sexta-feira, 5 de março de 2010

Fábio Faria propõe devolução de embalagens de agrotóxicos às fábricas para evitar contaminação

por Robson Pires

O deputado federal Fábio Faria apresentou Projeto de Lei que disciplina o descarte das embalagens de agrotóxicos vazias. A proposta é que, da mesma forma que é feito com as baterias de telefonia celular, as embalagens sejam devolvidas para os pontos de venda e posteriormente às fábricas. O deputado acredita que a indústria de agrotóxico pode reutilizar os vasilhames ou descartá-los de forma que evitem agressão à natureza.

“Esta é uma questão de saúde pública. O mau uso pode gerar, por exemplo, intoxicação crônica meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer”, lembra o deputado Fábio Faria na defesa do seu projeto.

O projeto prevê informações adicionais nas embalagens e disciplina a devolução dos vasilhames para envio às fábricas. Em sua justificativa, o deputado Fábio Faria lembra que é fundamental que o Brasil tenha inteiro controle sobre os produtos agrotóxicos que produz, importa e utiliza, já que são produtos causadores de extremo dano à natureza e à vida humana e animal.

Aliança proporcional

Deu na TribunaO PMDB e o PR deverão firmar aliança para as chapas proporcionais de deputado federal e estadual. A confirmação é do deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB. Ele disse que há um “entendimento preliminar” com o presidente do PR, deputado federal João Maia, mas ponderou que ainda são necessárias reuniões com os candidatos a deputado estadual e federal pelo PMDB. “Estamos previamente acertados, mas outros partidos poderão entrar na chapa proporcional. Essa é uma chapa boa tanto para o PMDB como para o PR”, comentou o líder peemedebista.


Aliança (2)

Nessa aliança proporcional já há dois candidatos a reeleição para Câmara Federal, Henrique Eduardo e João Maia. Já para Assembleia Legislativa, o PMDB terá quatro candidatos à reeleição: os deputados José Dias, Poti Júnior, Nelter Queiroz e Walter Alves. Além deles, confirmada também está a candidatura do vereador Hermano Morais. “Vamos tentar ampliar nosso espaço tanto na Câmara Federal como na Assembleia Legislativa”, disse o deputado Henrique Eduardo.

Aliança (3)

O PR, que não tem representação na Assembleia Legislativa, lançará para deputado estadual o ex-prefeito de Currais Novos, José Lins, o ex-deputado Vivaldo Costa e o prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Filho, entre outros nomes.

Aliança sertaneja

No Seridó, fala-se numa chapa proporcional que colocaria no mesmo palanque quatro ex-prefeitos: Nelter Queiroz, de Jucurutu; Vivaldo Costa, de Caicó; Zé Lins, de Currais Novos e Antônio Petronilo, de Parelhas.

Protesto

A Associação dos Cabos e Soldados divulgou nota repudiando “o tratamento dispensado pelo Governo do Estado aos mais de doze mil cabos, soldados, subtenentes e sargentos da ativa e da inatividade da Policia Militar (….) na Mensagem Governamental nº 12 criou gratificações para policiais e bombeiros militares.

"Seria uma coisa descabida imaginar que um presidente da República fosse pedir licença do cargo mais importante do Brasil para fazer campanha.”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente, desmentindo os rumores sobre pedido de licença do cargo para se dedicar à campanha da ministra Dilma Roussef

Megaevento em Parnamirim

A bordo de um Ford 1928, a governadora Wilma de Faria, o presidente do Tribunal de Justiça, Rafael Godeiro e o prefeito Maurício Marques dos Santos abriram ontem a 11ª edição do Justiça na Praça, um mutirão de cidadania que o TJ/RN leva aos municípios potiguares. Godeiro definiu o mutirão como uma iniciativa para aproximar a Justiça do povo. Durante o dia, milhares de pessoas passaram pelo Largo da Câmara, na Cohabinal.

Presença

Além de Wilma, o Justiça na Praça levou a Parnamirim, na manhã de ontem, os senadores Garibaldi Filho e Rosalba Ciarlini, o deputado estadual Walter Alves, o ex-prefeito Agnelo Alves e quase todos os vereadores da cidade.

Corre-corre

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza, teve um dia tão movimentado ontem que foi definido por ele como “uma loucura”. O vice participou, em Currais Novos, de uma reunião com prefeitos do Seridó Oriental, chegou por volta das 18 horas e ainda tinha dois compromissos na agenda: reunião com reitores das universidades públicas do RN e encontro com um grupo empresarial que está querendo investir em projetos de energia eólica.

Concurso suspenso

O juiz Luiz Antônio do Nascimento suspendeu o concurso público da Prefeitura de Caicó. A decisão do magistrado atende ao pleito da defensoria público que solicitou a prorrogação das inscrições para garantir, gratuitamente, a participação de candidatos carentes.

Movimentação

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) estará hoje na cidade de Boa Saúde. No domingo ele vai a Rio do Fogo e São Gonçalo do Amarante.

Padre

Os 60 anos de ministério sacerdotal do padre João Agripino Dantas serão celebrados neste sábado pela Igreja do Seridó.

Oposição apresenta chapa

Mossoró - “Uma pré-candidatura como a de Rosalba fala por si só. Não é somente em Mossoró e sim no Estado todo. Na hora em que faz uma composição com Robinson Faria, que era o segundo colocado no ranking (das pesquisas eleitorais), sela uma chapa – não quero dizer imbatível – forte que faz a vontade do povo. É uma chapa que ninguém tem que mudar nada. As pessoas se reuniram fazendo aquilo que era uma tendência popular”. A análise foi feita ontem pelo senador José Agripino Maia, presidente estadual do DEM, durante a apresentação completa da chapa oposicionista, da qual participam a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), como nome ao Governo do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN) e os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e Agripino. Foi a primeira vez que a oposição se mostrou em Mossoró e aproveitou as comemorações alusivas ao aniversário da prefeita Fafá Rosado. Compareceram também os deputados federais Betinho Rosado e Felipe Maia, do DEM, e os estaduais Ricardo Mota (PMN), Raimundo Fernandes (PMN) e Leonardo Nogueira (DEM).

DivulgaçãoRobson, Rosalba Ciarlini,  Agripino e Garibaldi: oposição vai à lutaRobson, Rosalba Ciarlini, Agripino e Garibaldi: oposição vai à luta
O presidente estadual do DEM se mostra otimista com relação às eleições deste ano e afirma que a chapa oposicionista é para ganhar. “É uma chapa que o povo aceita e estimula”, comenta, acrescentando que a oposição está tranquila. “As coisas que Robinson faz somam às forças que Rosalba tem, e isso de forma equilibrada e sincera”, diz.

Para o senador, não há o que mudar na chapa e que a aliança se fez por gravidade. “Há o desejo do povo. Tudo que caminha natural caminha bem”, comenta. Agripino frisa, contudo, que toda campanha é cheia de percalços e que tem duração de 90 dias. “Cada dia é um dia”. A senadora Rosalba Ciarlini segue a linha adotada por Agripino e disse que, sobre o fato da presença da chapa completa em Mossoró, voltou a sentir a energia estimulante. “Senti carinho, entusiasmo, a energia que nos estimula a ir à luta”.

Rosalba disse que não estava preocupada com a entrada do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) na disputa eleitoral e nem se a disputa, com esse fator, poderia ir para o segundo turno. Segundo ela, a preocupação do grupo é concluir as alianças. “Temos um leque de nomes para deputados federais e estaduais, e a minha preocupação é conversar com o povo, ouvir suas carências e formular projetos para o nosso plano de ação”, comentou.

A democrata também comentou sobre o apoio recebido, recentemente, pelo suplente de deputado estadual Vivaldo Costa (PR).

José Serra ouve gritos de “Aécio presidente”

Belo Horizonte (AE) - Depois de ouvir a negativa do governador Aécio Neves ao seu convite para que o mineiro componha como vice a chapa do PSDB, o governador de São Paulo, José Serra, passou por constrangimento ontem ao ouvir gritos de “Aécio presidente” durante a solenidade de inauguração da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, nova sede do governo mineiro, em Belo Horizonte. Serra também precisou dividir o evento com seu principal desafeto, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que não perdeu a oportunidade de alfinetar o virtual presidenciável tucano.

Charles Silva Duarte/AEAécio conversa com Serra e diz em discurso que não será  viceAécio conversa com Serra e diz em discurso que não será vice
Numa cerimônia para cerca de oito mil pessoas, Aécio reuniu boa parte do mundo político do País para a inauguração de sua obra mais significativa: um suntuoso centro administrativo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na zona norte da capital mineira. Na madrugada de ontem, durante um encontro com Serra em um hotel de Brasília, o governador mineiro, pela primeira vez, foi convidado para integrar a chapa como vice, mas reiterou a disposição de concorrer a uma cadeira no Senado, prometendo empenho na campanha de Serra em Minas.

Ontem, os dois voltaram a se encontrar durante a festa que marcou também o centenário de nascimento de Tancredo. Serra chegou atrasado na concentração da comitiva de autoridades, mas demonstrando bom humor. Tendo Aécio à frente, o grupo desceu a rampa Palácio do Governo - prédio que irá abrigar o gabinete do governador, com 146 metros de vão livre, considerado o maior vão suspenso do mundo -, dando início à cerimônia. Foi quando foram ouvidos os primeiros gritos de “Aécio presidente”, numa espécie de entrada triunfal do governador. Um novo coro se formou quando o mineiro preparava-se para discursar.

Meio constrangido, Aécio discretamente fez gestos pedindo que o público encerrasse a manifestação. “O momento de uma eventual candidatura minha ao posto passou. Não será desta vez”, frisou o mineiro ao deixar o evento.

