sábado, 12 de novembro de 2011

Rico em vitamina C, "Palma frutífera" vem sendo experimentada na Emparn de Caicó

Foi implantado na Emparn de Caicó um experimento de Palma Frutífera. Os exemplares foram trazidos do México onde o consumo desse fruto já é bastante difundido entre a população. A pretensão do pesquisador Marcos César é fazer primeiramente a multiplicação das 15 variedades adquiridas, estabelecer essas mudas no Seridó para em seguida avaliar a adaptação, produtividade, palatabilidade dentre outros fatores de cada variedade.
989

O fruto da palma é conhecido como figo-da-índia e produz praticamente durante o ano todo. A variação do peso da fruta é de 100 a 240 g. Rico em vitaminas, principalmente C e A, valorizado na medicina natural na prevenção de asma, tosse, verme, problemas na próstata e dores reumáticas, entre outros. É ainda utilizado para a produção de vários subprodutos como vinho, doces, farinhas, etc.

Consumido comumente in natura é conhecida em algumas regiões do mundo como "ponte de vida" porque durante períodos de escassez de chuvas é a única cultura que pode ser utilizada para a alimentação humana e animal. Estudos têm reportado sobre as propriedades de betalaínas presentes nos frutos de cactáceas e têm relacionado sua ação preventiva contra várias doenças e outros efeitos benéficos à saúde humana no consumo desses alimentos.

Divisão do Pará é rejeitada por 58% dos eleitores

Os eleitores do Pará vão às urnas no dia 11 de dezembro para decidir, por meio de um plebiscito, se querem a divisão do Estado em dois ou três territórios diferentes. Na votação, cerca de 4,6 milhões de eleitores paraenses vão decidir se o Pará vai se desmembrar e dar origem aos Estados de Tapajós (oeste do atual Estado) e Carajás (sul). O Pará remanescente da divisão ficaria com 17% de sua atual extensão territorial.

A divisão do Pará é rejeitada por 58% dos eleitores do Estado, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (11).

A pesquisa, encomendada em uma parceria entre Folha, TV Liberal e TV Tapajós (afiliadas da Rede Globo no Pará), ouviu 880 eleitores paraenses de 7 a 10 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 46041/2011. O plebiscito ocorrerá no dia 11 de dezembro.

O percentual de rejeição é o mesmo tanto para a criação do Carajás (sudeste do Pará) como para a criação do Tapajós (oeste).

Os favoráveis aos novos Estados são 33%, para ambos os casos.

Infelizmente o individualismo ainda impera nos dias de hoje a ponto de impedir o desenvolvimento de uma região tão importante e carente de infr-estrutura como é o caso do Estado do Pará.

Tremores elevam possibilida de tsunami no litoral brasileiro, inclusive Paraíba

Robson Pires

Desde o último dia 8 o Vulcão El Hierro voltou a dar sinais de atividade, elevando o nível de alerta para terremotos em toda área das ilhas Canárias, especialmente na Ilha de La Palma, onde está localizado o vulcão Cumbre de Vieja. Para quem não se lembra, o Cumbre de Vieja é considerado o maior responsável pelo risco de uma Megatsunami atingir países banhados pelo atlântico, inclusive o Nordeste brasileiro, onde a Paraíba seria uma das primeiras vítimas da onda gigante.

No início desta semana a população de El Hierro assistiu assustada a uma enorme bolha subir do fundo do mar. Ao romper, a bolha deixou uma grande quantidade de cinzas, que cobriu uma área de 20 metros. Isso aconteceu duas vezes: às 17h e às 18h10, do mesmo dia, esta última com menos intensidade. “Depois da segunda bolha houve um intenso cheiro a ovo podre (sinal de que havia enxofre no ar), relatou a imprensa local.

Desde julho que já ocorreram mais de 11.000 terremotos ao redor da ilha.

Um terremoto de magnitude 4,6 na escala de Richter atingiu as Ilhas Canárias hoje de madrugada. É o mais forte desde o início dos tremores, em julho.

O tremor de terra ocorreu às 00:20 locais (01:20 em Lisboa) a noroeste da localidade de Frontera, com epicentro a 21 quilômetros de profundidade, tendo sido também sentido na ilha de Tenerife, segundo o Instituto Geográfico Nacional da Espanha.

Após estes tremores foram registradas seis réplicas de menor intensidade, entre as 00:32 e as 02:12 locais, com magnitudes entre os 2,8 e os 1,6.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Wilma e Robinson podem repetir aliança lançada em São Paulo

Escrito por Vera Magalhaes às 12h04
Em São Paulo está dando certo…

Em Natal, uma conversa de aeroporto – em Brasília – poderá se esticar e juntar, em torno das eleições municipais, o PSB da ex-governadora Wilma de Faria, e o PSD do vice-governador rompido com o governo Robinson Faria…

Convém aguardar.

Leia notícia de Vera Magalhães no blog Presidente40

PSD E PSB FORMAM BLOCO EM SP

O PSD do prefeito Gilberto Kassab e o PSB, presidido pelo governador Eduardo Campos (PE), formaram um bloco parlamentar na Câmara Municipal paulistana.

Juntos, os dois partido têm 13 vereadores, a maior bancada do Legislativo da capital.

Quem participa das costuras políticas para 2012 diz que a tendência é repetir a formação de blocos em outras Câmara e Assembleias, num laboratório do que deve ser a aliança dos dois partidos no ano que vem.

A não ser que prevaleça uma tese que seus advogados levaram ao TSE, o PSD não terá tempo no horário eleitoral em 2012, nem acesso ao fundo partidário.

A associação com os socialistas comandados por Campos seria condição vital para o partido disputar com chances prefeituras importantes.

O embrião de fusão também tem como horizonte 2014. A depender do cenário, Eduardo Campos pode se arriscar numa candidatura presidencial. Se tiver o partido de Kassab acoplado a seu projeto, ganha musculatura.


Reunião de bancada termina sem muita definição

Thaisa Galvão

Da bancada do Senado, presença única do senador Garibaldi Alves que fez estreia em reunião de parlamento.

A governadora Rosalba Ciarlini marcou presença.

Ao todo, os parlamentares poderão apresentar 18 emendas coletivas, sendo cinco no Plano Plurianual e 15 no Orçamento da União.

Do total, 11 são as emendas individuais que serão apresentadas pelos 8 deputados e 3 senadores, e as outras 7 deverão ser de consenso, algumas em comum acordo com o governo.

“A parte mais difícil é a liberação dos recursos para execução das emendas, mas precisamos dessa organização e demonstração de união e força da bancada para que as emendas sejam, primeiramente, acatadas e, depois, viabilizadas”, declarou o líder do PMDB, deputado Henrique Alves, defendendo a união da bancada.

A deputada Fátima Bezerra (PT) se pronunciou em defesa da liberação de recursos para as universidades.

“Nós precisamos fazer um mutirão pela Uern”, declarou Fátima.

O deputado Fábio Faria, vice-líder do PSD na Câmara, bateu nas teclas do Turismo e da instalação de um campus da Uern em Apodi.

Compareceram à reunião da bancada o presidente da Federação do Comércio, Marcelo Queiroz, o presidente da ABIH, Habib Chalita, o hoteleiro Sérgio Gaspar (Ocean) e o diretor da Maternidade Januário Cicco, Kléber Morais.

Sem muita definição, deputados e senadores combinaram de se reunir mais uma vez.

Coordenadora da bancada federal potiguar, a deputada Sandra Rosado ficou de marcar a data.

Atrás o senador Garibaldi, à frente os deputados Rogério Marinho e Fátima Bezerra (Fotwitter @fatima_bezerra)

Garibaldi e o deputado Fábio Faria (Fotwitter @fabiofaria5555)

Governadora Rosalba com os deputados Henrique Alves e Sandra Rosado, coordenadora da bancada (Fotwitter @HenriqueEAlves)

Deputados Felipe Maia e Fátima Bezerra (Fotwitter @Fatima_Bezerra)

Marcelo Queiroz, Habib Chalita, Fábio Faria, Sérgio Gaspar e Kléber Morais (Fotwitter @Fabiofaria5555)

PROJETO CRIANÇA 2.000, NESTE SÁBADO DIA (12/11) EM CERRO CORÁ.

