norte é o que é graças a ele. Está melhor porque ele passou por aqui", afirma, com convicção e emoção. Nicodemos morou 12 anos em Natal. Hoje, vive em Dourados (MS), mas não esquece o amigo, falecido em 2006.

"Aquela criança, que hoje está lá no céu", afirma Nicodemos, "era dez. Na campanha de 60, eu estava saindo do quartel e, vendo aquela euforia toda, me apaixonei, no bom sentido. Era e ainda sou fanático por ele". Ao final das campanhas da qual Aluízio participava, Nicodemos fazia questão de  enviar telegramas. "O meu", recordou, "era sempre o primeiro que ele recebia".

O hábito de homenagear o amigo, não cessou.  Anualmente, Nicodemos encaminha ao Memorial Aluízio Alves uma placa comemorativa que, este ano, tem o título "Em memória à paixão política potiguar". "Aluízio era um operário, que trabalhava para melhorar a vida do povo", observa Nicodemos, que se declara integrante da "gentinha', como eram conhecidos os que acompanhavam Aluízio.

Trajetória de iniciativas memoráveis

O jornalista e ex-ministro Aluízio Alves era o quinto filho do casal Manoel Alves Filho (1894-1986) e a dona-de-casa Maria Fernandes Alves (1891-1975). Ele nasceu em Angicos no dia 11 de agosto de 1921. Aluízio Alves conquistou o primeiro mandato nas eleições de 1945, quando foi eleito para a Assembleia Nacional Constituinte, como o mais jovem deputado, então com 24 anos.

Após a promulgação da Constituição de 1946, o então deputado federal Aluízio Alves foi designado para ser o relator de 86 projetos que modificavam o sistema da Previdência Social. Diante da tarefa, ele decidiu elaborar uma lei orgânica que pretendia corrigir os erros identificados e aproveitar o que havia de melhor sobre o assunto no mundo. Em outubro de 1950 Aluízio Alves reelegeu-se deputado federal, sempre na legenda da UDN.

Durante essa nova legislatura, destacou-se pelo estudo que realizou sobre o mais grave problema a atingir o Nordeste. Em janeiro de 1958, tornou-se vice-líder da UDN e da minoria na Câmara dos Deputados. Candidato a mais uma reeleição, Aluízio Alves obteve a maior votação do Estado no pleito de outubro de 1958, conseguindo mais de 23 mil votos. Em 3 de outubro de 1960,  Aluízio Alves elegeu-se governador do Rio Grande do Norte, com apoio da coligação  PSD-PTB, derrotando o advogado Djalma Marinho.

Em janeiro de 1961, renunciou ao mandato de deputado, tomando posse como governador no dia 31 do mesmo mês. A campanha de 1960 foi memorável. Nela, Aluízio Alves iria imprimir um estilo que o acompanharia pela vida afora. Nos grandes comícios, destacavam-se os lenços verdes, os galhos de árvores e a voz rouca do chamado líder da Esperança. Empreendeu uma peregrinação pelo interior do Estado que ficou conhecida como a "Cruzada da Esperança". Nessa época, em que mal se ouvia falar em marketing político, Aluízio Alves já trabalhava nessa perspectiva, massificando a legenda Cigano Feiticeiro. 

Em 1966, elegeu-se de novo deputado federal, tendo o mandato cassado e suspenso seus direitos políticos por dez anos pela ditadura militar. Já em 1982, quando voltou-se a ter eleição direta para os governos estaduais, o ex-governador e ex-ministro, voltar a se candidatar ao governo, depois de 16 anos, perdendo o pleito devido à vinculação do voto. Na época, o eleitor só podia votar nos candidatos de um mesmo partido, de deputado estadual a governador

PSD faz grande mobilização em São Paulo do Potengi


por Robson Pires

O deputado federal Fábio Faria participou na noite desta sexta-feira (10) de grande mobilização da campanha do ex-prefeito Naldinho à Prefeitura de São Paulo do Potengi, pelo PSD. Depois da caminhada por diversas ruas da cidade, uma multidão se reuniu na avenida principal.
“Uma bela imagem que reforça o que mostram as pesquisas: a população de São Paulo do Potengi sabe que Naldinho é o prefeito certo para administrar a cidade mais uma vez, e fará muito mais agora com o apoio do vice Eugênio Paccelli”, disse Fábio Faria.
O comício ainda contou com a presença do vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, e a deputada estadual Márcia Maia (PSB)

Ao lado de Fábio Faria, vice-governador participa de comícios na grande Natal, Potengi e Trairi


por Robson Pires

O vice-governador Robinson Faria (PSD) participou nesta sexta-feira (10) ao lado do deputado federal Fábio Faria (PSD) de movimentações políticas em Natal, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi e Trairi. Em Natal, Robinson percorreu as ruas dos bairros de Potilândia e Nova Descoberta ao lado do candidato Carlos Eduardo (PDT), onde conversou com o povo sobre os problemas da cidade. Depois, o vice-governador seguiu para Ielmo Marinho onde participou da caminhada do candidato Bruno Patriota (PSD) pela comunidade rural. Em seguida, Robinson caminhou ao lado do povo de São Paulo do Potengi e fez um discurso para uma multidão de mais de 5 mil pessoas.
No fim da noite, o PSD promoveu em Santa Cruz uma caminhada seguida de comício para uma multidão azul. Ao lado do atual prefeito e candidato a reeleição Péricles (PSD) e Marcos Lima (PSD), Robinson destacou a força do povo e o resultado de uma boa administração. “Péricles já tem o apoio do povo que é o mais importante e vocês sabem que podem confiar nessa chapa. Com o apoio de Marcos Lima, esse médico que tem serviços prestados a comunidade, Santa Cruz estará em boas mãos”, defende Robinson

Comício de Péricles e Marcos Lima em Santa Cruz atrai multidão


 por Robson Pires

O vice-governador Robinson Faria e o deputado federal Fábio Faria acompanharam o grande comício da campanha do prefeito Péricles (PSD) e Marcos Lima (PTB), na cidade de Santa Cruz, na noite desta sexta-feira (10). O clima é de virada, conforme as últimas pesquisas divulgadas.
“Péricles está sendo um grande prefeito, e ainda tem muito o que fazer por esta cidade tão importante para a região Trairi. A partir de janeiro, terá o apoio de Marcos Lima, que é médico experiente e tem muito a contribuir especialmente na área da saúde”, disse Fábio Faria.
Neste sábado, o deputado do PSD participará de mobilizações em Rodolfo Fernandes e São Miguel, no Alto Oeste.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Gesane Marinho quer rapidez na abertura de Central do Cidadão


por Robson Pires
A deputada Gesane Marinho-PSD está pedindo celeridade ao governo do Estado na abertura da Central do Cidadão na cidade de Canguaretama, na região Agreste, afirmando que é evidente a necessidade dessa unidade para oferecer serviços fundamentais ao exercício da cidadania.
Ela disse que o prédio onde vai funcionar a Central já está alugado e parte da estrutura necessária para o seu funcionamento também já está no local à espera dos últimos detalhes para a abertura.
Segundo a deputada, na edição do programa Defensoria Pública na Comunidade, realizada recentemente em Canguaretama ficou evidente a necessidade de uma unidade da Central do Cidadão própria.

PL de autoria do Deputado Fabio Faria que regulamenta atividade de bugueiro recebe parecer favorável


por Robson Pires
O Projeto de Lei  que regulamenta a atividade de bugueiro, de autoria do deputado federal Fábio Faria (PSD), recebeu parecer favorável do relator na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS). O relator, deputado Irajá Abreu (PSD/TO), incluiu emendas que ampliam a proposta inicial, após discussão dos deputados com o Sindicato dos Bugueiros do Rio Grande do Norte.
“Apresentamos esse projeto em 2009, com o propósito de regulamentar a profissão de bugueiro, e agora, o relator incluiu também regras para o desempenho da atividade, com toda segurança para o turista e garantias para o condutor, que é muito mais que um motorista, é um guia que leva milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros a conhecer as belezas naturais do nosso país”, diz Fábio Faria.
O relatório ainda não tem data para ser apreciado pela CMADS. O PL 6314/2009 ainda será analisado pelas comissões de Turismo, do Trabalho e de Constituição e Justiça.

domingo, 5 de agosto de 2012

Fábio e Robinson Faria participam de campanha no Seridó


por Robson Pires
O sábado do presidente estadual do PSD, vice-governador Robinson Faria, e do deputado federal Fábio Faria será de campanha na região Seridó. Às 19h, chegam à cidade de Serra Negra do Norte, onde o partido apoia a candidatura de Urbano Faria (PT). E seguem para Jardim de Piranhas com o candidato a prefeito Elídio Queiroz, do PSD.
Amanhã, o deputado Fábio Faria acompanha o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), em carreata na Zona Leste da capital.

Robinson e Fábio Faria participam da campanha em Serra Negra


por Robson Pires
O vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, e o deputado federal Fábio Faria participaram na noite deste sábado (5) da campanha do candidato a prefeito Urbano Faria (PT) e do vice Alysson Moisés (PSB).
“Uma chapa que une a experiência do ex-vice prefeito Urbano Faria com o vereador Alysson Moisés, atual presidente da Câmara. E contará com nosso apoio para trazer investimentos para o município de Serra Negra do Norte”, disse Fábio Faria. De Serra Negra do Norte, Fábio e Robinson seguem para Jardim de Piranhas, onde Elídio Queiroz é o candidato a prefeito do PSD.

PSD lança campanha de Elídio Queiroz com a participação do vice-governador


3706Elidio recebeu a visita de Robinson e Fábio Faria
A primeira mobilização da campanha de Elídio Queiroz à Prefeitura de Jardim de Piranhas contou com a presença do vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, e do deputado federal Fábio Faria.
Em caminhada pelas principais ruas da cidade, as pessoas acompanharam Elídio Queiroz (PSD) e Naná da Farmácia (PT) ao lado de Fábio e Robinson Faria. No encerramento, comício no centro da cidade, do qual também participou a deputada federal Fátima Bezerra (PT). "Nós estaremos ao lado de Elídio e Naná em busca de investimentos para esta cidade tão importante para a região Seridó", afirma Robinson Faria