sábado, 8 de outubro de 2011

Candidato à reeleição, prefeito de Santo Antônio troca o PP pelo PSD

Thaisa Galvão

O prefeito de Santo Antônio do Salto da Onça, Gilson Geraldo, o Doutor Gilson, trocou o PP pelo PSD.

Disputará a reeleição sob as bênçãos da nova legenda comandada no Rio Grande do Norte pelo vice-governador Robinson Faria.

O prefeito deixa o PP…mas permanece bem próximo do partido no município.

O atual comando do PP é formado pelo vereador-aliado Anchieta Padilha e o radialista Audy Acciole, chefe de gabinete do prefeito Gilson.

Robinson Faria perde em 2012 para ganhar em 2014

Thaisa Galvão
O vice-governador Robinson Faria, presidente do PSDno Rio Grande do Norte, entra para o time dos que perdem agora para ganhar depois.

É o que diz a lógica.

Robinson esperava formar o PSD-RN com 6 deputados, mas não chegou nem à metade do que esperava. Ficaram apenas dois: José Dias, ex-PMDB e Gesane Marinho, ex-PMN.

Para 2012, Robinson segue enfraquecido. Perdeu deputados, perdeu prefeitos.

O time que se formou forte no Brasil, com mais de 50 deputados federais, pouco pode ajudar no cenário político potiguar.

Pu melhor, em nada ajuda.

Mas…para 2014, a coisa pode mudar de figura e Robinson passar a ser o queridinho de vários partidos.

Por um motivo bem simples: a força do PSD nacional.

Com 54 deputados até agora, a representatividade na Câmara dará ao PSD generosos minutos no tempo destinado à propaganda eleitoral.

Bem mais que o DEM, que perdeu exatamente um terço de sua bancada, e muito-muito mais que o PMN, com representatividade nacional quase zero.

No tempo da TV, os minutos mais generosos serão divididos entre o PT, com maior bancada (87 deputados), o PMDB, segunda bancada (com 80 deputados), o PSD com a terceira (54 deputados) e o PSDB na quarta (52 deputados)…

E como o tempo de TV sempre contou na formação das chapas….o que o vice-governador perde agora, poderá ganhar no ano da Copa.

Médico Zé Júlio deixa PT e ingressa no PSD para disputar a Prefeitura de Antônio Martins em 2012

Jbelmot

No último dia de filiação partidária para os que desejam disputar as eleições de 2012 muitas novidades na política estadual, principalmente nos municípios do interior.

Uma das novidades é a filiação do médico e ex-prefeito de Antônio Martins José Júlio ao PSD do governador em exercício Robinson Faria.

Zé Júlio era filiado ao PT e foi candidato pelo partido a deputado estadual na eleição de 2010, ficando na 1ª suplência.

Zé Júlio é candidato novamente a prefeito de Antônio Martins e poderá ter como candidato a vice José Antônio Carvalho(PP).

José Antônio é filho do ex-deputado estadual Carvalho Neto, que foi prefeito de Antônio Martins por três mandatos.

PSD amplia desfalque no DEM

Estadão

Na reta final do prazo de filiação para quem quer concorrer às eleições de 2012, encerrado ontem, o PSD ampliou o número de baixas nas prefeituras do DEM em São Paulo. De acordo com levantamento preliminar feito pelas coordenações regionais, o partido dos democratas foi o que mais cedeu detentores de mandatos à nova sigla. Dos cerca de 25 prefeitos que já assinaram fichas de filiação, 8 são do democratas.

A expectativa do PSD é filiar 35 atuais prefeitos paulistas na legenda. O prazo de filiação vai até o dia 28 para aqueles que não vão concorrer a cargo eletivo em 2012.

O número de vereadores que ingressaram no PSD também é grande. Só na região de Rio Preto, cerca de 300 foram para a sigla do prefeito Gilberto Kassab, segundo o deputado Eleuses Paiva, coordenador do novo partido na região. “Vamos ter candidatos a prefeito em mais de 70% das cidades”, disse.


Briga do PSD por bancada pode ser decidida pelo STF

Agência Estado
O objetivo do PSD de conquistar a terceira maior bancada da Câmara pode acabar nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF). Motivo: pelo menos sete deputados federais que deverão migrar para o partido do prefeito Gilberto Kassab ocupam atualmente cargos em seus Estados. Como não estão no exercício do mandato, a filiação desses deputados ao PSD corre o risco de não entrar no cômputo para definir o tamanho da bancada do partido na Câmara.

Até agora, 48 deputados federais teriam batido o martelo para migrar para o PSD. Assessores jurídicos da Câmara argumentam que a bancada do partido que será contabilizada na Casa vai somar 41 deputados, uma vez que sete dos titulares estão em cargos nos Estados. Hoje, o PSDB é a terceira maior bancada da Câmara, com 52 deputados, atrás do PT, com 86, e do PMDB, que tem 80 deputados. A quarta posição é do DEM, que perderá duas dezenas de deputados para o PSD.

O tamanho das bancadas serve para determinar os espaços políticos, como nas comissões permanentes, e físicos da Câmara. O parâmetro usado é a bancada eleita. Mas como PSD não elegeu nenhum deputado, a questão deverá ter de ser resolvida pelo STF uma vez que as bancadas partidárias não aceitam perder posições para o novo partido.

Segundo o líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP), o partido terá, no mínimo, 52 deputados. Além dos que não estão no exercício do mandato, há também os suplentes que ocupam uma cadeira na Câmara e migraram para o PSD, mas cujo titular do posto é de outro partido. É o caso, por exemplo, de Eleuses Paiva (ex-DEM/SP), que ocupa a vaga de um tucano.

Os líderes aliados e de oposição já avisaram o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que não aceitam ceder seus próprios espaços para o novo partido. Eles defendem que o PSD tem passar primeiro pelas eleições de 2014, eleger uma bancada e, só então, reivindicar cargos no Congresso. Se conseguir ultrapassar o PSDB, o partido de Kassab teria direito até a uma vaga na Mesa da Câmara.

Com a criação do PSD, o DEM foi o partido mais prejudicado. A cúpula do partido de Kassab contabiliza a migração de 19 deputados federais para a nova sigla. Em seguida, vem o PP que deverá perder seis deputados. O PPS também foi afetado, com a saída de quatro deputados para o PSD. O PMDB vai perder três deputados e a bancada do PMN foi praticamente extinta com a saída de três dos quatro parlamentares do partido. O PR também deverá perder três deputados.


Juíza aposentada Soledade Fernandes assume o PSD em Caicó

Juíza aposentada, a caicoense Soledade Fernandes transferiu nesta sexta-feira (07), seu domicílio eleitoral para o município de origem.
O fato não se resume somente a isso.Soledade assumiu o controle do PSD de Caicó, sob as bênçãos do vice-governador Robinson Faria.E debaixo do braço, a juíza leva o irmão Pacífico Fernandes, ex-secretário de Saúde de Caicó, que possui uma larga folha de serviços prestados ao município.O empresário do Seis em Ponto, Pedro Gurgel, filho da médica Graça Fernandes, também ingressa na leganda, com a possibilidade de ser candidato a vereador.

Vereador Edivaldo Pereira é o novo integrante do PSD em Cerro Corá

Edivaldo Pereira
O Verador Edivaldo, filiou-se ao PSD, para fortalecer o Partido liderado no Estado pelo Vice-Governador Robinson Faria e em nosso Município pelo Secretário de Administração Adevaldo da Silva Oliveira, quero agradecer ao Vereador Binha por ter assinado a solicitação que fiz e pelo tempo em que tive no PSB. Agora estou nesta casa como membro do PSD juntamente com a Vereadora Graça fazendo parte da Base de sustentação do Prefeito Novinho, o qual estar fazendo um brilhante trabalho em nosso município.

COMISSÃO ESPECIAL APROVA PISO NACIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

A comissão especial destinada a analisar a criação de piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias aprovou nesta terça-feira (4), o substitutivo do relator, deputado Domingos Dutra (PT-MA), ao Projeto de Lei 7495/06 (e apensados). Pelo texto acolhido, a remuneração das categorias – para uma carga de trabalho semanal de 40 horas – será de R$ 750 mensais, mesmo valor pago atualmente, até 1º de agosto do ano que vem, quando passará para R$ 866,89. Com mecanismo de aumento real progressivo, o objetivo é chegar a dois salários mínimos em 2015.

A proposta agora será examinada pelo Plenário. De acordo com o presidente da comissão, deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB), já foram colhidas as assinaturas necessárias para garantir urgência à matéria. Ainda assim, Maranhão pediu que os profissionais de saúde mantenham-se engajados. “É fundamental continuar a pressão para mobilizar o presidente da Câmara, Marco Maia, e os líderes partidários”, argumentou.

REAJUSTES

Pelo projeto, em 1º de janeiro de cada ano, o valor do piso deverá ser corrigido com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os doze meses anteriores.

Como forma de assegurar o aumento real, o substitutivo de Dutra prevê ainda para o piso dos agentes mecanismo de correção semelhante ao adotado para o salário mínimo. Deve-se utilizar como índice o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo ano imediatamente anterior ao reajuste, acrescido de 13,27%. Essa sistemática deverá ser aplicada de 1º de janeiro de 2013 a 1º de janeiro de 2015. A partir de 1º de janeiro de 2016, o aumento deverá corresponder ao aumento do PIB.

UNIÃO

Atualmente, o salário dos agentes de saúde e de combate a endemias é pago integralmente pela União. Conforme o texto aprovado, o Executivo passará a responder pelo pagamento de 95% da remuneração dos profissionais. De acordo com Dutra, o objetivo é evitar questionamentos à norma, uma vez que a Constituição prevê que a União deve apenas suplementar o pagamento das categorias.

As verbas deverão ser repassadas aos fundos de saúde dos municípios, dos estados e do Distrito Federal como transferências correntes, regulares, automáticas e obrigatórias. Atualmente, conforme explicou Dutra, os repasses ocorrem por meio de portarias do Ministério da Saúde, “de forma precária”. Sem previsão legal, “tem prefeito cabeça de bagre que, em vez de completar o apoio da União, rouba, desvia, atrasa [os recursos]”, sustentou.

INCENTIVO

O substitutivo também cria incentivo financeiro para o fortalecimento de políticas relacionadas à atuação de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A ser pago pelo governo federal, o incentivo deverá corresponder, conforme o texto, a, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do valor repassado para pagamento dos salários dos profissionais.

Como forma de garantir a adequação da medida à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00), o projeto prevê também que o pagamento dos salários dos agentes seja computado como gastos de pessoal do ente federado beneficiado pelas transferências.

A proposta ainda proíbe a contratação temporária ou terceirizada de agentes, salvo na hipótese de combate a surtos epidêmicos.

Proposta já conta com as assinaturas necessárias para receber pedido de urgência e entrar rapidamente na pauta do Plenário.

PSD filia 54 deputados e se torna a 3ª maior bancada

O recém-nascido PSD arrastou para dentro de seus quadros até a noite desta sexta (7), 54 deputados federais.

Composta por descontentes de todos os quadrandes, a tropa presidida por Gilberto Kassab tornou-se a terceira maior bancada da Câmara.

Soma dois votos a mais que o PSDB, cuja bancada ficou com 52 deputados. Em quantidade, perde apenas para o PMDB (80 deputados) e o PT (86).

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Robinson Faria é o novo governador do Rio Grande do Norte

Robson Pires

A governadora Rosalba Ciarlini passa o cargo para o vice-governador, Robinson Faria, durante o período de 07 a 16 de outubro, às 7h desta sexta-feira (07), no hangar do Estado, localizado no Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Antes de viajar em missão oficial para os EUA, onde terá encontros com instituições financeiras e empresariais que buscam investir no RN, a governadora esteve reunida com seu secretariado no início da noite desta quinta-feira (06) para solicitar a continuidade do trabalho que vem sendo feito pelos gestores enquanto ela estiver viajando.

