GAZETA DO OESTE
Célio Duarte
O Partido Social Democrático (PSD) e o Partido dos Trabalhadores (PT) começarão as suas mobilizações com vistas ao processo eleitoral deste ano a partir de Mossoró. O encontro das duas agremiações vai acontecer, dia 21, no VillaOeste Hotel e vai sacramentar, em nível de Rio Grande do Norte, a aliança entre os dois partidos que já existem no plano nacional.
A escolha pela segunda maior cidade do Rio Grande do Norte para sediar o encontro do PSD e PT é embasado no fato de que, os petistas estão integrados ao governo provisório do prefeito Francisco José Júnior.
O fato do preside nte do PSD mossoroense e chefe interino do Poder Executivo ter aberto espaço na gestão para o PT foi visto com simpatia pelos petistas em nível de Rio Grande do Norte que, após serem alijados pelos peemedebistas norte-rio-grandenses, embora, nacionalmente PT e PMDB estejam juntos, culminou com a aproximação dos petistas com o vice-governador Robinson Faria, que é presidente estadual do PSD.
Durante a semana, líderes do Partido dos Trabalhadores de Mossoró manifestaram não só o desejo em torno da evolução da aliança PT e PSD de Mossoró, para o plano político estadual, como também a possibilidade de formação de uma chapa majoritária com Robinson Faria na cabeça de chapa, disputando o Governo do Estado e a deputada federal Fátima Bezerra concorrendo a uma vaga no Senado da República.
Um dos entusiastas da aliança é o presidente do PT mossoroense, Gilberto Diógenes. À editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o dirigente petista ressaltou que, o fato de o PT estar integrado ao governo provisório do PSD em Mossoró, inevitavelmente facilitará a evolução de um entendimento em nível de Rio Grande do Norte. Ele revela que, na segunda maior cidade do Estado, existe um acordo pré-estabelecido para que os petistas façam parte da chapa majoritária encabeçada pelo PSD.
"Nós temos um acordo fechado", confirmou Gilberto Diógenes referindo-se ao pleito suplementar que vai acontecer no município. Como o prefeito interino da cidade deverá concorrer à reeleição, o Partido dos Trabalhadores vai apresentar o seu companheiro de chapa. Hoje, três nomes postulam essa indicação. São eles: o jornalista Crispiniano Neto, que já ocupa a assessoria especial do gabinete do prefeito; o ex-candidato a vice-prefeito Tércio Pereira e o próprio Gilberto Diógenes.