segunda-feira, 6 de setembro de 2010

João aparece em 1º; Paulo Wagner cresce

João Maia apareceu em primeiro na pesquisa CORREIO DA TARDE/Fiern/Start deste mês de agosto
Acirra-se a dis­pu­ta pelas oito vagas de de­pu­ta­do fe­de­ral que es­ta­rão em jogo nas elei­ções deste ano no Rio Gran­de do Norte. De­pois da pri­mei­ra pes­qui­sa COR­REIO DA TARDE/Fiern/Start, em que os oito de­pu­ta­dos fe­de­rais po­ti­gua­res apa­re­ce­ram nos oito pri­mei­ros lu­ga­res, os no­va­tos co­me­çam a apa­re­cer den­tre os mais ci­ta­dos. O des­ta­que desta pes­qui­sa é o ve­rea­dor de Natal e apre­sen­ta­dor de te­le­vi­são, Paulo Wag­ner (PV), que apa­re­ce em sexto lugar (veja qua­dro com­pa­ra­ti­vo ao lado).

Uma outra mu­dan­ça im­por­tan­te foi no pri­mei­ro lugar. Sai o de­pu­ta­do Hen­ri­que Eduar­do Alves (PMDB) e entra o seu com­pa­nhei­ro de co­li­ga­ção João Maia (PR). João apa­re­ceu em pri­mei­ro com 5,4% das in­ten­ções de voto. Ele evo­luiu bas­tan­te da pes­qui­sa pas­sa­da para cá: antes tinha 2,2%.

Na se­gun­da po­si­ção apa­re­ce o de­pu­ta­do Fábio Faria (PMN), que coin­ci­den­te­men­te na elei­ção pas­sa­da dis­pu­tou voto a voto com João o posto de pri­mei­ro co­lo­ca­do.

O de­pu­ta­do fe­de­ral Fe­li­pe Maia (PR) é o ter­cei­ro co­lo­ca­do da pes­qui­sa de agos­to, se­gui­do por Fá­ti­ma Be­zer­ra e Hen­ri­que Alves. O no­va­to Paulo Wag­ner foi ci­ta­do 30 vezes nesta pes­qui­sa, al­can­çan­do 2% das in­ten­ções de voto. Na se­quên­cia, apa­re­cem os de­pu­ta­dos Be­ti­nho Ro­sa­do (DEM) e Ro­gé­rio Ma­ri­nho (PSDB).

Co­li­ga­ções

Por co­li­ga­ções, os qua­tro pri­mei­ros co­li­ca­dos da união PMDB/PV/PR (Por um Rio Gran­de do Norte Me­lhor) são João Maia (PR), Hen­ri­que Alves (PMDB), Paulo Wag­ner (PV) e Rosy de Sousa (PV). A con­ti­nuar no ritmo de cres­ci­men­to que está ex­pe­ri­men­tan­do, a co­li­ga­ção po­de­rá sur­preen­der nesta cam­pa­nha. Hoje, de acor­do com os nú­me­ros, teria três vagas ga­ran­ti­das.

A co­li­ga­ção Força da União (PMN/PSDB/DEM) tem os can­di­da­tos Fábio Faria (PMN), Fe­li­pe Maia (DEM), Be­ti­nho Ro­sa­do (DEM) e Ro­gé­rio Ma­ri­nho (PSDB) como os mais bem ci­ta­dos. Hoje, o qua­dro apon­ta para três elei­tos nesta co­li­ga­ção.

Já a co­li­ga­ção Vi­tó­ria do Povo (PSB/PT/PPS) tem um qua­dro mais acir­ra­do. Qua­tro nomes apa­re­cem bem, com Fá­ti­ma Be­zer­ra (PT) dis­pa­ra­da na fren­te. Os ou­tros são, na se­quên­cia da pes­qui­sa: Ade­nú­bio Melo (PSB), Vober Jú­nior (PPS) e San­dra Ro­sa­do (PSB), estes dois úl­ti­mos em­pa­ta­dos. No qua­dro atual, esta co­li­ga­ção faria dois de­pu­ta­dos fe­de­rais.

In­de­ci­sos

O nú­me­ro de in­de­ci­sos, a exem­plo da pes­qui­sa para de­pu­ta­do es­ta­dual, caiu bas­tan­te de uma pes­qui­sa para outra. En­quan­to no pri­mei­ro le­van­ta­men­to da Start o nú­me­ro de in­de­ci­sos era de 64,4%, agora neste se­gun­do caiu para 26,9%. Isso tam­bém se ex­pli­ca por causa do avan­ço da cam­pa­nha, em que o elei­tor vai cada vez mais co­nhe­cen­do quem são os can­di­da­tos e li­gan­do os seus nomes aos car­gos que dis­pu­tam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário