terça-feira, 6 de abril de 2010

Secretaria Especial vai agilizar projetos da Copa 2014


As ações do Governo do Estado direcionadas à Copa do Mundo de 2014, que tem a capital do Rio Grande do Norte como uma das sedes dos jogos, passam, a partir de hoje, a ser coordenadas pela Secretaria da Copa, lançada pelo governador Iberê Ferreira de Souza, com o objetivo de dar celeridade aos resultados e ordenar os trabalhos comuns entre as secretarias estaduais envolvidas na realização do Mundial de futebol no RN. Todos os detalhes sobre o funcionamento da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa 2014 foram divulgados pelo governador nesta segunda-feira (5), na Governadoria.

Durante a coletiva, Iberê anunciou o novo titular da pasta, Fernando Fernandes, ex-secretário estadual de Turismo, que teve nome publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (2). De acordo com ele, que exercia a função de presidente do Comitê Executivo da Copa 2014, a intenção é agilizar todos os processos e obras que vão estruturar Natal para o Mundial de futebol, incluindo os programas de capacitação profissional, como o Olá, turista e Bolsa Copa.

Como temos ações em diversas secretarias, achei por bem estabelecer uma especial que coordenasse todas elas, nas diversas áreas. A Copa é um evento do Estado e de Natal, que a população deve acompanhar, observou o governador.

Dentre os projetos elaborados, os de mobilidade urbana foram colocados como prioridade para a Secretaria Especial da Copa. A área de transporte para a Copa de 2014, em Natal, conta, no seu planejamento, com 16 intervenções estruturais. A implantação do acesso ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante pela BR-406 e o prolongamento da avenida Prudente de Moraes já estão em andamento, segundo a Secretaria Estadual de Infra-estrutura (SIN).

As outras três obras, de responsabilidade do Governo do Estado, localizadas na avenida Roberto Freire, estão em processo de licitação, o que deve ser finalizado em junho.

No próximo mês de junho, começam as obras no Estado para que o cronograma - estabelecido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e que preconiza o prazo de até 31 de dezembro de 2012 para a conclusão do estádio - seja obedecido.

"A criação da secretaria determina o foco do governador Iberê Ferreira de Souza para esse evento que será tão importante para o nosso Estado. Acho importante ressaltar que o entendimento dele é que o evento é da cidade de Natal e do RN e não do Governo ou da Prefeitura", ressaltou Fernando Fernandes, afirmando ainda que todos os prazos estão sendo cumpridos.

A partir de julho deste ano, os policiais e bombeiros das capitais que sediarão os jogos vão receber um adicional, aumentado gradativamente até a realização do evento. O complemento chegará a R$ 1000 a mais na remuneração. Segundo Fernandes, o RN será o primeiro estado a participar do Olá, turista, promovido pelo Ministério do Turismo, contemplando os bugueiros potiguares. O programa oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos e a distância para quem trabalha em atividades ligadas ao setor turístico. A Copa do Mundo de 2014 fará com que milhares de turistas estrangeiros venham ao Brasil.

No planejamento das ações do mundial, caberá ao Governo do RN a execução das obras nas vias estaduais, que abrangem modificações na avenida Engenheiro Roberto Freire, Prudente de Morais e na via de acesso ao Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante.

Arena das Dunas - O Estádio que sediará os jogos da Copa do Mundo em 2014 terá capacidade para 45 mil pessoas, espalhadas em três áreas: um anel inferior com capacidade para cerca de 18 mil espectadores; um anel superior com capacidade para aproximadamente 22 mil pessoas; e uma área intermediária composta por dois setores destinados a camarotes vip, ao pessoal da Fifa, e para a imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário