quarta-feira, 10 de março de 2010

Garibaldi Filho negocia com Micarla apoio do PV

O senador Garibaldi Filho, candidato à reeleição pelo PMDB, abriu negociação com o Partido Verde para buscar o apoio da legenda para o projeto político de 2010. A primeira reunião ocorreu esta semana envolvendo o próprio senador e a prefeita Micarla de Sousa. O encontro, embora não tenha sido conclusivo, já colocou na mesa de negociação a possibilidade de o PV indicar o suplente de Garibaldi Filho. “Foi uma conversa boa, mas ainda não chegamos ao detalhamento sobre nomes para a suplência”, comentou Garibaldi Filho. Ele disse que o assunto suplência foi tratado apenas do ponto de vista da “teoria”. Uma nova reunião entre Garibaldi Filho e Micarla de Sousa deverá acontecer nos próximos dias, mas ainda não há data confirmada.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves afirmou que não se opõe a aliança com o Partido Verde e confirmou que as conversas estão sendo conduzidas pelo senador Garibaldi Filho. “O PMDB está engajado em ajudar o senador Garibaldi Filho a se eleger”, destacou o presidente estadual peemedebista.

A aliança PV e PMDB para senador traria algumas limitações jurídicas para os dois partidos. O PV não poderia fazer aliança na chapa majoritária com nenhum outro candidato, já que o PMDB não fechará a majoritária com candidato ao Governo.

Para composição das chapas proporcionais ainda há polêmica jurídica. Alguns advogados entendem que apenas os partidos coligados na majoritária poderiam fazer aliança na proporcional, nesse caso o PMDB estaria limitado a coligação com o PV. Outros juristas são da corrente de que quando o partido não fecha chapa majoritária está livre para se coligar com qualquer legenda no pleito proporcional.

Coligação

A possibilidade de aliança na chapa proporcional entre o PMDB e o Partido Verde agradou os parlamentares das duas legendas. O deputado estadual Poti Júnior (PMDB) disse que seria uma boa composição. Gilson Moura (PV) também afirmou que não se opõe a aliança.

Caso se consolide a aliança, serão seis os candidatos à reeleição este ano. Pelo PMDB estarão José Dias, Walter Alves, Nelter Queiroz e Poti Júnior. Pelo PV os deputados Gilson Moura e Luiz Almir. As primeiras contas dos “verdes” apontam para oito candidatos a deputado estadual, entre eles o jogador Souza e o jornalista Miguel Weber, marido da prefeita Micarla de Sousa.

Manifestações levam prefeita a adiar reunião

A reunião que a prefeita Micarla de Sousa teria com a base de sustentação na Câmara Municipal de Natal (CMN), ontem à tarde, foi cancelada de última hora, mas a perspectiva é que esta deva ocorrer ainda esta semana. A informação é que o encontro havia sido adiado em virtude da forte manifestação dos servidores da educação, ocorrida em frente à Prefeitura. Micarla estava no Palácio Felipe Camarão e conversou com alguns auxiliares. O líder do Executivo na CMN, vereador Enildo Alves (PSB), observou que a reunião é de rotina. “Ficou estabelecido que de dois a três meses nós iremos nos reunir”, disse.

Segundo Enildo, na pauta do encontro entre a bancada governista na Câmara está a discussão sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – que será encaminhada para o legislativo até maio – e a revisão do Plano Diretor de Natal (PDN), também previsto para chegar à CMN ainda esse semestre.

Micarla de Sousa encaminhará três mensagens para apreciação dos parlamentares municipais que dizem respeito aos projetos de mobilidade com vistas à Copa do Mundo de 2014. Os vereadores já aprovaram o empréstimo de R$ 300 milhões para a realização das obras. Há a expectativa de que uma das matérias diga respeito à regulamentação da Parceria Público-Privada (PPP), mecanismo escolhido para que seja feita a Arena das Dunas. “Não tem nem como firmar a PPP já que não há regulamentação, alertou o vereador Raniere Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário