sábado, 15 de outubro de 2011

Um dia inteirinho para o Proerd em Cerro Corá/RN

O primeiro seminário estadual do Proerd no Sertão foi realizado no município de Cerro Corá e participaram diversos instrutores, professores, diretores de escolas, secretários de educação e outros, foram trocadas experiências do programa dos diversos municípios.

A tarde continuando a programação o PROERD realizou uma caminhada que saiu da Praça Tomaz Pereira até o Ginásio José Julião Neto em Cerro Corá/RN.onde tivemos solenidade de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência as Drogas.

Proerd já trabalhou em Cerro Corá com cerca de mais 2000 alunos durante os 08 anos que foi implantado no município, sempre levando o trabalho de orientar e educar crianças e adolescentes na prevenção das drogas, esse ano 369 alunos forão diplomados.

Fábio Faria participa dos festejos em comemoração ao aniversário de Assu

Robson Pires

Na noite desta sexta-feira (14), o deputado federal Fábio Faria (PSD) participou dos festejos em comemoração aos 166 anos do município de Assu. A convite do prefeito Ivan Junior, o parlamentar prestigiou a abertura do evento ao lado do ministro Garibaldi Alves Filho e do deputado Henrique Alves (PMDB).

“Assu é uma das cidades que mais crescem no nosso Rio Grande do Norte, e fico muito feliz por poder contribuir com esse desenvolvimento”, afirma Fábio Faria, que tem contemplado o município com emendas parlamentares que já viabilizaram projetos de incentivo à cultura do algodão e infraestrutura urbana. Mais de 10 ruas e avenidas assuenses já foram pavimentadas com recursos destinados pelo deputado.

Robinson Faria e Betinho Rosado são homenageados pela ANORC

Robson Pires

A Associação Norte-Rio-Grandense dos Criadores (Anorc) prestou homenagem nesta sexta-feira (14), ao governador em exercício Robinson Faria e ao secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado. A homenagem aconteceu durante um almoço oferecido pela Anorc, durante a Festa do Boi que se encerra neste sábado (15).

O Governador em exercício e o secretário de Estado receberam o título benemérito da Anorc. A condecoração homenageia personalidades merecedoras de honras por serviços relevantes prestados à Associação.

“É uma forma de agradecimento ao Governo do Estado e a Sape pela confiança depositada na Anorc para administrar o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes”, disse o vice presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá.


Garibaldi Filho prestigia festa de 166 anos do município de Assú

Robson Pires

O ministro Garibaldi Filho se deslocou até Assú no início da noite de ontem (14) para atender a convite do prefeito da cidade, Ivan Júnior; e assistir o desfile comemorativo pelos 166 anos do município. Além de Garibaldi Filho, também prestigiaram as festividades os deputados federais Henrique Eduardo Alves e Fábio Faria; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Mota.

Toda vez que vai a Assú, Garibaldi Filho encontra um tempo para visitar a aposentada Anita Caldas, mais conhecida por Dona Anita. Ele a conhece desde a década de 60, quando ela era uma das eleitoras de Aluízio Alves. Até hoje, com 86 anos, Dona Anita faz questão de receber o ministro em sua casa. E, quando sabe que ele está indo a Assú, não faz cerimônia em cobrar que ele passe por lá para um lanche. Ontem não foi diferente.


Robinson Faria: “Cabe a Agripino fazer uma reflexão sobre as parcerias com Robinson”

Robson Pires

O governador em exercício Robinson Faria [PSD] faz uma avaliação positiva da interinidade que cumpriu ao longo desta semana. “Foi muito intenso, dentro do que eu podia fazer”, afirmou em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, pouco antes da solenidade de sanção do projeto de lei que autoriza o governo a contratar empréstimo de US$ 540 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Robinson evitou rebater com declarações enfáticas as críticas do presidente nacional do DEM, senador José Agripino, ao PSD. No domingo, Agripino acusou Robinson de tentar tutelar o governo Rosalba, ao articular o fortalecimento do PSD no Estado, e de dar prioridade a um projeto de poder meramente pessoal que não deu certo. Na entrevista que segue, o governador em exercício disse que cabe ao senador do DEM fazer uma reflexão sobre as parcerias políticas com o próprio Robinson, insinuando que o presidente do DEM foi eleitoralmente beneficiado pelo apoio que recebeu. Robinson também negou turbulências com o governo.

