domingo, 8 de abril de 2012

Representantes do turismo mostram números negativos do setor ao vice-governador

por Thaisa Galvão
Com um relatório desanimador em mãos, os presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hóteis (Abih), Habib Chalita, e da Câmara de Turismo do Sistema Fecomércio, George Gosson, fizeram uma visita ao vice-governador Robinson Faria.

O relatório apresentado a Robinson, mostram um declínio no turismo potiguar do ano passado para cá, onde Natal, que era a capital nordestina com maior índice de embarques e desembarques, hoje está em penúltimo lugar.

Em relação à região Nordeste, de acordo com o relatório, o movimento em Natal caiu de 25% para 10% negativo, registrado pelo setor de estatística da Infraero.

Enquanto Fortaleza registrou crescimento de 55% no movimento de passageiros, Natal caiu 44% no último ano.

“O turismo é essencial para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e não podemos ficar de braços cruzados esperando o tempo passar. O IBGE e o Ministério do Turismo publicaram recentemente mais uma pesquisa em que a hotelaria do nosso Estado é destaque. Estamos entre as mais bem equipadas do Brasil e até agora não vimos qualquer campanha que exalte esta condição em nível nacional. Ao mesmo tempo o setor nos apresenta uma pesquisa de satisfação feita pelo Instituto de Pesquisa da Faculdade Maurício de Nassau: segundo o levantamento, 82% dos turistas entrevistados afirmaram o desejo de voltar ao RN”, avaliou Robinson.

O relatório aponta ainda uma queda de 77% no número de empregos gerados pela indústria de turismo em 2011: 3.864 empregos gerados em 2010 contra 890 empregos em 2011.

“Temos as melhores condições de todo o Nordeste em relação a qualidade e quantidade de leitos na rede hoteleira, temos o potencial natural e a infraestrutura. Falta agora trabalhar a promoção do setor e as novidades para o turismo potiguar”, afirmou George Gosson durante a visita à Vice-Governadoria.

“O nosso foco é o mercado nacional, principalmente os turistas de São Paulo e de Minas Gerais, que são os que mais visitam Natal. Queremos investimentos no turismo de lazer, reforçando também o turismo de negócios com divulgação direta ao consumidor final através de feiras, promoção e propaganda do nosso Estado”, explicou Habib Chalita.

Diretor executivo da ABIH, Márcio Guedes também fez parte da comitiva que visitou o vice-governador.

Visita à Vice-Governadoria

Márcio Guedes, George Gosson, Robinson Faria e Habib Chalita

Nenhum comentário:

Postar um comentário