sábado, 22 de maio de 2010

Fábio Faria apresenta a PEC que torna obrigatória a oferta do ensino superior gratuito

Robson Pires

Todos os municípios com mais de 500 mil habitantes devem possuir uma instituição de ensino superior. Este é o objetivo da PEC 475/2010 apresentada pelo deputado federal Fábio Faria (PMN-RN), que amplia a oferta dos serviços de educação gratuitos para o nível superior. Atualmente, a educação básica é assegurada na Constituição Federal a todas as pessoas entre 4 e 17 anos de idade.

“Já vemos um aumento no número de vagas para o ensino superior, mas ainda concentrado nos grandes centros urbanos, o que força as empresas a também se instalarem nas imediações dessas grandes cidades, onde poderão encontrar mão-de-obra qualificada para operarem em seus centros produtivos. Nossa proposta é garantir que todas as regiões do País possam oferecer acesso à universidade para os seus cidadãos e tenham condições de atrair investimentos e ampliar o mercado de trabalho”, justifica o deputado.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PMDB oficializa escolha de Temer para vice de Dilma

Tribuna do Norte
Brasília (AE) - A Executiva do PMDB aprovou ontem o nome do presidente do partido, o deputado federal Michel Temer (SP), como pré-candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pela ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do PT. A reunião da Executiva, na sede do partido na Câmara dos Deputados, durou menos de uma hora. “Aprovamos por unanimidade a indicação do presidente Michel Temer para compor a chapa de vice da ministra Dilma”, disse o líder do partido no Senado, Romero Jucá (RR). “Depois aprovamos a indicação para composição majoritária da questão de aliança dos partidos da base PT e PMDB”.

roosevelt pinheiro / abrIntegrantes da  Executiva Nacional do PMDB confirmam escolha de Michel Temer para chapa  de DilmaIntegrantes da Executiva Nacional do PMDB confirmam escolha de Michel Temer para chapa de Dilma
Temer saiu da reunião declarando-se orgulhoso do partido “Fico orgulhoso do partido. O partido resolveu me indicar. É claro que eu fico muito entusiasmado com essa hipótese - mais que entusiasmado. Mas com muita cautela”, disse Temer.

O motivo da cautela é que o PMDB também aprovou ontem a formação de uma aliança com o PT. Mas isso não significa que os partidos estejam unidos em todos os Estados da federação. Em Minas, no Pará, na Bahia, no Maranhão e no Ceará dois candidatos - um do PT e outro do PMDB - cobiçam a indicação para governador ou senador e esperam a desistência do outro para conseguir uma campanha única apoiada por ambas as legendas. “Estamos com toda a cautela nessa questão, vamos unir o PMDB para levar a uma campanha naturalmente vitoriosa”, disse Temer.

Temer disse acreditar que todas as divergências entre PT e PMDB nos Estados serão resolvidas a tempo, para que os partidos caminhem para uma campanha “naturalmente vitoriosa”. A Convenção Nacional do PMDB, que oficializará a indicação de Temer como candidato a vice, está marcada para os dias 12 de junho. O PMDB espera que em Minas Gerais, por exemplo, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel renuncie à candidatura ao governo estadual para apoiar o senador Hélio Costa, do PMDB.

“A questão de Minas vai ser solucionada no dia 6 de junho. Eu ouço muita história, muita notícia, mas ontem ainda o presidente do PT, José Eduardo Dutra, me afirmava, assim como o candidato Hélio Costa, que no dia 6 terá solução. Não houve modificação nenhuma de nada”, confirmou Temer.

Michel Temer disse também que pretende se empenhar na campanha, mas que aliará os compromissos eleitorais com a presidência da Câmara dos Deputados, que ocupa desde o ano passado. “Vou começar algumas viagens agora, mas claro que a intensificação dessas viagens se dará após a aliança formalmente estabelecida no dia 12 de junho”, disse. “Serei um vice nos limites da Constituição. Quando ocupo um cargo eu cumpro a tarefa constitucional. Serei extremamente discreto, como convém a um vice.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Rosalba continua liderando conforme pesquisa Vox Populi

Sai a tão esperada pesquisa Vox Populi com resultado conforme os números a seguir para o governo do Estado:

- Rosalba Ciarlini (DEM) – 49%
- Iberê Ferreira (PSB) – 16%
- Carlos Eduardo Alves (PDT) – 15%

Foram ouvidas 700 pessoas de 33 municípios do Rio Grande do Norte entre o sábado (8) até a quarta feira (12). Os entrevistados foram ouvidos em todas as regiões do Estado. Na lista, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Nísia Floresta e São José do Mipibu na Grande Natal. Do Seridó, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas e Tenente Laurentino Cruz.. Do Oeste: Mossoró, Baraúna, Felipe Guerra... Outros municípios também foram pesquisados como Nova Cruz, Assu, Goianinha, Maxaranguape, Pau dos Ferros, São Paulo do Potengi, Tangará, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Coronel Ezequiel, Espírito Santo, Ipanguaçu,José da Penha, Lagoa Danta, Olho Dagua dos Borges, Paraú, Parazinho, Passa e Fica, Tibau e Venha Ver.

Robson Pires

Dezenas de prefeitos do Rio Grande do Norte participam, em Brasília, da Marcha Nacional em Defesa dos Municípios. Eles serão recebidos por deputados e senadores potiguares na tarde desta quarta-feira (19) para discutir os principais pontos da pauta do evento, que mobiliza gestores de todo o país de hoje até quinta-feira. A reunião está sendo convocada pelo coordenador da Bancada, deputado Fábio Faria, e pela Federação dos Municípios do RN (Femurn).

“Os prefeitos enfrentam uma situação muito difícil, ainda resultado da crise econômica mundial no fim do ano passado, que gerou contingenciamento de recursos federais. E toda a bancada do Rio Grande do Norte está aliada dos prefeitos, como sempre esteve, sem distinção partidária”, diz Fábio Faria.

Além de apoio financeiro para vencer os desafios da administração pública e a reparação das perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os prefeitos propõem, em Brasília, a regulamentação da Emenda 29, que vai ampliar os recursos para investimento na área da saúde e o repasse do Fundeb, o Fundo da Educação Básica.

São questões de relevância inquestionável, que visam à melhoria dos serviços de saúde e educação para a população”, defende Fábio Faria. A reunião está marcada para quarta-feira, às 17h30, Plenário 19 da Ala Alexandre Costa, no Senado Federal.

domingo, 16 de maio de 2010

Novinho lança, VIII Festival de Inverno que terá 14 atrações

O prefeito Raimundo Borges, o Novinho (DEM) continua fazendo seu trabalho em Cerro Corá e na noite deste sábado (15) lançou o VIII Festival de Inverno, no Netão Casa Show. A festa foi regada a vinho e ainda teve fondue, carne de sol na telha, tábua de frios, chocolate quente para 400 pessoas... Cerro Corá tem um um clima bastante frio e paisagens bonitas, serve de nascente para o rio mais importante do estado, o rio Potengi. O festival cultural reverencia o que a cidade tem de mais atraente: o frio da serra.

Pois foi nesse clima que Novinho reuniu a população, secretários, vereadores aliados e o ex-prefeito João Batista de Melo Filho, o Joãozinho (PMDB), que foi o idealizador do evento. O prefeito ressaltou a importância do evento, que tem 14 atrações, para a economia local. Já que o evento não é só lazer e gera emprego e rende para a população, que soma mais de 11 mil habitantes. A animação coube aos grupos Musicanto de Natal e Conteplação Urbana, que é composto por profissionais de Cerro Corá. O Festival de Inverno acontece daqui a 12 dias: sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30).

O prefeito ressaltou a importância do evento para a

Rosalba e Robinson prestigiam festa de aniversário de Lagoa de Pedras

Thaisa Galvão

E em Lagoa de Pedras, que comemorava aniversário, o prefeito José Jonas (PMN) recebeu a senadora Rosalba Ciarlini e o vice Robinson Faria.
Que fizeram discursos, posaram para fotos...
E assistiram aos shows de Dedin Gouveia, Arnaldo Faria e Alcimar Monteiro.

Foto: Divulgação

Prefeito José Jonas com o vice Robinson Faria, a senadora-governadorável Rosalba Ciarlini e a irmã Ruth Ciarlini

Gesane Marinho participa de Festa das Mães em Lagoa D´Anta

Thaisa Galvão

E o buxixo político em Lagoa D´Anta começou à tarde, com a realização da festa das Mães, que reuniu cerca de 500 mulheres...
A deputada estadual Gesane Marinho marcou presença, e circulou pela cidade acompanhada da vereadora Valdira Bezerril (PMDB) e da ex-prefeita Giza, também do PMDB.
*
Durante a semana, Giza e o atual prefeito José Batista Delgado, o Tito, do PSB, travaram uma discussão aqui no Blog...
Onde ela reclamava que Lagoa D´Anta fazia aniversário sem festa, ao contrário do que acontecia na sua gestão...
E ele explicava que a festa só aconteceria no final de semana, para poder reunir os moradores da zona rural...

Fotos: Divulgação

Gesane com a vereadora Valdira e a ex-prefeita Giza



Deputada com a vereadora, na Festa das Mães de Lagoa D´Anta

Festa em Lagoa D´Anta reúne governistas e oposição

Thaisa Galvão

Todas as atenções deste sábado se voltaram para o pequeno município de Lagoa D´Anta, que fez festa para comemorar os 48 anos de emancipação política.
Festa com presença de governistas e da oposição.
Filiado ao PSB, o prefeito José Batista Delgado, o Tito, apresentou sua candidata ao Senado: a ex-governadora Wilma de Faria (PSB).
Mas recebeu também o senador Garibaldi Filho, do PMDB.
Os dois – Wilma e Garibaldi - até se cumprimentaram, mas no momento em que Garibaldi já se despedia da festa, onde chegou acompanhado da senadora-governadorável Rosalba Ciarlini, do deputado-vice Robinson Faria (PMN), do senador José Agripino Maia (DEM), do deputado federal Fábio Faria (PMN), dos estaduais Walter Alves (PMDB) e José Adécio (DEM) e da irmã-vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini.
Rosalba com sua chapa oposicionista, circulou pela cidade acompanhada dos ex-prefeitos Giza e Eriberto, que são adversários da atual gestão.
Rosalba já estava no carro, indo embora, quando Wilma chegou...e as duas não se encontraram.
Wilma chegou com a deputada Márcia Maia, circulou pela cidade, cumprimentou...e até dançou um forró ao som de Dedin Gouveia.

Fotos: Divulgação

Acompanhados de Giza (de azul), a ex-prefeita de Lagoa D´Anta, Garibaldi, Rosalba, Robinson, Agripino e José Adécio, prestigiaram a festa da cidade



O ex-prefeito Eriberto também recebeu Rosalba, Robinson e Fábio Faria

Fotos: Vlademir Alexandre

"Senadora" do prefeito Tito, Wilma de Faria se encontrou com o "senador" dos ex-prefeito, Garibaldi Filho, observado sempre pelo filho Waltinho



Wilma com o prefeito Tito e a deputada Márcia Maia, na festa popular de Lagoa D´Anta



Onde a ex-governadora, com o namorado José Maurício, não resistiu ao forró de Dedin Gouveia