Mais constrangedor para Serra, porém, foi a presença de Ciro, que ainda tenta emplacar sua candidatura à Presidência pelo PSB. Ao chegar ao evento, sem citar o governador paulista, o deputado atacou a estratégia tucana de tentar convencer Aécio a aceitar a vaga de vice, o que, para ele, parte de “quem vê Minas longe do poder, vê o desequilíbrio do poder brasileiro”.

Fábio Faria apresenta projeto que disciplina descarte de embalagens

O deputado federal Fábio Faria apresentou projeto de lei que disciplina o descarte das embalagens de agrotóxicos vazias. A proposta é que, da mesma forma que é feito com as baterias de telefonia celular, as embalagens sejam devolvidas para os pontos de venda e posteriormente às fábricas. O deputado acredita que a indústria de agrotóxico pode reutilizar os vasilhames ou descartá-los de forma que evitem agressão à natureza.

"Esta é uma questão de saúde pública. O mau uso pode gerar, por exemplo, intoxicação crônica meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer", lembra o deputado Fábio Faria na defesa do seu projeto.

O projeto prevê informações adicionais nas embalagens e disciplina a devolução dos vasilhames para envio às fábricas. Em sua justificativa, o deputado Fábio Faria lembra que é fundamental que o Brasil tenha inteiro controle sobre os produtos agrotóxicos que produz, importa e utiliza, já que são produtos causadores de extremo dano à natureza e à vida humana e animal.

CANDIDATOS CERROCORAENSES SÃO APROVADOS PELA PLATAFORMA-FREIRE NO CURSO DE BIOLOGIA PÓLO DE CAICÓ RN 2010.1

Elio de Medeiros 1ºlugar.
Cicero Luciano de Lima 2ºlugar.
Rita de Cássia Barbosa 3ºlugar.
Maria Joelma Dantas de Oliveira 4ºlugar.
Maria Dalva Avelino dos Santos 5ºlugar.
Geralda Silvestre da Silva 6ºlugar.
Francisca Ferreira de Souza Oliveira 7ºlugar.
Ana Canário Canário de Brito 8ºlugar.
Maria Edicleide Batista 9ºlugar.
Maria das Vitórias Oliveira 10ºlugar.
Carlos André Alves da Silva 11ºlugar.
Walfredo Luciano de Lima 12ºlugar.
Francisca Maria da Silva Oliveira 13ºlugar.
Solange Macedo de Melo 14ºlugar.
Maria Aparecida Fernandes 15ºlugar.

Candidatos terão que apresentar certidões criminais para concorrer às eleições deste ano

A partir deste ano, a Justiça Eleitoral vai exigir certidão criminal dos candidatos na hora de registrar a candidatura. Quando a certidão for positiva, ou seja, apontar antecedentes criminais, a Justiça vai divulgar pela internet, no site do TSE, detalhes sobre todos os processos que envolvem os candidatos.

Se os novos documentos exigidos não forem entregues no ato do registro da candidatura, a Justiça Eleitoral dará prazo de 72 horas para que o candidato salde essa pendência. Se não cumprir essas exigências, o candidato poderá ter seu registro negado por ausência de documentos.

As exigências não acabam por aí. Junto com as certidões criminais dos candidatos, a via impressa do requerimento de registro de candidatura deverá ter documentos como a declaração de bens do candidato, o comprovante de escolaridade, a prova de desincompatibilização (em caso do candidato ter ocupado cargo público). E mais: o requerimento também deverá conter as propostas dos candidatos a presidente da República e a governador, que terão de ser entregues na forma impressa e digitalizada.

Podia ser ainda mais complicado para os candidatos, já que os ministros do TSE consideraram a possibilidade de estender essas certidões criminais para processos de improbidade administrativa. Mas preferiram não entrar nesse mérito, por entenderem que seria legalmente inviável, uma vez que a Lei de Improbidade Administrativa, criada em 1992, é anterior à Lei das Eleições, que é de 1997.

De qualquer forma, todos os dados referentes aos antecedentes criminais e às propostas e promessas dos candidatos ficarão expostas para a consulta dos eleitores. Uma medida benéfica e que vem para facilitar a avaliação dos candidatos por parte do eleitorado. Não chega a ter o efeito do que prega a campanha de combate aos candidatos "ficha suja", que propõe a negação de registro de candidatura para políticos que sejam alvos de processo. Mas não deixa de ser uma medida positiva tomada pela Justiça Eleitoral.

Candidatura de Rosalba será lançada no mês de abril

Robson Pires

O grupo político da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), pré-candidata ao governo do estado, prepara o lançamento da chapa com o presidente da Assembleia, Robinson Faria (PMN).

Está sendo programado um encontro regional do DEM em Mossoró, até o início de abril.


quinta-feira, 4 de março de 2010

Rosalba acompanha visita da secretária de Estado americana

De Robson Pires

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) fez parte da comissão que recepcionou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, nesta quarta-feira (03).

O senador José Agripino (DEM) também participou do encontro.

Na agenda de Hillary a discussão da proximidade entre Brasil e Irã, além das relações do Palácio do Itamaraty com os Estados Unidos.

Há cem anos nascia Tancredo Neves




Se ainda fosse vivo, Tancredo Neves estaria chegando hoje aos 100 anos de idade. Nascido em São João Del Rei (MG) em 4 de março de 1910, ele foi um típico representante da tradição moderadora da política mineira, caracterizando-se pela tendência à conciliação e à negociação, sem prejuízo da consistência de suas posições liberais.

Advogado, ingressou na política pelo PP (Partido Progressista), pelo qual foi eleito vereador em São João del Rei em 1935, cargo que exerceu até 1937.

Já pelo PSD (Partido Social Democrático), elegeu-se deputado estadual (1947-1950) e deputado federal (1951-1953). Passou a atuar no ministério a partir de 25 de junho de 1953, exercendo os cargos de ministro da Justiça e Negócios Interiores até o suicídio do presidente Getúlio Vargas.

Em 1954, foi eleito novamente deputado federal, cargo que ocupou por um ano. Foi diretor do Banco de Crédito Real de Minas Gerais (1955) e da Carteira de Redescontos do Banco do Brasil (1956-1958). De 1958 a 1960, assumiu a Secretaria de Finanças do Estado de Minas Gerais (1958-1960).

Foi nomeado primeiro-ministro com a instauração do regime parlamentarista, logo após a renúncia do presidente Jânio Quadros. Ocupou o cargo de 1961 e 1962. No ano seguinte, voltou a ser eleito deputado federal.

Foi um dos líderes do MDB (Movimendo Democrático Brasileiro), partido criado em 27 de outubro de 1965, a partir do AI-2 (Ato Institucional 2), que decretou a extinção de todos os partidos políticos até então existentes e instituiu o bipartidarismo. Foi reeleito deputado federal seguidas vezes entre 1963 e 1979.

Após a volta do pluripartidarismo, Tancredo foi senador pelo MDB em 1978 e fundou o PP (Partido Popular), partido pelo qual continuou exercendo o mandato até 1982. No ano seguinte, ingressou no PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e foi eleito governador de Minas Gerais (1983-1984).

Neste período político, houve grande agitação política em prol do movimento Diretas Já, numa ação popular que mobilizou os jovens e pregava as eleições diretas para presidente. Porém, com a derrota da emenda Dante de Oliveira, que instituía as eleições diretas para presidente da República em 1984, Tancredo foi o nome escolhido para representar uma coligação de partidos de oposição reunidos na Aliança Democrática.

Com o senador José Sarney como vice, foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral, em 15 de janeiro de 1985, representando o partido da oposição e derrotando Paulo Maluf, de direita. Na véspera de tomar a posse, em 14 de março de 1985, o político foi internado em estado grave no hospital e o vice-presidente José Sarney assumiu o cargo. Morreu no dia 21 de abril de 1985, em São Paulo.

De acordo com depoimentos apurados pela imprensa, Tancredo vinha sentindo dores no abdome desde o dia 8. No dia 13, como o sofrimento aumentava, o doutor Renault recomendou que o presidente se operasse, mas ele se recusou. Tancredo teria pedido a seu médico que o sustentasse até o momento da posse, para que o processo da sucessão não fosse interrompido por qualquer acidente que propiciasse questionamentos políticos ou impasses de interpretação técnica. A seu pedido, também, os jornalistas teriam sido informados por Renault de que o presidente sofria meramente de uma faringite.

Ainda na madrugada do dia 15, enquanto o paciente era mantido isolado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Base, o meio político se mobilizava para tentar solucionar o impasse surgido a respeito de quem assumiria a presidência em exercício: o vice-presidente José Sarney ou o presidente da Câmara, Ulisses Guimarães. Para os grupos mais radicais do PMDB, o deputado peemedebista seria a segunda pessoa na escala hierárquica da sucessão, mas o próprio Ulisses entendeu que vetar a posse de Sarney, ignorando sua condição de companheiro de chapa de Tancredo, seria o mesmo que invalidar a legitimidade da eleição verificada no Colégio Eleitoral. O argumento do presidente nacional do PMDB, escudado na opinião de constitucionalistas qualificados, acabou derrubando todas as dúvidas e versões levantadas.

Todo o trajeto pendiam das janelas das casas bandeiras brasileiras com tarjas negras.

Na capital da República, após um cortejo fúnebre que durou quatro horas, seguido por imensa multidão, o corpo de Tancredo foi velado e exposto à visitação pública no Palácio do Planalto, onde o arcebispo da cidade, dom José Freire Falcão, oficiou outra missa de corpo presente.

No dia 23 o corpo de Tancredo Neves chegou ao aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, para receber no Palácio da Liberdade as homenagens de uma multidão calculada em torno de 1,8 milhão de pessoas. As cenas registradas na capital mineira foram impressionantes. Tumultos na praça da Liberdade, provocados pela ansiedade popular em romper os cordões de isolamento, resultaram em quatro mortos e 271 feridos.

Finalmente, no dia seguinte, 24 de abril, na presença de 50 mil pessoas, incluindo cinco presidentes estrangeiros e representantes de governos de vários países, Tancredo Neves foi enterrado com honras militares no cemitério da Igreja de São Francisco, em São João del Rei, sua terra natal. Homem profundamente religioso, Tancredo era ministro vitalício-jubilado da venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis, na qual ingressou aos 16 anos. No cemitério discursaram o presidente José Sarney e o deputado Ulisses Guimarães. O presidente da Câmara emocionou os presentes ao afirmar: "Tancredo Neves, você foi duas vezes mais do que eleito, plebiscitado. Vivo, plebiscitado pela esperança para governar esta grande nação. Morto, plebiscitado pelas lágrimas, pelas preces, pela amargura e pelo pranto dos governantes que restaram neste grande país." O discurso de Sarney foi condensado na frase: "Seu sonho será o nosso sonho."

Henrique leva ao vice-governador os primeiros Prefeitos do PMDB


O Vice Governador Iberê Ferreira de Souza recebeu pela manhã os 7 primeiros prefeitos do PMDB que apoiarão a sua candidatura do Governo do Estado.


Os prefeitos estiveram companhados do deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente do Diretório Regional do partido.


Segundo disse o líder do PMDB no último sábado, em Santa Cruz, dos 37 prefeitos do partido pelo menos 25 já disseram que vão apoiar Iberê Ferreira de Souza para o Governo do Estado.

Prefeito de Cerro Corá apoiará Rosalba Ciarline para o governo

Enviado por jbelmont às 21h00



Prefeito Novinho e primeira dama Ivonete





Secretário de Administração do Município Adevaldo e esposa vereadora Graça



O prefeito de Cerro Corá, Novinho, em conversa informal com o blogueiro disse que já definiu seus candidatos para as eleições de 2010: Governador: Rosalba Ciarline Rosado, Senadores: José Agripino e Garibaldi Filho, deputado federal Felipe Maia e estadual José Adécio.O mesmo encontrava-se muito feliz com o sucesso do carnaval tranqüilo que aconteceu na cidade serrana de clima tão privilegiado. Falou também que a prefeitura estar se preparando para receber um grande número de visitantes no Festival Inverno que acontecerá no final do mês de maio e que já é sucesso há vários anos.Novinho acredita na vitória dos seus candidatos e tem certeza que o povo do seu município o acompanhará.

quarta-feira, 3 de março de 2010

O TOLISMO SENSACIONALISTA

No mundo moderno contemporâneo, entendo que há pouco espaço para o tolismo, para pessoas tolas como diz o ditado popular. Tendo em vista o leque de meios de comunicação que dispomos informando a população como um todo. Mas pelo que assistimos esta semana em relação ao chamado do juiz da 020ª Zona Eleitoral para ouvir testemunhas de acusação contra o Prefeito Novinho, a Vereadora Graça, o Vereador Aldin e outros correligionários nosso, o povo assistiu a oposição fazer uma verdadeira encenação que só tolo é capaz de fazer achando que o povo cairá nesta celeuma insana. Soltando fogos e piadas contra seus opositores, tentando intimidar o povo. E diante do exposto deu para se perceber que ainda existem pessoas que acham que o povo de Cerro Corá está neste nível. Na idade da pedra, vivendo como nômades, desprovidos de conhecimentos. Quando na realidade nós temos um povo bem informado que sabem escolher bem seus caminhos, seus líderes, seus espaços de poder. Não é como no passado que eles faziam o povo de “gato e sapato” e ficava por isso mesmo. Entendo até que eles perderam o bonde e não sabem mais o que fazer na política, o barco deles esta sem rumo, o destino é incerto e tenta usar o povo como escudo para se darem bem, para esconderem a verdade, o ouro. Pelo visto nem o povo que eles lideram nem eles estão bem neste caminho das acusações infundadas e contraditórias. O povo estar indo para uma linha de pensamento e eles estão indo para outra, simplesmente não conseguem evoluir no tempo interpretando a linguagem do povo. Diante do que vemos no dia-a-dia estão querendo colocar “chifre em cabeça de galinha ou de cavalo”, enquanto que as coisas funcionam ao contrário de seus planos. O sensacionalismo estar fadado a morrer e, no entanto eles não estão vendo, não estão captando a inteligência do povo que na sua grande maioria não estão dispostos a mergulharem em aventuras permanentes. Só o tempo dirá o resultado, mas a tendência é esses inconformados com os resultados que a Democracia impulsiona sofrerem danos de toda ordem com tantos problemas visionais e atos pecaminosos em relação ao sonho e assim estão fadados a mergulharem na lama da vida e do insucesso desordenado. Do buraco negro da política sem maiores novidades. No fundo do poço, “sem eira nem beira.”!

Adevaldo da Silva Oliveira

Autor

terça-feira, 2 de março de 2010

Prefeito Novinho participa de Audiência e houve Depoimento

O Prefeito de Cerro Corá Raimundo Marcelino Borges (Novinho) participou em companhia da Vereadora Graça e do Ex-Candidato a Vereador Dindin de uma audiência ontem na cidade de Currais Novos para ouvir apenas as testemunhas de acusação da Coligação Vitória do Povo, representada na eleição passada por Ana Maria e Tomaz Neto, desta vez não foi necessário ouvir os acusados. No caso o Prefeito Novinho, e Vice-Prefeito Dr. Macedo, a Vereadora Graça e o Vereador Aldin, e os Ex-Candidatos a Vereador Dindin e Cícero de Adonias, além do Ex-Prefeito Joãozinho e a atual Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Maria Amália e as referida testemunhas, que por sua vez compareceram ao recinto, mas como não era necessário depor automaticamente foram liberados, ficando apenas 6 da outra coligação para prestarem depoimento junto ao processo.
Diante do exposto, entendo que democracia é pra ser vivida com intensidade, com irrestrita liberdade de expressão. Mas muitas pessoas entendem que democracia não tem limites, se pode extravagar o tanto quanto quisermos. Mas não é Verdade. Tudo na vida deve ter limites. E o limite é sem dúvidas nenhuma o respeito de um pelo o outro, o respeito que se tem pelo espaço, pela corrente, pelo time, pelo partido, pela religião pelo meio ambiente de cada um, pela opinião e etc. Porque do contrário não se pode chamar de democracia e sim de desordem. A sociedade só se torna sociedade se houver respeito de um pelo outro. O partido só é grupo se houver união em torno de idéias, de objetivos, de programas, se esta comunhão satisfaz a maioria. Do contrário não há partido. E ao saber que o juiz havia marcado depoimento com algumas testemunhas alguns partidários do sistema político adversário ainda não se conformaram com o resultado das urnas, se acharam no direito de sufocar alguns correligionários dos citados no processo com piadas e ao mesmo tempo soltando fogos como se fosse uma grande vitória participar de uma audiência para ouvir testemunhas. Como se fosse o veredicto final e os citados no processo fosse condenado. Portanto quero voltar ao questionamento. Que cultura evoluída destes descontentes hei?

São no mínimo quatro gatos pingados inconformados com a força da democracia manifestada pelo povo nas urnas e que no mínimo eles não sabem ainda como se manifesta a democracia. A Democracia merece respeito. Foi uma escolha da maioria do povo e na democracia quem decide é a maioria e ponto final. Eu estou com a Democracia pra o que der e vier. Firmo-me neste princípio de liberdade, de discórdia, mas de comunhão em prol da maioria, do bem comum. E ainda falando francamente sobre os processo que correm na justiça, acredito não só na justiça divina, como na justiça dos homens de bem que fazem este imenso Brasil. E que no balanço da vida cairão apenas os traquinos por natureza, os inconformados inconsoláveis, os condenáveis incansados, os pecadores desordenados e impiedosos, sem malas nem cuias as vezes encurtam a corda bamba se vai pra aqueles traquinos que exploram além do limite sem eira nem beira só cai no abismo da sorte serena do merecimento da vida.

Adevaldo da Silva Oliveira

Autor

1º Encontro Estadual de Municípios no Hotel Imirá foi prestigiado por 16 prefeitos do Seridó1º Encontro Estadual de Municípios no Hotel Imirá foi pres

Laurivan de Souza - www.fotoreporterrn.com
Maioria dps 24 prefeitos da região estavam em Natal nesta terça-feira

Ainda neste primeiro semestre, todo o Rio Grande do Norte terá cobertura completa do Samu. O anúncio oficial foi feito pela governadora Wilma de Faria, durante encontro com os prefeitos. Já neste mês chegarão 64 novas ambulâncias para o atendimento médico de urgência em todas as cidades potiguares. A expansão do Samu para todo o Estado será concretizada por meio de um Consórcio Municipal firmado entre Governo do Estado e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). O evento contou a presença de prefeitos de todas as regiões do Estado.

Do Seridó estavam 16 prefeitos: Bibi Costa (Caicó), Francisco Medeiros (Parelhas), Ivanildinho Albuquerque (Timbaúba dos Batistas), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), Sally Araújo (Cruzeta), Nilton Medeiros (Ouro Branco), Sinval Salomão (Florânia), Erivan Costa (Lagoa Nova), Dr. Bezerra (São Vicente), Júnior Laurentino (Tenente Laurentino), Jackson Dantas (São José do Seridó), Avamar Alves (Bodó), Iranildo Pereira (Santana do Seridó), Rogério Mariz (Serra Negra do Norte), Antônio Carlos, o Tom (Acari) e Raimundo Borges, o Novinho (Cerro Corá).

AGRIPINO QUER MAIS INCENTIVO AOS MUNICÍPIOS

Uma revisão dos critérios de repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pode livrar as prefeituras da dependência do Governo Federal e das variações da economia mundial, afirmou ontem Marco Maciel (DEM-PE).Maciel relatou que a comissão especial de senadores criada pelo presidente do Senado, José Sarney, para analisar os impactos da crise econômica mundial sobre o país, da qual ele fez parte, concluiu que quem financiou os subsídios concedidos pelo governo às empresas foram os municípios brasileiros.


De acordo com Maciel, houve queda no FPM quase que proporcional à da arrecadação - explicada, principalmente, pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os veículos.

O senador pediu atenção a três projetos sobre o assunto. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC 9/09) de José Agripino (DEM-RN) sugere que sejam automaticamente compensados quaisquer benefícios tributários dados pela União que afetem negativamente as receitas de Estados e municípios.

Os outros dois projetos criam o Fundo de Assistência Financeira Emergencial aos Municípios - PLS 137/09, do próprio Maciel - e o Fundo de Atendimento às Situações de Emergência Decorrentes de Calamidades Públicas - PLS 193/09, de Inácio Arruda (PCdoB-CE).

segunda-feira, 1 de março de 2010

Partidos negociam alianças para a disputa proporcional

Coligações majoritárias finalizando a formação e foi deflagrada as negociações para compor as chapas proporcionais. No pleito potiguar, os partidos já estão negociando as alianças para as candidaturas de deputados federal e estadual. Uma aliança que em muito difere das composições para a disputa ao Governo e Senado, quando os apoios são firmados em negociações envolvendo espaços em uma possível administração e também já cedendo “cotas” em cargos atuais
Pablo Valadares/AESe a alteração for confirmada  pelo plenário do TSE, RN terá nove deputados federaisSe a alteração for confirmada pelo plenário do TSE, RN terá nove deputados federais

Mas na chapa proporcional além das “afinidades” políticas conta muito as operações matemáticas. Com base no quociente eleitoral (calculado na divisão do número de eleitores com o número de vagas oferecidas), os partidos fazem as contas para saber quantos candidatos poderão eleger. Nesse cenário, surgem algumas peculiaridades. As grandes legendas, como o PSB, por exemplo, enfrentam dificuldades de coligar com outros partidos, já que essa é uma legenda onde os candidatos têm uma grande soma de votos.

Outros partidos começam a sinalizar com um “chapão”. O presidente do PMN, deputado Robison Faria, acredita que a composição da chapa proporcional poderá ser feita PMN, DEM e Partido Verde, caso esse último confirme o apoio a candidatura de Rosalba Ciarlini. O momento é de negociações para os líderes partidários.

Já os candidatos, seja os que buscarão a reeleição ou os que tentam uma estréia no Legislativo, estão fazendo muitos cálculos. A “ferramenta” mais usada no momento é a planilha. Com base nela, os políticos fazem um mapeamento dos municípios potiguares, as lideranças que devem buscar e quantos votos cada uma poderá garantir para a candidatura.

Aumento de vagas impulsiona negociações

Nos últimos dias as negociações dos partidos e candidatos na composição da chapa proporcional ganhou um novo cenário com a minuta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito de 2010. Caso seja aprovada, o que é muito provável que ocorra, o Rio Grande do Norte passará de 24 para 27 vagas na Assembleia Legislativa. Já a bancada de deputados federais será composta por nove parlamentares.

O aumento de vagas para bancada potiguar está amparada nas regras constitucionais que coloca o número de deputados proporcional a quantidade de eleitores. O colégio potiguar possui hoje 2.182.866.

Cresce o número de deputados estaduais e federais e, com ele, também aumenta a estatística de interessados. Se confirmada a minuta do TSE as movimentações políticas ganharão novos pretendentes ao Legislativo.

PSB e PPS discutem a formação de coligações

O deputado estadual Gustavo Carvalho negou que o PSB esteja com dificuldade de compor aliança na chapa proporcional. Segundo ele, o PPS, presidido pelo deputado estadual Wober Júnior, já sinalizou com uma possível aliança. O PTB, do deputado estadual Ezequiel Ferreira, também poderá integrar a chapa.

“É todo interesse do PSB compor aliança tanto para chapa de deputado estadual como de deputado federal. O ideal é a composição”, afirma Gustavo Carvalho.

Na chapa para deputado estadual o PSB têm como confirmados os candidatos a reeleição Larissa Rosado, Márcia Maia e o próprio Gustavo Carvalho. Também estarão na disputa o atual presidente da Empresa Potiguar de Turismo, Cláudio Porpino, o advogado Lauro Maia, filho da governadora Wilma de Faria, e o ex-prefeito da cidade de Santa Cruz, Luiz Antônio Lourenço, conhecido como Tomba.

A chapa para deputado federal tem dois estreantes confirmados: o secretário chefe do Gabinete Civil, Vagner Araújo, e a vereadora Júlia Arruda. Desde a desfiliação por justa causa do deputado federal Rogério Marinho, que deixou o PSB para assinar a ficha do PSDB, o partido ficou sem representação potiguar no Congresso Nacional.

O nome de Vagner Araújo, que se lança com total apoio da governadora Wilma de Faria, desponta como o principal candidato peesssebista para conquistar um mandato de federal.

PDT e PC do B

Presidente estadual do PDT e candidato ao Governo, Carlos Eduardo confirmou que o partido está muito próximo de compor aliança na majoritária e proporcional com o PC do B. “Estamos conversando em estágio avançado com o PC do B. Esse é o partido que está mais próximo de uma aliança tanto em nível de eleição majoritária como na proporcional”, afirma.

Além do PC do B, ele citou também o PRB e o PSDC como legendas que estão sendo negociadas para integrarem a aliança com o PDT. “Faltam quatro meses para as convenções, onde efetivamente se dará a formalização das alianças partidárias. Esperamos que nos próximos quatro meses novos partidos venham a somar conosco”, comenta Carlos Eduardo, ressaltando que o limite do PDT é fazer aliança apenas com os partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os candidatos a deputado estadual que serão lançados pelo PDT estão o jornalista Agnelo Alves e a vereadora natalense Sargento Regina. O PC do B, presidido por Antenor Roberto, terá como um dos candidatos o ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano.

PR vai reunir pré-candidatos para discutir composição

Entre os partidos que já deflagraram as primeiras conversas para a composição da chapa proporcional está o PR, presidido pelo deputado federal João Maia. Nessa segunda-feira acontecerá a reunião da legenda. O deputado federal não adianta as preferências de coligação na proporcional, mas indica que é provável compor com partidos que estejam aliados na majoritária. “Nós vamos analisar, porque fazer coligação é uma coisa que depende de dois. É que nem casamento, não basta você querer, o outro tem que querer também. Nós vamos analisar que melhor coligação seria para o partido e é um negócio que tem que interessar ao outro partido também, e vamos analisar se é melhor sairmos com chapa própria”, diz o deputado João Maia, em entrevista a Rádio Caicó AM.

PV defende chapão

O deputado estadual Luiz Almir, que será candidato a reeleição pelo PV, disse que a legenda ainda não definiu a coligação para proporcional, mas defende uma “grande chapa”. “Não houve nenhuma reunião para discutir o assunto. Mas o partido vai ter que formar uma coligação grande, boa, temos que oferecer grandes opções para as pessoas”, destaca.

O partido da prefeita de Natal Micarla de Sousa lançará como candidatos a estadual, além dos atuais mandatários Luiz Almir e Gilson Moura, o marido da gestora, jornalista Miguel Weber. Para deputado federal estará na disputa o vereador Paulo Wagner.

Presidente do PMN destaca coligação

O presidente estadual do PMN, deputado Robinson Faria, afirma que a tendência do partido é firmar coligação na chapa proporcional com o DEM, do senador José Agripino Maia, e o Partido Verde, da prefeita Micarla de Sousa, caso esse confirme o apoio a candidatura de Rosalba Ciarlini. “A coligação com o DEM é a lógica”, diz o líder do PMN.

O partido de Robinson Faria terá quatro candidatos a reeleição, os deputados Antônio Jácome, Gesane Marinho, Raimundo Fernandes e Ricardo Motta, e já vive uma crise interna com estreantes. Os ex-prefeitos de Nova Cruz, Cid Arruda, e de Goianinha, Rudson Lisboa, disputam quem conseguirá viabilizar a candidatura para deputado estadual. O nome que for lançado terá a garantia de “repasse” de votos do colégio eleitoral de Robinson Faria, que é a região Agreste. O ex-presidente do DER, engenheiro Jáder Torres, também do grupo do PMN, ainda chegou a ensaiar uma candidatura a estadual, mas desistiu do pleito. Para Câmara dos Deputados, o PMN terá como principal candidato Fábio Faria, que tentará a reeleição.

Se o deputado estadual Robinson Faria mostra disposição em fazer coligação com o DEM, os parlamentares Democratas ainda não se mostram tão seguros da definição. O deputado estadual Getúlio Rego, líder do DEM na Assembleia Legislativa, afirmou que o partido ainda não fechou aliança na proporcional.

“As conversas ainda começarão. Essa será uma decisão de bancada, onde prevalecerá o interesse do partido. É preciso raciocinar de forma coletiva”, disse Getúlio Rego.

Além dele, os deputados Leonardo Nogueira e José Adécio tentarão a reeleição pelo DEM. Outro já confirmado como candidato a estadual pela legenda é o vereador Ney Lopes Júnior.

Na bancada federal, o DEM possui como principal candidato o parlamentar Felipe Maia, que tentará a reeleição. Betinho Rosado, que era primeiro suplente da coligação e assumiu com o falecimento do deputado federal Nélio Dias (PP), também tentará conquistar um mandato de titular na Câmara dos Deputados.