Robinson Faria tem reunião com grupo de energia eólica

Robson Pires,

Impulsionar o Rio Grande do Norte no mercado da energia eólica, esse foi o a assunto tratado na reunião do diretor da empresa Bioenergy, Oscar Gundes, com governador em exercício, Robinson Faria e o diretor do Idema, Marcelo Toscano, nesta sexta-feira (07).

O Rio Grande do Norte conta com 2.178,4 MW de capacidade instalada e deverá ter 79 parques eólicos em diversos municípios do estado até 2014. Atualmente o estado já produz 102,9 MW , sendo detentor de 49% de tudo o que foi disponibilizado para a produção de energia eólica no Brasil através de leilões.

O número deverá subir após a inauguração de mais duas usinas eólicas na cidade de Guamaré, que terão capacidade de produção de 14.4 MW cada uma. Uma das usinas deverá ser inaugurada no dia 30 de outubro, a outra ainda na primeira quinzena de setembro. “Somos um grupo brasileiro e seremos a primeira a atuar com venda de energia para o mercado livre, já fechamos a venda da energia produzida para a Cemig, que é uma empresa privada. Até então as vendas só eram feitas para mercados regulares”, informou Oscar Gundes.

De acordo com Robinson Faria, atualmente são cerca de 130 mil residências no estado que já contam com suprimento de energia elétrica gerado através da eólica. “Por ser uma energia limpa e produzida aqui, é de total interesse que esse número aumente”, disse o governador em exercício.

Pedro Gurgel vai dirigir o PSD de Robinson Faria em Caicó

Robson Pires

O empresário Pedro Gurgel Fernandes (foto), o Pedrinho, filho da médica Graça Fernandes, será o presidente da comissão provisória do PSD em Caicó. Pedrinho se filiou a legenda e é pré-candidato a vereador nas eleições do próximo ano.

A juíza Soledade Fernandes, que é sua tia, atendeu um apelo do vice-governador Robinson Faria e também se filiou ao PSD. Quem também assinou ficha na nova legenda foi o odontólogo Pacifico Fernandes que igualmente a Graça e Soledade (suas irmãs) têm o nome lembrado para disputar a prefeitura de Caicó. A médica Graça Fernandes preferiu permanecer no PMDB

Partidos têm até dia 14 para informar relações de filiados, mas terminou nesta sexta (7) prazo para novas filiações

Robson Pires

Os eleitores que pretendem concorrer a cargos eletivos nas Eleições 2012 tinham até esta sexta-feira (7) para estar com sua filiação partidária deferida no âmbito partidário. Já os partidos políticos têm até o próximo dia 14 para enviar as listas oficiais de filiados à Justiça Eleitoral. Esses prazos são independentes e não se confundem.

O prazo de filiação dos eleitores que desejam se candidatar a prefeito ou vereador em 2012 está previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997, artigo 9º): “para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.”

De acordo com a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), todo o procedimento de filiação partidária ocorre no âmbito da agremiação. A mesma lei prevê que as legendas devem enviar semestralmente à Justiça Eleitoral, na segunda semana dos meses de abril e outubro, a relação de filiados.

Neste ano, o TSE estabeleceu o dia 14 como data limite para cada partido informar as relações de filiados à Justiça Eleitoral, por meio do sistema Filia Web, disponível na pagina de internet do TSE. As relações de filiados devem ser enviadas por representante legal do partido, em nível estadual ou municipal, devidamente habilitado perante a Justiça Eleitoral. Com base nos dados alimentados pelos partidos no sistema Filia Web, o TSE prevê a divulgação das listas oficiais de filiados a partir do dia 19.

Pacífico Fernandes e sua irmã Soledade se filiam ao PSD e devem aderir à base de Bibi Costa

736
O odontólogo Pacífico Fernandes não é mais do PMDB. Entregou sua carta de desfiliação nesta tarde de sexta-feira (07) ao presidente do diretório caicoense, vereador Lobão Filho.

Foi o próprio Lobão quem confirmou ao Blog, a desfiliação. Pacífico se filiou ao PSD, recém registrado, com tempo inclusive de disputar as próximas eleições. Quem também se filiou ao partido foi sua irmã, a juíza Soledade Fernandes. Ao Blog ja foi adiantado que o PSD, sob o comando dos "irmãos Fernandes" vai ficar na base do prefeito de Bibi Costa.

Alexandre Dantas e mais cinco vereadores se filiam ao PSD em Carnaúba dos Dantas


739Prefeito Alexandre Dantas
O prefeito de Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas e os vereadores, Fabinho (presidente da Câmara), Pepeto (1º secretário da Câmara), Lonzinho (2º secretário da câmara), Nana e Marfran, assinaram as fichas de filiação e, agora, fazem parte do PSD, recém criado no estado pelo vice-governador Robinson Faria.Como essa decisão, o PSD de Carnaúba dos Dantas tem a maior bancada na Câmara com cinco vereadores, seguido pelo PMDB com dois e o PR e PT com um cada. O PMDB, por sinal é o único que faz oposição ao prefeito.Para o prefeito Alexandre , que deixou o PP essa é mais uma vitória política do grupo situacionista vez que três vereadores (Fabinho, Pepeto e Marfran) fazem parte da base do prefeito no legislativo e caminharão juntos nas eleições do próximo ano, mas, que, no entanto, estavam “presos“ ao PMDB e DEM, cujos partidos poderiam reclamar e criar problemas jurídicos com aqueles parlamentares.Além daqueles, a bancado do prefeito ainda conta com os apoios de Marcos Dantas (PR) e José Adenilson (PT). "Em 2012 vamos ampliar o arco de alianças que já tem PSD, PSB, PR, PHS, PP e PT visando fazer de Dr. Sergio o próximo prefeito de Carnaúba dos Dantas" completou Boboca.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Apesar de já terem anunciado desistência, Ricardo, Raimundo, Gustavo e Vivaldo estão no diretório do PSD


724Composição do PSD potiguar continua com nomes dos desistentes – Fonte: TRE/RN

O sistema online do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já exibe a partir desta quarta-feira (05), o diretório do PSD no Rio Grande do Norte. O vice-governador Robinson Faria como presidente e o deputado federal Fábio Faria como secretário Geral do partido. O início da vigência é de 12 de julho deste ano até julho de 2014. A data da decisão/despacho é desta quarta-feira (05).

A novidade é que os desistentes foram mantidos no diretório do PSD no Rio Grande do Norte: o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (1º vice-presidente); o deputado Raimundo Fernandes (2º vice-presidente); os deputados Vivaldo Costa e Gesane Marinho (1º e 2º Tesoureiros); Já o deputado Gustavo Carvalho ficou como Vogal, mesmo cargo do fiel escudeiro de Robinson, o deputado José Dias.

PSD já tem protocolado no TRE até agora 13 diretórios e 36 comissões provisórias em todo Estado

Ainda no sistema online do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), já aparece as primeiras comissões do PSD no Rio Grande do Norte. Ao todo, 13 diretórios (Afonso Bezerra, Arês, Bom Jesus, Campo Grande, Canguaretama, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Lagoa D’anta, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Parnamirim e Taipú).

Também já foram validadas 36 comissões provisórias: Angicos, Apodi, Baía Formosa, Baraúna, Boa Saúde, Campo Redondo, Encanto, Espírito Santo, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itaú, Japi, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Câmara, José da Penha, Jucurutu, Lages, Marcelino Vieira, Martins, Nova Cruz, Paraná, Paraú, Parelhas, Passa e Fica, Passagem, Patu, Pedra Grande, Pedro Velho, Pendências, Santa Cruz, Várzea e Vera Cruz

Vice Governador quer Fábio ou Gesane na disputa pela prefeitura de Natal

Robson Pires

Deu no Valor Econômico:

Governadora e vice tentam articular um candidato único para a Prefeitura de Natal em 2012, mas já discutem cenários separados.

“Pode ser que em cidades do interior não fiquemos no mesmo palanque, até porque eu era de outro grupo político. Agora, como a eleição na capital é mais emblemática, vamos procurar apoiar o mesmo candidato ou ter um acordo para o segundo turno”, diz Faria, que sugere para a disputa o nome do filho ou da deputada estadual Gesane Marinho (PSD).