segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rosalba vence em 24 municípios; Iberê Ferreira lidera em nove

A dis­pu­ta dos can­di­da­tos ao Go­ver­no do Es­ta­do mu­ni­cí­pio a mu­ni­cí­pio, se vista ape­nas no mapa acima apon­ta para uma cam­pa­nha ar­re­nhi­da prin­ci­pal­men­te entre os can­di­da­tos Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM) e Iberê Fer­rei­ra de Souza. No en­tan­to, a van­ta­gem de Ro­sal­ba cres­ce quan­do ana­li­sa­dos os nú­me­ros dos prin­ci­pais co­lé­gios elei­to­rais. Iberê ganha ape­nas em mu­ni­cí­pios pe­que­nos, a maio­ria na re­gião Agres­te do Es­ta­do. Os can­di­da­tos em­pa­tam em três.

Dos 36 mu­ni­cí­pios con­sul­ta­dos pela par­ce­ria Fiern/COR­REIO DA TARDE/Start , a se­na­do­ra opo­si­cio­nis­ta ven­ceu em 25 deles. Den­tre, as ci­da­des onde ob­te­ve su­ces­so, estão Natal, Mos­so­ró e Par­na­mi­rim (veja re­tran­ca). Iberê ven­ceu em nove mu­ni­cí­pios, a maio­ria co­lé­gios elei­to­rais pe­que­nos. Mesmo assim, mos­tra re­cu­pe­ra­ção em Natal com re­la­ção a pes­qui­sas de ou­tros ins­ti­tu­tos.

Um dado cu­rio­so da pes­qui­sa é que em dois mu­ni­cí­pios Iberê pas­sou em bran­co. Tanto em Te­nen­te Ana­nias (no Alto Oeste), quan­to em Ex­tre­moz (na Gran­de Natal), o can­di­da­to do PSB não foi ci­ta­do. A can­di­da­ta Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM) foi ci­ta­da em todos os mu­ni­cí­pios po­ti­gua­res.

Car­los Eduar­do

O ex-prefeito de Natal e can­di­da­to a pre­fei­to pelo PDT, Car­los Eduar­do Alves, sofre com a falta de es­tru­tu­ra de sua cam­pa­nha. Dos 36 mu­ni­cí­pios pes­qui­sa­dos pelo ins­ti­tu­to Start, ele ficou ze­ra­do em nove deles. As ci­da­des são as se­guin­tes: Areia Bran­ca, Ba­raú­na, Car­nau­bais, Mar­ce­li­no Viei­ra, Nísia Flo­res­ta, Pa­re­lhas, São Mi­guel, Uma­ri­zal e a mais sur­preen­den­te de todas, Caicó.

É de lá que o ex-prefeito de Natal tirou o seu can­di­da­to a vice-governador, o de­pu­ta­do es­ta­dual Ál­va­ro Dias (PDT). A não-citação de Car­los Eduar­do em um uni­ver­so de 47 en­tre­vis­ta­dos na Ca­pi­tal do Se­ri­dó é uma das sur­pre­sas do le­van­ta­men­to, que es­co­lheu os mu­ni­cí­pios de acor­do com as qua­tro re­giões di­vi­di­das pelo Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Geo­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IBGE).

Ape­sar de não ter ven­ci­do em ne­nhum mu­ni­cí­pio e não ter sido ci­ta­do em seis deles, Car­los Eduar­do con­se­guiu ficar em se­gun­do lugar em outros seis, in­cluin­do dois dos maio­res co­lé­gios elei­to­rais: Natal e Par­na­mi­rim.

Es­tra­ti­fi­ca­ção

Ana­li­sa­da no todo, a dis­tri­bui­ção da in­ten­ção de votos dos can­di­da­tos ao Go­ver­no por re­giões mos­tra uma es­tra­ti­fi­ca­ção da vo­ta­ção de Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM). Além de ser ci­ta­da em todos os mu­ni­cí­pios, ela apa­re­ce pró­xi­ma de quem está a fren­te nas ci­da­des em que perde a dis­pu­ta, com ex­ce­ção de Santa Cruz, terá do go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra de Souza, em que ele li­de­ra com folga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário