quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Disputa município a município tem poucas mudanças no RN

A disputa município a município para o cargo de governador mostra um quadro parecido com o revelado na pesquisa passada na parceria CORREIO DA TARDE/Fiern/Start. O quadro é praticamente o mesmo, embora haja mudanças em alguns municípios.

Há duas viradas importantes com relação às pesquisas passadas. Em Caraúbas, embora tenha conseguido oficializar o apoio do prefeito Ademar Ferreira, Rosalba não conseguiu manter a liderança mostrada nas duas primeiras pesquisas. Agora, quem lidera no município é o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Ele aparece com 65% das intenções de votos, contra 25% da senadora democrata.

Um fato explica a situação de Caraúbas: apesar de não ter ficado com Iberê, parte do grupo de Ademar migrou para a candidatura do candidato socialista. Além disso, o grupo do ex-prefeito Eugênio Alves (PR) entrou de cabeça na campanha para reverter a situação no município. De acordo com o Start, conseguiu.

Uma outra virada, desta feita pró-Rosalba, aconteceu em Ceará-Mirim. Enquanto Iberê liderava na pesquisa passada, agora é a vez de Rosalba aparecer na frente (veja quadros aos lados).
No levantamento da pesquisa feita entre 28 e 30 de agosto, que o CT publica hoje, Rosalba Ciarlini aparece na frente em 26 municípios, com Iberê liderando em oito. Foi registrado empate absoluto entre os dois candidatos em três cidades: Canguaretama, Santo Antônio e São Gonçalo do Amarante.

Mesorregiões

Na disputa pelos votos nas mesorregiões, Rosalba continua tendo a preferência em todas elas, embora Iberê venha conseguindo avanços na maioria. Na região Agreste, Rosalba lidera com 38,7%, contra 36,1% de Iberê. Na região Leste (onde Natal está inserida), Rosalba é a primeira com 36%, contra 23,2% de Iberê. Na região Central, a menor diferença até agora: 40,5% contra 35%. Na região Oeste, a maior vantagem de Rosalba, assim como tem acontecido em outras pesquisas, embora Iberê venha crescendo: 59,5% contra 24,3%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário