quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Rosalba Ciarlini vence em três regiões; Iberê Ferreira no Agreste

Correio da Tarde
A vantagem da candidata Rosalba Ciarlini (DEM) na campanha eleitoral deste ano, de acordo com a pesquisa CORREIO DA TAR-DE/Fiern/Start, está espalhada pelas várias regiões do Estado. Das quatro mesorregiões estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rosalba vence em três delas e só perde em uma.

Segundo a pesquisa realizada com 1.506 eleitores entre os dias 16 e 18 de julho passados, Rosalba Ciarlini vence nas mesorregiões Leste (onde está Natal), Oeste (onde está Mossoró) e Central (Seridó). Ela só perde no Agreste, antigo reduto eleitoral do governador Iberê Ferreira (PSB), candidato à reeleição.

Na região Central Potiguar, Rosalba apareceu com 46,5% das intenções de voto. Em segundo lugar, o governador Iberê teve 27%. O candidato Carlos Eduardo Alves (PDT) foi citado por 3,8% dos entrevistados. Dos candidatos de partidos pequenos, Sandro Pimentel e Bartô Moreira empataram com 1,1% (veja tabela completa ao lado). 13% se mostraram indecisos.

Oeste Potiguar

Rosalba vence com folga na região Oeste. De acordo com o instituto Start, 66,7% dos oestanos optam pela candidata do Democratas. O governador Iberê Ferreira de Souza foi lembrado por 13,2% dos entrevistados. Carlos Eduardo, por 2,7%. Um detalhe curioso é que nenhum outro candidato foi citado em toda a região.

A vantagem elástica de Rosalba nesta região explica-se pela presença de Mossoró dentre os municípios pesquisados. No segundo maior colégio eleitoral, a senadora aparece com mais de 80% das intenções de voto.

Leste Potiguar

Na região do Estado onde fica a capital, Natal, e o terceiro maior colégio eleitoral, Parnamirim, o quadro é mais equilibrado. Apesar da vitória de Rosalba, ela é acompanhada de perto por Iberê e Carlos Eduardo, respectivamente.

Aqui, Rosalba chegou a 34,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, Iberê é citado por 24,1%. Carlos Eduardo Alves empata tecnicamente com ele, citado por 22% dos entrevistados. Dos partidos pequenos, o melhor situado é Sandro Pimentel (P-Sol), lembrado por 1% dos entrevistados. 6,6% se mostraram indecisos.

Agreste Potiguar

A região Agreste é a única em que a senadora Rosalba Ciarlini não vence. A vantagem de Iberê é boa e mostra uma tendência em favor do seu nome. Assim como no Oeste Rosalba tem grande influência devido à maioria esmagadora em Mossoró, na região Agreste a vantagem de Iberê em Santa Cruz, sua principal base eleitoral, faz a diferença. Naquele município, o governador vence com mais de 77% dos votos.

No total da região, Iberê alcançou 42,8% das intenções de voto, contra 34,3% de Rosalba e 8,9% de Carlos Eduardo. Dentre os partidos pequenos, o melhor desempenho é o de Sandro Pimentel, com 0,8%. O número de indecisos é de 9,3%.




Nenhum comentário:

Postar um comentário