sábado, 16 de janeiro de 2010

As cenas e detalhes da Festa de Todos, que reuniu os gregos e troianos da política potiguar

Os três candidatos ao Senado estiveram na casa do empresário Marcelo Alecrim e Elinor, na noite desta quinta-feira.
Foram convidados para a festa de aniversário de Fernanda maia, mulher do deputado João Maia.
A festa de Fernanda virou a “Festa de Todos”, tantos eram os políticos-adversários juntos.
O “Acordão de Fernanda Maia” reuniu os aliados José Agripino e Garibaldi Filho, e a adversária Wilma de faria.
Os três querem ser senador mas só há vaga para dois.

Wilma demorou pouco, e na noite, de candidatos ao Senado, Garibaldi e Agripino reinaram.
Mas reinaram sem a cabeça da chapa, já que a senadora Rosalba Ciarlini, candidata dos dois ao governo, não foi convidada.
De governadorável, só o vice-governador Iberê Ferreira de Souza.
Que até se juntou aos adversários...assim, num momento ‘educação é bom e eu gosto’.
A Festa de Todos reuniu no mesmo ambiente mas não chegou a unir mesmo foi a prefeita Micarla de Sousa com o senador José Agripino e o deputado Robinson Faria.
Que o clima era esquisito entre eles...era sim.
Com os cliques do Blog e do parceiro Rodrigo Rafael, que cobria para o Versatilnews, de Toinho Silveira, eis as imagens da Festa de Todos:

Fernanda Maia, a aniversariante que reuniu gregos e troianos da política, ganhou festa-surpresa organizada pela sobrinha de João, empresária Gislana Maia. A festa aconteceu em território mais do que imparcial: a casa de Elinor e Marcelo Alecrim. Empresários que sequer são filiados a partidos políticos. E são amigos de todos.

Fotos: Thaisa Galvão

O senador Garibaldi Filho,com Denise, foi oprimeiro político a chegar. E conversou muito com o empresário Marcelo Alecrim. Que tentou dar continuidade à conversa iniciada há alguns dias, na mesma casa, entre eles dois e o deputado João Maia. Conversa que não teve desdobramentos. Por decisão de Garibaldi.

Depois de Garibaldi, eis que chegam à Festa de Todos a prefeita de Natal, Micarla de Sousa e o marido-candidato, Miguel Weber. O casal também não demorou muito, pois saiu para comemorar outro aniversário: da engenheira-construtora Cíntia Delfino, que antes, também passou na casa de Marcelo Alecrim para cumprimentar Fernanda Maia.

Fotos: Rodrigo Rafael

A governadora Wilma de Faria foi outra que não se demorou na Festa de Todos. Tinha outro compromisso. Entre os adversários da noite, o cumprimento mais festivo foi com o senador-candidato Garibaldi Filho.

O último candidato ao Senado a chegar foi o senador José Agripino, que estava em um casamento. Ele e Anita Catalão -sempre querida - foram recebidos pela aniversariante Fernanda.

Sempre elegante, o senador José Agripino foi cumprimentar a governadora Wilma de Faria. Não dispensou os dois beijinhos. Mas a noite dos dois não passou disso. Agripino cumprimentou e seguiu para outras mesas da varanda.

Com o senador José Agripino, chegou o novo fiel aliado deputado Robinson Faria, vice na chapa da governadorável Rosalba Ciarlini, e ex-aliado do deputado João Maia na extinta Unidade Potiguar. Apesar da separação, João não para de declarar que Robinson foi um "amigo" que ele fez na política. E Robinson retribui. Robinson chegou à Festa de Todos com Agripino e Anita, e com a mulher Julianne Faria e o filho deputado federal Fábio Faria.

Ex-aliado da governadora, apesar de declarar que nada está definido, o deputado Robinson Faria repetiu o gesto elegante do novo aliado senador José Agripino Maia. E foi à mesa da governadora Wilma de Faria para cumprimentá-la. Com direito a dois beijinhos e pouco - ou nenhum papo.

Na Festa de Todos, o cabeça de chapa presente era o vice-governador Iberê Ferreira de Souza. E o deputado Robinson Faria, mesmo antes de se eleger vice de Rosalba, já assumiu o papel de substituira titular quando necessário. Robinson era o governadorável em exercício na ausência de Rosalba, que não foi convidada. E pelo gesto do senador Garibaldi Filho, a união, apesar da elegância de todos, não deixava de ter um clima...esquisito.

Fotos: Thaisa Galvão

Quebrando o clima ruim, o deputado João Maia e o senador Garibaldi Filho partiram para a brincadeira. João dizia que estava 1brigando" com Robinson...e Garibaldi arrematava: "E euno meio"... Agripino ficou de fora da brincadeira.

E no clima meio esquisito da noite, o deputado-vice Robinson Faria e a prefeita Micarla de Sousa não chegaram a bater papo. Enquanto a prefeita prestava atenção no que dizia a governadora Wilma de Faria e o deputado João Maia, o marido Miguel era quem conversava, ali, coladinhos, mas parecendo beeem distantes, com os deputados Robinson Faria e Fábio Faria.

Já seguindo o ritmo descontraído da festa, o vice-governadorável Iberê Ferreira de Souza posou com os aliados que despontam como possíveis vices na sua chapa. Como o jornalista Miguel Weber, marido da prefeita Micarla de Sousa, apontado pelos leitores do BLOG, na ENQUETE que ainda está no ar, como um dos preferidos companheiros de chapa de Iberê. Aliás, a Enquete do Blog foi tema de conversa entre Miguel e Iberê, com Micarla e a democrata Anita maia de testemunhas. Antes de deixar a Festa de Todos, Miguel e Micarla posaram com Iberê, Fernanda Maia, Marcelo Alecrim e Elinor.

E a Festa de Todos levou assinatura do Chef Francisco Gasteasoro, o uruguaio que era responsável pelas delícias da cozinha do Barreira Roxa, e agora é contratado exclusivo da casa de Marcelo Alecrim e Elinor.



sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Iberê retoma articulações para definir nome do vice

Enquanto a chapa oposicionista está praticamente fechada com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o Governo e o deputado Robinson Faria (PMN) para vice, a indefinição permanece do lado governista. Iberê Ferreira (PSB), que será candidato apoiado pela chefe do Executivo estadual Wilma de Faria, ainda não fez a escolha do companheiro de chapa. Para essa vaga despontam o deputado federal João Maia (PR) e uma indicação do PDT, que poderia ser o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo ou o ex-prefeito de Parnamirim Agnelo Alves.

Ivanízio RamosIberê Ferreira é pré-candidato ao governo e Wilma de Faria deve concorrer ao SenadoIberê Ferreira é pré-candidato ao governo e Wilma de Faria deve concorrer ao Senado
No caso de João Maia, o vice-governador já fechou o apoio do PR para o palanque do PSB. A dúvida ocorre porque a defesa da direção nacional do PR é para o deputado federal ser candidato à reeleição. Já o convite de Iberê Ferreira foi focado na candidatura a vice. Outro nome cotado para a vaga de vice é o do ex-prefeito de Assu e ex-deputado Ronaldo Soares (PR). Existe a alternativa do PSB compor a chapa com o PDT, partido presidido por Carlos Eduardo, que é pré-candidato ao Governo. Caso consolide a aliança, na ala pedetista há dois nomes cotados para vice, o próprio ex-prefeito de Natal e o jornalista Agnelo Alves.

“Conversei (com os partidos) a primeira rodada, agora vamos conversar novamente e já estabelecendo e fechando posições”, disse, enumerando que terá novas reuniões com o PR, PTB, PDT, PT, PC do B e PHS. Entre os partidos que buscará negociar, as maiores dificuldades de Iberê Ferreira estarão com o PDT, que mantém a candidatura de Carlos Eduardo, e com o PC do B, que sinaliza para apoiar o ex-prefeito de Natal. As demais legendas já são consideradas fechadas para o palanque do PSB.

Sobre o fechamento da chapa Rosalba Ciarlini para o Governo e Robinson Faria para vice, com Garibaldi Filho e José Agripino tentando a reeleição no Senado, Iberê Ferreira analisa: “Até parece um acordão contra a minoria. É importante você ter um grupo menor, mas unido, do que um grupo muito heterogêneo, grande e que não tem aquela união toda”, disse ele, em entrevista a TV Ponta Negra.

Além de escolher o candidato a vice, as conversas do peessebista também levarão a definição do segundo nome para o Senado, na chapa que já tem confirmada a governadora Wilma de Faria. Esse nome poderá vir do PT, já que externou o desejo de integrar a chapa majoritária, ou do PC do B, que tem um pré-candidato a senador, o publicitário Sávio Hackrat.

Sobre as declarações do deputado estadual Robinson Faria, que acusou a governadora Wilma de Faria de há dois anos “fazer uma escolha estratégica por fortalecer a candidatura de Iberê Ferreira”, o vice-governador foi ponderado. “Minha candidatura não foi anunciada há dois anos coisa nenhuma. Ela foi anunciada há poucos dias. Como vice-governador eu vinha construindo, fazendo trabalho, o que é natural, ao longo desses anos todos”, disse Iberê Ferreira. Ele ressaltou que “até agora a gente estava procurando um entendimento com ele (Robinson Faria)”.
COMENTÁRIO DO BLOG:
Quando o Vice-Governador Iberê Ferreira, analisa o fechamento da Chapa da Oposição tendo a Senadora Rosalba Ciarlini para o Governo e o Deputado Estadual Robson Faria para Vice, os Senadores Garibaldi Alves e José Agripino como candidatos a reeleição, classificando de grande grupo que parece acordão contra a minoria, desta vez referindo-se ao seu grupo político, ele preconiza reconhecendo a derrota naturalmente. E isto parece ser o caminho, pois o poder muitas vezes substima aliados e abre-se caminhos para a derrota, porque até hoje eu não compreendo o porquê apoiar um candidato em desvantagem na opinião pública em detrimento dos líderes bem avaliados pela população se é ela quem realmente escolherá através do voto em 3 de Outubro de 2010.
Adevaldo Oliveira

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A Escola Estadual Querubina Silveira com nova Direção.


A Escola Estadual Querubina Silveira, oficialmente tem nova Direção para conduzir os destinos dos Cerrocoraenses que passarão por lá. É o nosso amigo Tenan, Diretor e Ritinha, viçe-diretora. Foi uma solenidade bastante concorrida com as presenças maciças dos Secretários Municipais: Maria de Fátima Melo da SMECD, Jailmar Jargas da Silva Rodrigues, da SEMSA, Maria Amália Qquirino Olímpio, da SEMTHAS, Francisco de Assis dos Santos, da SAMAT, Ivonete Maria da Silva, SEFIT, também representando o Prefeito Raimundo Marcelino Borges que se encontra em Brasília a convite do Palácio do Planalto para assinar convênio na área de habitação do Progrma Minha Casa, Minha Vida e de Adevaldo da Silva Oliveira, SEMAG, que na oportunidade também representava a Vereadora Graça, sua Esposa que justificou sua ausência em função da participação da mesma no aniversário de sua afilhada Edvirgens, filha do casal Fátima Lira e Iromar. outrossim também participaram da solenidade o Ex-Diretor Júnior e Vice- Diretora Helena Macêdo, Diretora da Escola Municipal Sebastiana Alves Nôga Luciene, Diretora da Escola Municipal Belmira Viana, Joelma, Representante do Conselho Tutelar, Erinho, Joca representando o Conselho Escolar da EEQS, Vereador Evilásio, Professores, Funcionários, dentre outros. oportunamente, Tenan conclamou a todos para ajudar a escola a cumprir a meta prevista para o próximo biênio que é de apenas 0,04%, numa demonstração de conhecimento de causa e de compromisso com a qualidade da educação, no sentido de oferecer ao aluno um tratamento mais eficaz e permanente para que se tenha confiaça por parte da comunidade escolar na Instituição, nos profissionais eno futuro reservado a cada um. todas as autoridades que se pronunciaram prometeram apoio para que esta gestão tenha êxito nas suas propostas e resultados superativos em relação as metas propostas. O secretário de administração Adevaldo fez um histórico das dificuldades que a educação brasileira tem e nos desafios que a coordenação administrativa e pedagógica tem a enfrentar para se ter resultados satisfatório em prol do aluno, que na verdade é o centro das atenções em todos os campos da educação. Elogiou o trabalho de superação e até individual do Ex-Diretor Junior e sua equipe e teceu palvras de conforto, entusiasmo e auto-estima ao novo Diretor Tenan e sua equipe, colocando-se a disposição para no que couber ajudar a esta gestão, não só sua mas também pode contar com o apoio inestimável da Vereadora Graça. Já a Primeira Dama e Secretária de Finanças Ivonete, disse que a nova pode contar no que for preciso e que tiver ao alcançe da Prefeitura podem contar com o apoio do Prefeito Novinho nesta parceria em prol da educação do nosso povo como sempre tivemos numa demonstração de compromisso com a educação.

O silêncio do deputado federal Fábio Faria

O deputado federal Fábio Faria (PMN), tem se mantido longe das discussões em torno da indicação do nome do seu Pai Robinson Faria para vice de Rosalba Ciarlini. Segundo Canindé Queiroz escreve na Gazeta do Oeste, o motivo para o silêncio do jovem parlamentar é justificado pela sua discordância em relação a essa aliança.

“O parlamentar e líder do PMN na Câmara dos Deputados não esconde de ninguém a sua preferência por se manter ao lado da governadora Wilma de Faria (PSB). Fábio é uma espécie de ‘sobrinho’ da chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense, já que a sua mãe, Nina Salustino, é casada atualmente com o irmão de Wilma, o advogado Newton Nelson. Está tudo em casa”.

Do Blog: Para quem não sabe, Fábio tem raízes em Currais Novos, inclusive na campanha de 2006 tinha a Fazenda “Aba da Serra” próximo a “Fazenda Barra Verde” como seu QG político. Ele é bisneto do Desembargador Tomaz salustino e neto de Edgar Salustino.

Chefe da Gabinete reage à aliança do PMN com o DEM

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Vágner Araújo, disse ontem “estranhar” o posicionamento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), em formar uma aliança com o grupo liderado pela candidata democrata, senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Vágner disse que as afirmações do líder do PMN atestavam exatamente o contrário. “Nas ultimas conversas Robinson assegurou que não iria ceder a Rosalba. As bases exigiam e ele seria candidato”, enfatizou o secretário.
Rodrigo SenaVágner diz que Robinson afirmou candidaturaAs declarações do secretário são uma reação ao posicionamento adotado pelo presidente da Assembleia Legislativa. Na última segunda-feira, quando da votação do projeto que contemplou o Sistema de Distribuição e Tratamento de Água de Mossoró, ele criticou os membros do Executivo Estadual, dizendo terem os mesmos subestimado-o e tentado enfraquecê-lo em detrimento da candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Para Robinson Faria, a governadora Wilma de Faria quis miná-lo para, depois, vê-lo ceder às vontades do sistema.Alem de Vágner Araújo, nenhum dos membros do grupo liderado pela governadora e vice-governador do Estado, ambos do PSB, teceu opiniões sobre a opção política que o deputado do PMN sinaliza. Robinson garante que se sentia confortável e até credor com o sistema governista. “Quando eu dei o não a Garibaldi (o senador Garibaldi Alves convidou o deputado Robinson Faria para ser o candidato a vice-governador em sua chapa, em 2006), Wilma prometeu me apoiar para governador em 2010. Foi na casa dela. Eu acreditei e sonhei com isso”, lamentou o parlamentar.Ele apontou que governadora Wilma de Faria tem trabalhado desde o início para fortalecer a candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza à sucessão estadual. Ao propor o critério das pesquisas na escolha do candidato governista, afirmou Robinson Faria, tal tese foi enfaticamente descartada pela líder do PSB. “Ela me informou que ia apoiar Iberê porque era o vice-governador e era do partido dela. Eu ainda argumentei lembrando do que aconteceu com Rogério (Marinho), em 2006, mas não teve jeito”, frisou o presidente da Assembleia.O deputado Robinson Faria disse que vai fazer uma série de visitas em seus principais redutos eleitorais. Indagado se os senadores Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino Maia (DEM) tem preferência de seu apoio em detrimento de Wilma de Faria, afirmou: “Vou quase responder sua pergunta. Se as pessoas que me acompanham assim opinarem não terem qualquer problema”, frisou o parlamentar.

Governo tem 90% dos recursos pra obras viárias no Estado

A governadora Wilma de Faria participou com o Presidente Luís Inácio Lula da Silva - nesta quarta-feira (13), em Brasília – da solenidade de lançamento do PAC da Copa 2014. Ficaram garantidos R$ 12,8 bilhões para obras de infraestrutura e realização dos projetos do estádios nas 12 cidades-sedes. Desses recursos, R$ 8 bilhões são para obras de modernização do trânsito e mobilidade urbana e outros R$ 4,8 bilhões vão para financiar os projetos de construção ou reforma dos estádios.
DivulgaçãoVão acontecer mudanças nas principais ruas de NatalO Rio Grande do Norte é o Estado que proporcionalmente mais liberou recursos para consolidar o projeto para a Copa de 2014, especialmente para os acessos ao Estádio das Dunas, melhorando o trânsito em Natal. Dos 18 projetos apresentados ao comitê gestor do PAC da mobilidade urbana, 16 foram aprovados, somando recursos de R$ 400 milhões. O montante representa a aprovação de 90% dos projetos.“É um volume grande de investimentos em infraestrutura que vai beneficiar Natal após o evento. As melhorias viárias serão os mais importantes legados físicos do evento em nosso Estado”, analisou a governadora após a solenidade.Além do presidente Lula, estavam na solenidade a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Roussef, o ministro dos esportes Orlando Silva e o ministro das Cidades, Márcio Fortes. Do Rio Grande do Norte, além da governadora Wilma de Faria, estava presente a prefeita de Natal Micarla de Sousa.
saiba mais
Obras de mobilidade para Copa de 2014 são apresentadas pela PrefeituraEm seu discurso, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, saudou a governadora Wilma de Faria em nome de todos os governadores presentes à solenidade.Os R$ 400 milhões serão aplicados em obras como a duplicação da avenida Mor Gouveia, complexo viário na altura da Urbana, com a construção de túneis e viadutos, ligação da Via Costeira com a avenida Engenheiro Roberto Freire, com a eliminação da rótula existente e construção de elevados, entre outros complexos viários, como a construção de um viaduto integrando as avenidas Ayrton Senna e Roberto Freire, na zona sul da capital.Para o “Estádio das Dunas”, o Estado receberá R$ 370 milhões por intermédio do BNDES. Os R$ 30 milhões restantes para viabilização do projeto serão aplicados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Natal, a título de contrapartida.O modelo aprovado por Lula prevê que investidores - públicos ou privados - dos estádios possam contratar empréstimo no BNDES de até R$ 400 milhões, o que deve corresponder no máximo a 75% do valor da obra. Os demais 25%, o que corresponde a R$ 100 milhões por arena, deverão ser captados pelos governos locais ou setor privado sem o auxílio do BNDES.O modelo de financiamento será o mesmo para estádios públicos e privados (Morumbi, Beira-Rio e Arena da Baixada): carência de três anos e financiamento em 12 anos corrigido pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) mais 1,9% ao anoRecursosO PAC 2014 foi aprovado na última terça-feira (12), pelo conselho curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) quando foram liberados os R$ 8 bilhões para o financiamento de obras urbanas para as 12 cidades-sede da Copa de 2014 no Brasil.De acordo com o ministro, as 12 cidades-sede da Copa serão beneficiadas com os recursos através das prefeituras ou dos governos estaduais. O financiamento é de 20 anos para obras rodoviárias e 30 anos para obras em trilhos, com quatro anos de carência.As cidades que serão sede de jogos na Copa de 2014 são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Rosalba e Robinson fecham acordo para disputa eleitoral

O DEM, o PMN e o senador Garibaldi Filho selaram a aliança para o pleito de 2010. A senadora Rosalba Ciarlini será candidata ao Governo, com o PMN indicando o vice e os candidatos ao senado serão José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), ambos tentando a reeleição.

Laurivan Sousa / www.fotoreporterrn.comRosabal Ciarlini e Robinson Faria devem concorrer ao governo pela aliança de oposiçãoRosabal Ciarlini e Robinson Faria devem concorrer ao governo pela aliança de oposição
O nome para vice é o do próprio Robinson Faria, mas há ainda uma segunda alternativa que seria ele indicar. Os outros dois partidos aliados nessa chapa, o PSDB e o PV serão acomodados nas suplências dos candidatos ao Senado. O suplente de José Agripino Maia será o deputado estadual Paulo Davim (PV). O senador Garibaldi Filho terá como suplente o ex-deputado federal João Faustino, que na atual legislatura é o suplente do peemedebista.

“A chapa está sendo costurada por José Agripino, Rosalba Ciarlini e Robinson Faria. Eu estou cuidando apenas da parte do PMDB”, disse o senador Garibaldi Filho. Para a senadora Rosalba Ciarlini, tudo isso representa a formação de aliança. “É hora de agregar, de unir para que possamos formar a chapa”, afirmou. Ela detalhou que o convite para o encontro partiu do deputado do PMN.

“Robinson (deputado Robinson Faria) nos convidou, a mim e aos senadores José Agripino e Garibaldi Filho, para fazer uma aproximação, uma confraternização com os deputados”, comentou Rosalba. O palco que definiu a chapa foi a casa de veraneio do deputado estadual do PMN, na praia de Pirangi. Além dos quatro envolvidos diretamente na chapa majoritária, estavam também na reunião o deputado federal Felipe Maia (DEM) e os estaduais Gesane Marinho (PMN), Ricardo Motta (PMN), Raimundo Fernandes (PMN), José Dias (PMDB) e Walter Alves (PMDB).

O deputado federal João Maia (PR), que já fechou aliança com o vice-governador Iberê Ferreira, também esteve no almoço. A presença do parlamentar do PR foi avaliada por alguns como uma reviravolta no acordo com o PSB. Mas pessoas próximas ao vice-governador, garantem que o acordo entre João Maia e Iberê Ferreira está mantido, prova é que foi de Maia a atribuição para indicar o novo diretor geral do DER, Gleidson Maia, sobrinho do deputado do PR.

A senadora Rosalba Ciarlini é ponderada ao falar do deputado do PR. Ela disse que a presença dele no almoço se deve a amizade com Robinson Faria, mas não descarta que João Maia a apóie para o Governo. “Como eles são próximos e estivemos juntos nas eleições de Natal, é natural que a gente converse”, disse, acrescentando: “se há possibilidade (de João Maia apoiar a sua candidatura), não sei, mas estamos conversando”. “Não fecho nenhuma porta. Janelas e portas estão escancaradas.”

Mudanças no Governo

Com a confirmação do deputado estadual Robinson Faria na chapa oposicionista, o reflexo direto serão mudanças entre os auxiliares de primeiro escalão do Governo do estado, com a exoneração dos indicados do deputado do PMN. Na CAERN está um dos principais cargos indicados por Faria. O diretor presidente, Walter Gazzi, e o diretor técnico, Clóvis Velloso.

Bate-papo» Robinson Faria, Presidente do PMN

A reunião de domingo, com a presença dos senadores Rosalba, Garibaldi e Agripino, fechou a parceria com o senhor como candidato a vice?

Não. Até porque não tinha como fazer um fechamento de chapa em um encontro com as 40 pessoas que estavam lá. Esse foi um almoço de verão, de se buscar afinidades, convivências. Eu estou me aproximando desse grupo a cada dia e há – eu não vou esconder – um trabalho de aproximação no sentido de buscarmos o exercício para podermos chegar a um consenso de uma união. Isso aconteceu em Natal em 2008 e poderá acontecer para o Estado em 2010. É uma hipótese que eu não vou esconder que poderá acontecer. Eu disse a Rosalba, José Agripino e Carlos Augusto, quando me reuni com eles, semana passada, no apartamento de José Agripino, que a partir de hoje eu iniciaria um roteiro de visitas, por telefone ou ao vivo, para ouvir as pessoas que estão comigo há mais de vinte anos. Esse grupo vai decidir comigo.

O senhor já definiu se comporá uma chapa majoritária?

Eu sonhei muito e trabalhei muito para ser candidato a governador do Estado. Eu não tinha nenhum medo de ser candidato de terceira via, mas o grupo que apoia o vice-governador, a governadora e seus seguidores, quando percebeu que eu estava na rua, com a minha candidatura procuraram dispersar o bloco, que estava formado por mim. Quando o governo descobriu que João Maia ia me lançar candidato em Caicó, para a partir de lá eu percorrer todo o Estado me lançando oficialmente, foi à João e o convenceu a não embarcar na terceira via e aí eu fiquei só. Henrique aos poucos foi deixando o grupo também. Então o que me resta hoje é ser candidato sozinho ou ser deputado, vice-governador. Tudo isso vai ser decidido em grupo.

A aliança com o Governo está descartada?

O Governo fez uma opção clara, não vamos ser hipócritas, há mais de dois anos fez uma opção estratégica de fortalecer Iberê em detrimento dos demais. Quando eu propus o critério da pesquisa ninguém aceitou. A governadora inclusive foi taxativa dizendo que não aceitaria esse critério, informando que o candidato era Iberê, por ele ser vice-governador e ser do partido dela. Ela, na verdade, queria impor Iberê. A governadora colocou Alexandre Macedo, seu marqueteiro, para alavancar o nome de Iberê. Houve um trabalho de desmonte da minha candiatura. O Governo queria me enfraquecer para eu me render ao nome que eles viessem a apoiar, um nome já escolhido. Só que eu não me enfraqueci.

Robinson afirma que será fiel da balança


Presidente da Assembleia Legislativa e do PMN, o deputado Robinson Faria (PMN) declarou ontem que sentiu-se “escanteado” pela governadora Wilma de Faria quando da escolha do candidato do grupo para a eleição de 2010 e que, por isso, não mais esconde de ninguém, que caminha para um momento de “sintonia e convergência com o grupo da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata da oposição ao Governo do Estado. Robinson disse também não ter dúvidas que seu grupo político dará a eleição ao candidato vitorioso em 2010. “Sem querer ser pretensioso eu tenho certeza que ocorrerá o mesmo que ocorreu em 2006, quando Garibaldi me convidou para ser o vice e eu recusei por lealdade a Wilma. Naquele período nós revertemos a adversidade nas pesquisas”, disse o parlamentar.

Robinson enfatizou que não houve, por parte da líder do PSB, um tratamento de reciprocidade, tendo esta desacreditado e subestimado suas possibilidades enquanto candidato a governador. “Não acreditaram que meu nome tinha viabilidade hora nenhuma. O grupo que eu fazia parte não tinha isenção e hoje eu posso dizer que me sinto totalmente livre e até credor do sistema que faço parte. Estou totalmente à vontade para tomar qualquer decisão”, enfatizou. O líder do PMN lembrou também que, ao recusar o convite feito por Garibaldi Alves, em 2006, a governadora Wilma de Faria teria lhe prometido a vaga de candidato à governador na eleição deste ano. “Foi na casa dela e eu sonhei e acreditei nisso”, concluiu.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tremor pode ser o segundo de um "enxame sísmico"

O professor de Sismologia da UFRN Joaquim Ferreira disse que o tremor sentido na tarde desta segunda-feira (11) no Rio Grande do Norte pode ser apenas o segundo de um "enxame sísmico". A terra tremeu no Estado na tarde de sábado (9)."Houve um sábado e este no começo da tarde, que já está confirmadíssimo. É bem provável que ocorram outros, desencadeando o que chamamos de enxame sísmico", falou o professor.

Reprodução /UnBImagem do Observatório Sismológico da UnB mostra epicentro do tremorImagem do Observatório Sismológico da UnB mostra epicentro do tremor

Joaquim Ferreira disse que hoje à tarde os professores da UFRN vão se reunir para analisar os dados do tremor. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o terremoto que teve o epicentro na comunidade de Jerusalém, entre os municípios de Taipu e Poço Branco, a cerca de 50 quilômetros de Natal, chegou aos 3.8 graus na Escala Ricther.

A prefeita Micarla de Sousa está reunida com Sérgio Leocádio e com o coronel Marcos Rodrigues, respectivamente secretário e diretor da Defesa Social do município.

Já a governadora Wilma de Faria afirmou em sua página no Twitter que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Social do Estado vão se reunir com técnicos da UFRN e as prefeituras de Natal e João Câmara para avaliar o terremoto e os possíveis dados.

Emanuel AmaralSegundo Etevaldo Veras, moradores das Rocas correram para a ruaSegundo Etevaldo Veras, moradores das Rocas correram para a rua
População ficou assustada


O tremor é o assunto nas ruas das Rocas. O morador do bairro das Rocas, Etevaldo Veras ficou assustado. “Eu estava na cama e ela começou a dançar igual a um carro velho. Todo mundo correu pra rua, quem estava em apartamento foi para as janelas. Outra moradora Adriana Araújo relatou “uma amiga que estava na praia do Meio sentiu a televisão saindo do rack, e eu senti o sofá se mexendo”.

No município de Poço Branco, um dos mais atingidos pelo tremor, a população está com medo de voltar para suas casas. Muitas residências fora afetadas e ficaram com as paredes rachadas depois do abalo sísmico.

Na casa do comerciante Raimundo Nonato há uma rachadura do chão até o teto de uma das paredes. Ele afirma que está com tanto medo, que não quer dormir em casa nesta noite. “Tô com vontade de armar uma barraquinha alí fora e dormir com minha família”, diz Raimundo. No comércio dele, ao lado de sua casa, alguns biscoitos chegaram a cair das prateleiras.
Emanuel AmaralRaimundo Nonato mostra rachadura causada pelo terremoto em sua casaRaimundo Nonato mostra rachadura causada pelo terremoto em sua casa

Já na casa da dona Maria Aparecida Lima o tremor foi sentido com tanta força que um porta-retratos caiu da parede. A parede da cozinha também ficou com uma rachadura do teto até o chão. “Fiquei me tremendo, se continuar como antigamente, o que será do povo de João Câmara e Poço Branco?”, questiona a moradora.
Emanuel AmaralDona Maria Aparecida mostra porta-retrato que quebrou após cair durante tremorDona Maria Aparecida mostra porta-retrato que quebrou após cair durante tremor
TN

domingo, 10 de janeiro de 2010

Cristóvam Praxedes assumirá Segurança Pública com um desafio: focar no combate ao tráfico de drogas

Na área de Segurança Pública, já é certo:
O desembargador Cristovam Praxedes será o secretário, em substituição ao atual titular da pasta, Agripino Oliveira.
Cristóvam sabe que terá pela frente uma plantação inteira de abacaxi para descascar.
Ele adianta que o grande problema da criminalidade está no tráfico de drogas.
Descobrir o mapa de todas as bocas da cidade não será nem um pouco difícil para o secretário de Segurança.
Basta querer.
Informantes, dentro da própria pasta, não vão faltar.
Só nunca entendi porque nunca optaram por estourar todas.

Com Robinson já definido vice, almoço será para discutir anúncio da chapa

Quando será anunciado...
Talvez seja em torno da data e de como será feito o anúncio, que a oposição discutirá hoje durante almoço na casa do deputado Robinson Faria, em Pirangi.
Porque o que tinha de ser definido, já foi.
Robinson é o vice da senadora-governadorável Rosalba Ciarlini.
No encontro deste domingo, no Porto Brasil, definições apenas em torno do anúncio.
Na pauta das conversas, uma grande festa popular.
Para o anúncio.
Porque até para a campanha, a estratégia já foi definida.
Em 100 dias, a caravana puxada por Rosalba e Robinson percorrerá 100 municípios do Rio Grande do Norte.
No time que chegará a cada cidade, os senadores Garibaldi Filho e José Agripino, os federais Felipe Maia, Fábio Faria, Betinho Rosado e Rogério Marinho, os estaduais Walter Alves, José Dias, Leonardo Nogueira, José Adécio e Getúlio Rego.
*
Falta definir só se o PV estará nesse time também.
O deputado Paulo Davim, o Verde que não fala pelo partido, mas que fala por ele, como já disse ao Blog, cerca de um mês atrás, seguirá nesse barco.
É eleitor declarado de Rosalba, e cotado para ser o suplente de Agripino.
Na época que o Blog divulgou, perguntei a Davim...e ele se fez de sonso.

As cenas do almoço da oposição

O almoço da oposição, oferecido pelo deputado Robinson Faria, na casa do Porto Brasil, em Pirangi, foi o assunto do dia nos meios políticos.
No encontro, eles podem até não ter tomado decisões.
Apenas comemorado decisões.
Eis as imagens do almoço.

Fotos: Laurivan Sousa

Deputada Gesane marinho e o marido Remy, deputado Walter Alves, Robinson, João Maia, Rosalba e Agripino



Rosalba terá voto de João Maia? Maia - aqui com Fernanda - diz que não. Mas Agripino terá



E essa mão de João na mão de Rosa? Significa o quê? Nada

Foto: Divulgação


Políticos testaram popularidade no shopping

Publicado por Robson Pires

Os políticos estão em tudo. Festas de padroeiro, missa e até no shopping.

Não para comprar, mas sim vender simpatia e testar a sua popularidade no Midway, em Natal.

Na sexta-feira (08), a governadora Wilma de Faria (PSB) esteve no lançamento do livro “Incerto Caminhar”, do autor mossoroense David Medeiros Leite. Depois foi bater perna pelas galerias e cumprimentar o pessoal.

Neste sábado (09), foi a vez do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), e da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Carlos deu uma volta pela praça de alimentação, para conversar com amigos e correligionários. Rosalba visitou as lojas, conversou com a turma da cozinha e até deu autógrafos.

Por pouco, Carlos e Rosalba não deram de cara com a briga da Máfia Vermelha e da Gang Alvinegra, formadas por torcedores do América e ABC, na própria praça de alimentação do Midway.

Pura sorte.

Almoço repleto de política no cardápio

Publicado por Robson Pires

Todos os holofotes voltados para o condomínio Porto Brasil, onde está reunida quase toda a “turma da oposição”.

O deputado estadual Robinson Faria (PMN), anfitrião de um almoço na praia de Pirangi, pode definir seu rumo político hoje (10).

Na reunião gastronômica presentes os senadores democratas Rosalba Ciarlini e José Agripino, além do peemedebista Garibaldi, que fretou um jato no Piauí para não perder a conversa.

Embora tenha empenhado o voto ao pré-candidato Iberê Ferreira de Souza (PSB), o deputado federal João Maia (PR) também foi convidado. Talvez uma última tentativa para persuadi-lo…

Muitos correligionários como testemunhas, mas nada (aparentemente) decido até agora na nave-mãe da oposição.

Pois é…

Parece que só falta um empurrãozinho para Robson fechar a chapa com Rosalba.

Joã Maia pegando na mão de Rosalba Ciarlini hoje: minha vontade é votar em você, viu?

Publicado por Robson Pires