Mais uma ação de cidadania acontecerá em Cerro Corá neste sábado dia (12/11), das 08h às 12h , com o objetivo de contribuir para a melhoria de vida das crianças e adolescentes dos Municípios do RN, visitados pelo projeto criança 2.000; a meta é diminuir o alto índice de cárie dentária, prevenir e tratar patologias pediátricas e ginecológicas de adolescentes, melhorar a qualidade do ensino público dos municípios visitados, despertar nos gestores municipais e empresários a importância da implantação e manutenção de atividades preventivas e educativas, saneamento básico e de programas de Responsabilidade Social nos municípios.

Um total de 54 profissionais estará oferendo vários serviços como: Consultas de pediatria, atividades educativas com as mães sobre violência familiar, aleitamento materno, higiene corporal, prevenção do câncer uterino e câncer de mama, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, distrofia muscular entre outros.

JAQUELINE GUEDES A NOSSA REVELAÇÃO, NOSSO ORGULHO



A aluna Jaqueline Cândido Guedes da Escola Municipal Belmira Viana participou do concurso promovido pelo instituto Eco futuro, com o tema "Vamos cuidar da vida" realizado com Crianças, Jovens, adultos e orientados por professores de todo país os quais, foram convidados a ler, refletir, dialogar e escrever sobre o referido tema. Por felicidade nossa querida e gloriosa Jaqueline foi classificada em 6º lugar em sua categoria do Ensino Fundamental II. Para a Escola Belmira Viana que durante muitos anos foi humilhada por insinuações maldosas e discriminatórias de parte da sociedade Cerrocoraense é motivo de orgulho, de glória, de comemoração e até de exemplo. Aliás, há muito tempo esta escola vem se destacando no esporte, na cultura, no IDEB, elevando inclusive o nome do município de Cerro Corá e até elevando a níveis consideráveis do ponto de vista da qualidade do ensino. Hoje mais do que nunca é vitoriosa por desbancar mais de 4.000 concorrentes finalista de todo o País e por que não dizer o estado do Rio Grande do Norte estar feliz com a grande vitória desta escola que aprendeu a ser grande sendo pequena. Parabéns Jaqueline, parabéns professor Josenildo grande professor e orientador, meu amigo o qual tenho profunda admiração, por ser bravo na luta constante na perseverança, ter uma história um pouco parecida com a minha, nasceu na roça, lutou para vencer, é exemplo de educador e mestre na sabedoria, por isso tiro meu chapéu para ele e a nossa grande amiga Joelma magnífica Diretora da Escola Municipal Belmira Viana e toda sua equipe de Professores, coordenadores, supervisores e demais colaboradores que direto ou indiretamente contribuíram para essa GRANDE CONQUISTA! Que enriquece nossa gente de alto-estima, que estimula nossos alunos a participarem, que entrelaça de energias positivas os colegas alunos de nosso município, que eleva nossa sede do saber, nossa fome de conhecer mais e floresci nossos campos da inteligência com o pulsar da liberdade pelo conhecimento, conquistado pelo esforço, pelo descruzar dos braços, pela busca incessante de mais fontes inspiradas por Deus e iluminadas pelo espírito santo.

Adevaldo da Silva Oliveira

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fábio Faria indica Proerd para receber homenagem da Câmara Federal

O deputado federal Fábio Faria indicou o Proerd – Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à violência do RN – para ser um dos homenageados deste ano com uma Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados.

Fábio justificou o trabalho de prevenção às drogas realizado no Estado, como exemplo a ser seguido em todo país.

“O Proerd é um programa de grande importância para o nosso Rio Grande do Norte por tratar desse tema tão relevante para a sociedade, já na infância. E o projeto tem o nosso apoio para continuar crescendo e auxiliando na conscientização das nossas crianças quanto ao risco que o consumo das drogas traz e o mal que essa prática causa à sociedade”, lembrou Fábio.

Coordenadora do projeto, a tenente-coronel Margarida Brandão,

“Ficamos muito felizes com a homenagem, que é um reconhecimento ao trabalho da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O deputado Fábio Faria também desenvolve um bom trabalho na Frente Parlamentar contra o uso do Crack”, afirmou a tenente.

A entrega da Medalha será no próximo dia 23, às 16h, no Salão Negro da Câmara.

Fábio com membros do Proerd

Bancada do PSD decide pela aprovação da Desvinculação das Receitas da União até 2015

Robson Pires

Nesta terça-feira (8), a bancada do Partido Social Democrático (PSD) realizou sua primeira reunião, na qual foi definida a posição da legenda com relação a projetos do governo que devem ser votados até o fim do ano na Câmara Federal. Os 56 parlamentares, dentre eles o potiguar Fábio Faria, concordaram em votar a favor da renovação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2015. O dispositivo permite ao governo usar livremente 20% dos impostos.

“O nosso partido decidiu votar pela aprovação da DRU nesse primeiro turno. Acreditamos que se a votação acontecer ainda hoje, como está previsto, até o final do ano o Congresso encerrará a apreciação dessa matéria”, afirmou Fábio Faria. Segundo o Executivo, a medida garantirá que o Brasil continue pagando suas dívidas externas com segurança e investindo em seus programas, mesmo durante a crise global financeira.

Enviada pelo governo ao Congresso em agosto, a prorrogação da DRU está pronta para ser votada e precisa ser aprovada pelos deputados em dois turnos. Depois passa por votação no Senado, também em dois turnos

Carlos Eduardo lidera mais recente pesquisa sobre eleição em Natal

Do Nominuto.com

Em parceria com a Certus Pesquisa e Consultoria, o portal Nominuto.com divulga hoje (8) a mais recente pesquisa de intenções de voto para prefeito (a) de Natal em 2012. De acordo com os números da pesquisa estimulada para o primeiro turno do pleito, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), lidera a corrida eleitoral com 38,43%das preferências. A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) aparece em segundo lugar com 25,57% das intenções de voto. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) obteve 6,29% das preferências, garantindo o terceiro lugar.

Em seguida, Hermano Morais (PMDB) aparece com 4,57% empatado com Fernando Mineiro (PT), também com 4,57% das intenções de voto. Felipe Maia (DEM) é lembrado por 3,29% dos entrevistados; Micarla de Sousa (PV) possui apenas 1,57% das intenções de voto; e Fábio Faria (PSD) surge com 0,86% das menções. Nenhum dos citados somou 10,29%; Não sabe somou 4,14%; e 0,43% não respondeu. A Certus realizou 700 entrevistas domiciliares, em áreas selecionadas por bairros, estratificadas por sexo, idade, grau de instrução e renda. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas nos dias 5 e 6 de novembro.

Segundo turno

Ainda de acordo com o Nominuto.com, a Certus Pesquisa e Consultoria fez a projeção de um hipotético segundo turno da eleição na capital entre Carlos Eduardo Alves (PDT) e Wilma de Faria (PSB), os dois nomes mais citados pelos entrevistados. De acordo com os números da Certus, Carlos Eduardo obteve 51,29% das intenções de voto; e Wilma de Faria ficou com 35,86% das preferências.

Nenhum deles somou 10,43%; Não sabe, 2,14%; e Não respondeu, 0,14%. A Certus realizou 700 entrevistas domiciliares, em áreas selecionadas por bairros, estratificadas por sexo, idade, grau de instrução e renda.

Rejeição

Quando o assunto é rejeição, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), que pode concorrer à reeleição, está disparada na mais recente pesquisa da Certus Consultoria. A empresa de pesquisa fez a seguinte pergunta: Em qual deles o(a) Sr.(a) não votaria de jeito nenhum? Micarla de Sousa (PV) lidera a lista com 60,86% de rejeição. Em seguida vêm Wilma de Faria (PSB) com 6,29%; Fábio Faria (PSD) com 5,29%; Carlos Eduardo Alves (PDT) com 4%; Felipe Maia (DEM) com 3%.

Na sequência do item rejeição, Fernando Mineiro aparece com 2,43% das citações; Rogério Marinho com 2,29%; Hermano Morais com 0,57%; outras respostas 4,71%; Nenhum 3,86%; e Rejeita todas, 0,14%.