quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dilma Rousseff termina formação do ministério

Tribuna do Norte
Brasília (AE) - Sem produzir surpresas, Dilma Rousseff concluiu ontem a montagem de um Ministério à imagem e semelhança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT, partido da presidenta eleita, ficou com a maior fatia do poder: 17 das 37 cadeiras. Trata-se da mesma cota que a legenda detém hoje na Esplanada. Apesar da fisionomia de continuidade do governo Lula, a escalação da equipe causou descontentamento entre quase todos os aliados.

elza fiúza / abrDilma Rousseff definiu os espaços dos petistas e aliados no primeiro escalão do novo governoDilma Rousseff definiu os espaços dos petistas e aliados no primeiro escalão do novo governo
O PMDB do vice eleito, Michel Temer, continuou com seis assentos no primeiro escalão, embora o ministro da Defesa, Nelson Jobim - filiado ao partido - seja carimbado como “cota pessoal" de Dilma e Lula. Antes mesmo da posse, em 1º de janeiro, uma das indicações já provoca constrangimento. O futuro ministro do Turismo, Pedro Novais, pediu à Câmara dos Deputados ressarcimento de R$ 2.156, gastos em um motel de São Luís (MA), conforme reportagem publicada ontem pelo jornal O Estado de S Paulo. Novais é afilhado político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA).

Apesar do número de cadeiras, o PMDB perdeu “substância" na Esplanada, na visão do líder do partido, Henrique Eduardo Alves (RN). “Perdemos pastas como Comunicações e Saúde, que foram para o PT. Mas sabemos que, na montagem do governo, nunca se chega ao ideal", disse o deputado.

O PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, queria aumentar o seu espaço no governo, mas acabou levando dois ministérios: Integração Nacional e Secretaria dos Portos. A bancada do partido na Câmara esperneou, mas não houve jeito. Ao menos por enquanto, Dilma também desistiu de criar um ministério exclusivo para cuidar de portos e aeroportos. O Ministério da Micro e Pequena Empresa, outra promessa de campanha, foi outro que ficou para depois.

Embora a presidenta eleita tenha assegurado que não admitiria homem forte na equipe, está claro que o futuro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, assumirá esse papel. Foi Palocci, por exemplo, que sondou todos os convidados para a equipe, antes de Dilma, apartou brigas e atuou como bombeiro para apagar incêndios políticos, principalmente no PT e no PMDB.

Vaivém

A escalação da equipe também produziu a categoria dos ministros que foram sem nunca ter sido. Estão nessa lista o secretário fluminense Sérgio Cortês, que era para ser e não foi ministro da Saúde; o senador eleito, Eduardo Braga (PMDB-AM), que chegou a ser confirmado por integrantes da equipe de transição como ministro da Previdência, mas acabou não indo, e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), cotado para retornar à Integração ou assumir Portos e Aeroportos.

Na seara do PT, a corrente Democracia Socialista bateu o pé, deu cotoveladas e conseguiu com que Dilma desistisse de levar Maria Lúcia Falcon para o Desenvolvimento Agrário. No lugar de Falcon, a presidenta eleita nomeou o deputado eleito Afonso Florence (PT-BA), apadrinhado pelo governador Jaques Wagner. Na contabilidade do mosaico petista, porém, a tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), de Lula e do ex-ministro José Dirceu, levou vantagem.

Mesmo com a disposição de reforçar a cota feminina na Esplanada, a presidenta eleita encontrou dificuldades para montar esse time e escalou nove mulheres.

“Dilma vai governar com um ministério recauchutado e dá para ver a sombra do Lula. O máximo que ela conseguiu foi um remendo aqui, outro ali", avaliou o cientista político Octaciano Nogueira, da Universidade de Brasília (UNB).

Cauteloso, o deputado André Vargas (PR), secretário de Comunicação do PT, disse que a equipe reflete as escolhas de Dilma e citou como exemplo a indicação do colega José Eduardo Cardozo (SP) para a Justiça. “O Ministério tem a cara da Dilma, mas, se não tivesse a marca da continuidade, seria um estelionato eleitoral contra o povo, que votou pela continuidade", insistiu Vargas.

ministros

Veja abaixo a lista completa com os nomes indicados para o ministério de Dilma Rousseff:

PT

- Alexandre Padilha (PT) - Ministério da Saúde

- Fernando Pimentel (PT) - Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

- Fernando Haddad (PT) - Educação

- Aloízio Mercadante (PT) - Ciência e Tecnologia

- Ideli Salvatti (PT-SC) - Ministério da Pesca

- Maria do Rosário (PT-RS) - Secretaria de Direitos Humanos

- Paulo Bernardo (PT-PR) - Ministério das Comunicações

- Antônio Palocci (PT-SP) - Casa Civil da Presidência

- Gilberto Carvalho (PT-SP) - Secretaria-Geral da Presidência

- José Eduardo Cardozo (PT-SP) - Ministério da Justiça

- Guido Mantega (PT-SP) - Ministério da Fazenda

- Miriam Belchior (PT-SP) - Ministério do Planejamento

- Luíza Helena de Bairros (PT) - Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial

- Tereza Campello (PT) - Ministério do Desenvolvimento Social

- Luiz Sérgio (PT-RJ) - Secretaria de Relações Institucionais

- Afonso Bandeira Florence (PT-BA) - Desenvolvimento Agrário

- Iriny Lopes (PT-ES) - Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

PMDB

- Nelson Jobim (PMDB) - Ministério da Defesa

- Edison Lobão (PMDB-MA) - Ministério das Minas e Energia

- Wagner Rossi (PMDB-SP) - Ministério da Agricultura

- Pedro Novais (PMDB-MA) - Ministério do Turismo

- Garibaldi Alves (PMDB-RN) - Ministério da Previdência

- Moreira Franco (PMDB-RJ) - Secretaria de Assuntos Estratégicos

PSB

- Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) - Integração Nacional

- Leônidas Cristino (PSB) - Secretaria Especial de Portos

PDT

- Carlos Lupi (PDT) - Trabalho

PR

- Alfredo Nascimento (PR-AM) - Ministério dos Transportes

PP

- Mário Negromonte (PP) - Ministério das Cidades

PC do B

- Orlando Silva Jr. (PC do B) - Ministério dos Esportes

Sem partido

- Izabella Teixeira - Meio Ambiente

- Ana de Hollanda - Ministério da Cultura

- Helena Chagas - Secretaria de Comunicação Social

- Alexandre Tombini - presidência do Banco Central

- Luís Inácio de Lucena Adams - Advocacia Geral da União (AGU)

- Antônio Patriota - Relações Exteriores

- General José Elito Carvalho - Gabinete de Segurança Institucional

- Jorge Hage - Controladoria-Geral da União (CGU)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Robinson Faria: meu projeto de se candidatar ao governo vem do tempo de Wilma de Faria

Robson Pires

O vice-governador eleito, Robinson Faria (PMN), cogita se candidatar ao Governo nas próximas eleições. Em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, para o Jornal 96 (96 FM), desta terça-feira (21), o deputado estadual afirmou que, caso a reeleição deixe de ser permitida, ele vai lutar para se eleger.

Caso ela permaneça, no entanto, a candidata natural deve ser a governadora eleita, Rosalba Ciarlini (DEM). “Se ela concorrer ao Governo, terá o apoio do meu grupo”, confirmou o até então presidente da Assembleia Legislativa.

As perspectivas de se lançar ao Governo do Estado, explica Robinson, vêm desde os tempos de aliança política com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB).

Na época, entretanto, ele relata que um suposto projeto prematuro de sucessão teria causado divisão política dentro do governo. “Queriam que meu nome se enfraquecesse e que eu não fosse candidato a governador”, reclama.

Rosalba anuncia nomes de 11 auxiliares

Anunciados os primeiros nomes para o secretariado da governadora Rosalba Ciarlini.

Gabinete Civil – Paulo de Tarso Fernandes
Planejamento e Finanças - Francisco Obery Rodrigues Júnior
Consultoria Geral do RN – Tatiana Mendes Cunha
Procuradoria Geral do Estado do RN - PGE – Miguel Josino
Administração e Recursos Humanos - Manoel Pereira dos Santos
Indústria e Desenvolvimento – Benito Gama
Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Robinson Mesquita de Faria
Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – Seara -Gilberto Jales
Comunicação Social – Alexandre Ferreira Mulatinho
Fapern - Maria Bernadete Cordeiro de Sousa
Ceasa, Eledil Bessa

Nova lista de Dilma deixa duas vagas abertas no ministério

PT é indicado para o 15º ministério: Secretaria de Relações Institucionais.
PDT, PR, PP, PC do B e PSB também vão partilhar governo.

Do G1, em Brasília

A presidente eleita Dilma Rousseff indicou nesta terça-feira (21) o nome de mais cinco ministros, deixando sem titulares dois cargos: o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O anúncio foi realizado através de nota divulgada pela assessoria de imprensa. Veja abaixo os nomes:

Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) - Integração Nacional
General José Elito Carvalho - Gabinete de Segurança Institucional
Luiz Sérgio (PT-RJ) - Secretaria de Relações Institucionais
Lêonidas Cristino (PSB) - Secretaria Especial de Portos
Jorge Hage - Controladoria-Geral da União (CGU)

Luiz Sérgio, Bezerra Coelho, Jorge Hage, Lêonidas Cristino e General Elito foram indicados nesta terça-feira (21) (Foto: Reprodução/Arquivo/Divulgação)

O PSB, partido de Ciro Gomes, foi contemplado com duas vagas. As indicações encerram a possibilidade de Ciro assumir um posto no governo Dilma. O PT, com a indicação do deputado federal Luiz Sérgio, do Rio de Janeiro, chega ao total de 15 ministérios.

Ao fim das negociações, o PT e o PMDB terão a maior representação e ocuparão os postos considerados estratégicos no próximo governo. Além dos partidos que encabeçaram a chapa presidencial, foram contemplados com cargos no primeiro escalão os aliados PDT, PR, PP, PC do B e PSB.

saiba mais

Na segunda-feira (20), Dilma confirmou a permanência do ministro Alexandre Padilha, que deixa a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, para assumir a Saúde. Além dele, foram indicados outros seis nomes.

Veja abaixo os nomes já indicados anteriormente:

PT
- Alexandre Padilha (PT) - Ministério da Saúde
- Fernando Pimentel (PT) - Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
- Fernando Haddad (PT) - Educação
- Aloizio Mercadante (PT) - Ciência e Tecnologia
- Ideli Salvatti (PT-SC) - Ministério da Pesca
- Maria do Rosário (PT-RS) - Secretaria de Direitos Humanos
- Paulo Bernardo (PT-PR) - Ministério das Comunicações
- Antonio Palocci (PT-SP) - Casa Civil da Presidência
- Gilberto Carvalho (PT-SP) - Secretaria-Geral da Presidência
- José Eduardo Cardozo (PT-SP) - Ministério da Justiça
- Guido Mantega (PT-SP) - Ministério da Fazenda
- Miriam Belchior (PT-SP) - Ministério do Planejamento
- Luiza Helena de Bairros (PT) - Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial
- Tereza Campello (PT) - Ministério do Desenvolvimento Social

PMDB
- Nelson Jobim (PMDB): Defesa
- Edison Lobão (PMDB-MA): Ministério das Minas e Energia
- Wagner Rossi (PMDB-SP): Ministério da Agricultura
- Pedro Novais (PMDB-MA): Ministério do Turismo
- Garibaldi Alves (PMDB-RN): Ministério da Previdência
- Moreira Franco (PMDB-RJ): Secretaria de Assuntos Estratégicos

PDT
- Carlos Lupi (PDT) - Trabalho

PR
- Alfredo Nascimento (PR-AM): Ministério dos Transportes

PP

- Mário Negromonte (PP) - Ministério das Cidades

PC do B
- Orlando Silva Jr. (PC do B) - Ministério dos Esportes

Sem partido
- Izabella Teixeira - Meio Ambiente
- Ana de Hollanda - Ministério da Cultura
- Helena Chagas - Secretaria de Comunicação Social
- Alexandre Tombini - presidência do Banco Central
- Luís Inácio de Lucena Adams - Advocacia Geral da União (AGU)
- Antonio Patriota - Relações Exteriores

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Rosalba anuncia primeiros nomes que irão compor Governo

Governadora encaminhou nota à imprensa com onze nomes; Robinson Faria, além de vice também será responsável pela pasta de Recursos Hídricos.A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), encaminhou nota à imprensa no inicio da tarde desta segunda-feira (20) com os 11 primeiros nomes de sua equipe de trabalho, que integrarão o futuro governo do Estado a partir do dia 01 de Janeiro de 2011. Estes são os primeiros nomes:

Gabinete Civil – Paulo de Tarso Fernandes é jurista e advogado, ex-deputado estadual por três legislaturas. Foi assessor técnico da Câmara dos Deputados e exerce o cargo de assessor parlamentar no Senado Federal.

Secretário de Planejamento e das Finanças - Francisco Obery Rodrigues Júnior, Engenheiro Químico, com especialização em metalúrgica na UFRN, especialização em Gestão de Sistemas de Ciências e Tecnologia FEA/USP/1984 e especialização em Gestão Pública – FGV/2000. Assessor Técnico do gabinete da senadora Rosalba Ciarlini(2007/2010) e coordenador da equipe de transição no governo eleito da governadora Rosalba Ciarlini.

Consultoria Geral do RN – CGE – Tatiana Mendes Cunha, advogada, Procuradora da assembleia Legislativa do RN, exerceu o cargo de Consultor Geral do estado do RN( de 2003 a Abril de 2010).
Procuradoria Geral do Estado do RN - PGE – Miguel Josino, Procurador do Estado, formado em Direito pela UFRN em 1987, doutorando em Direito Constitucional, pela Universidad Del Pais Vasco, Espanha. Professor universitário.

Secretário de Administração e Recursos Humanos - Manoel Pereira dos Santos, bacharel em Filosofia, Teologia, Ciências Sociais. Exerceu a função de professor da UFRN e foi Reitor da UnP. Foi prefeito do Natal, secretário municipal de planejamento (1982-1983) e secretário estadual da fazenda e planejamento( 1983 -1986 e 1991 -1994).

Secretário de Indústria e Desenvolvimento – Benito Gama, Economista, auditor fiscal pela Bahia e Político. Benito Gama foi Deputado Federal por 4 mandatos, Constituinte de 1988, foi Secretário da Fazenda da Bahia, da Industria e Comercio e dos Transportes.



Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Robinson Mesquita de Faria, advogado, deputado estadual, ex-presidente da Assembleia Legislativa do RN e vice-governador eleito do Rio Grande do Norte em 2010.





Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária – SEARA -Gilberto Jales, casado, formado em Geologia pela UNIFOR, possui especialização nas áreas de educação ambiental e Gestão em Recursos hídricos, especialista em Educação Ambiental pela UERN em 2002 e Especialista em Gestão de recursos Hídricos (UFSC-2006).



Assessoria de Comunicação Social do Governo do Estado – Alexandre Ferreira Mulatinho, 40 anos, formado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela UFRN (1992). Passou pelos principais jornais do estado começando pelo semanal Dois Pontos quando ainda fazia o curso, depois foi de repórter a chefe de reportagem na Tribuna do Norte. Transferiu-se para o Diário de Natal onde foi chefe de reportagem, editor e gerente de marketing. De 1992 até o momento também exerceu a atividade de assessoria de imprensa como empresário. Nesta área já prestou serviço para empresas de diversos setores e profissionais de diversas áreas como lazer, esporte, jurídico, político e cultural. É oficial da reserva não remunerada do Exército.



INDIRETAS

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN – Diretora-presidente, Maria Bernadete Cordeiro de Sousa, médica, doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Pós-doutorada nos Estados Unidos e pesquisadora Nível I do CNPq, Pró-reitora de Pesquisa da UFRN e premiada em 2007 com o prêmio pesquisador Funpec.



Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A – CEASA - Eledil Bessa, natalense formado em administração com especialização em abastecimento e segurança alimentar. Atuou na implantação e no gerenciamento da Ceasa-RJ, também atuou em São Paulo na CEAGESP- Companhia de Entrepostos de Armazéns Gerais de São Paulo, destacando a implantação da rede de entrepostos regionais e os programas sociais. Em Brasília atuou como diretor de Gestão de estoque da CONAB- Companhia Nacional de Abastecimento, além de prestar serviços de consultoria na elaboração de projeto de sustentabilidade alimentar para famílias em situação e risco da América Latina e países do Caribe através da FAO.