CLIQUE AQUI e confira a entrevista completa

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cobrança de tributo pela exploração mineral será debatida com ministro de Minas e Energia

Gorette Brandão / Agência Senado
[Foto: ]

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o governador do Pará, Simão Jatene, são os convidados de audiência pública que, na próxima terça-feira (18), discutirá a eficácia do procedimento de cobrança da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

O debate é uma iniciativa conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infraestrutura (CI). Será realizado na sala da CI, na Ala Alexandre Costa (Plenário 13), a partir das 14h. Foi sugerido pelos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Delcídio Amaral (PT-MS).

Questão na Justiça

A cobrança da CFEM é motivo de divergências entre a União, estados e municípios com atividades de extração e beneficiamento de minérios. A questão chegou ao Supremo Tribunal Federal, onde a Advocacia Geral da União entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº 4606) para derrubar lei que regula a cobrança da compensação ambiental na Bahia. Outros estados têm normas semelhantes, como o próprio Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sergipe. A decisão do STF vinculará todos os casos.


A audiência servirá ainda para o debate de dois projetos de lei do Senado que alteram as regras de cobrança da CFEM. Flexa Ribeiro é o autor do PLS 1/11, que pretende mudar a legislação para que a base de cálculo considere o faturamento bruto resultante da venda do produto mineral. O segundo projeto (PLS 283/11), do Senador Clésio Andrade (PR-MG), aumenta para 4% a alíquota da CFEM pela exploração de minério de ferro.

O relator do projeto de Flexa Ribeiro é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), e Eduardo Braga (PMDB-AM) é o responsável pelo relatório da proposta de Clésio Andrade. Aécio conseguiu aprovar na CI requerimento para que os dois projetos passem a tramitar em conjunto e cabe agora a decisão final da Mesa sobre o pedido.

PEC assinada pelo governador valoriza Corpo de Bombeiros

Thaisa Galvão

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que oficializa o Corpo de Bombeiros como instituição integrante da Segurança Pública do Estado foi assinada nesta quinta-feira pelo governador em exercício, Robinson Faria.

A solenidade aconteceu no quartel do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada à Assembleia Legislativa para apreciação.

Antes da assinatura, o Comandante do CBM, coronel Eliseu Dantas, apresentou um vídeo com o organograma da corporação e as atividades desenvolvidas pelos bombeiros em diversas áreas.

“O Corpo de Bombeiros é uma instituição que merece o aplauso de toda população devido à atividade de risco que exerce. A sociedade considera o bombeiro como um verdadeiro amigo”, disse Robinson Faria.

“Estamos felizes por nossa corporação ser reconhecida legalmente como um órgão da Segurança Pública do nosso Estado”, festejou o comandante do CBM.

Participaram da solenidade o secretário de Justiça, Thiago Cortez; a consultora geral do Estado, Tatiana Mendes; o coordenador da Defesa Civil, Coronel Joselino Acioly…

Diante do comandante do CB, governador assina PEC

Cúpula da Segurança Pública na homenagem

Anorc homenageia governador e secretário

Thaisa Galvão

A partir de hoje, o governador em exercício Robinson Faria e o deputado-secretário de Agricultura, Betinho Rosado, são sócios beneméritos da Associação Norte-rio-grandense de Criadores – Anorc.

Os títulos foram entregues agora há pouco, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, onde acontece a Festa do Boi.

PROJOVEM ADOLESCENTE MOBILIZA ESCOLAS MUNICIPAIS.

O Coletivo Teens Group realizou a visita de conscientização sobre o projeto TRÂNSITO: Educação para a Vida, na Escola Municipal Sebastiana Alves Nôga - EMSAN. O coletivo trabalhou com os alunos da referida escola as questões voltadas para o respeito, a segurança e a educação no trânsito de Cerro Corá/RN através de teatro com fantoches, brincadeiras, vídeos e apresentação de palhaços. Os alunos, professores, e toda equipe da escola participaram desta ação enriquecendo o nosso projeto cada vez mais.









Agradecimentos:

Prefeitura Municipal de Cerro Corá/RNSecretaria Municipal de Assistência SocialDireção da Escola Municipal Sebastiana Alves NôgaJoão Paulo (Assessoria de Comunicação da PMCC)Centro de Referência da Assistência Social - CRASJúnior
Adolescentes do Projovem Adolescente de Cerro Corá/RN
Cerro Corá/RN rumo ao SELO UNICEF