quarta-feira, 10 de março de 2010

PR faz consulta sobre alianças proporcionais

tribuna do norte
O diretório do Partido da República no Rio Grande do Norte fez consulta ao Tribunal Regional Eleitoral para saber as regras das coligações proporcionais. A legenda quer saber se o partido que não se coligou na chapa majoritária pode fechar aliança para a proporcional. Na prática, o que o PR deseja é um amparo legal para fechar a coligação proporcional com o PMDB. Na semana passada, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) confirmou “avançadas negociações” para fechar a aliança com o PR nas composições para deputado estadual e federal. No entanto, os peemedebistas não integrarão nenhuma coligação proporcional para o Governo.

A consulta do PR, protocolada no dia 18 de fevereiro, terá como relator na Corte Eleitoral o juiz federal Ivan Lira de Carvalho. O processo está registrado no TRE com o número 44690.2010.620.0000 e, na fase atual do trâmite, está com a Procuradoria Regional Eleitoral. Caberá ao procurador Ronaldo Sérgio emitir um parecer sobre o assunto.

“O que nós queremos saber é se o partido, mesmo sem se coligar na majoritária pode ser aliar na proporcional. Ou será que a aliança proporcional só pode ser feita com partidos que estejam coligados na majoritária?”, questionou o deputado federal João Maia, presidente estadual da legenda.

A preocupação do diretório estadual do PR é tanta que a mesma consulta feita ao TRE será remetida para o Tribunal Superior Eleitoral. “Essa é uma consulta feita porque estamos negociando e próximos de fechar aliança na chapa proporcional estadual com o PMDB”, comentou o deputado João Maia.

Presidente estadual do Partido da República, o deputado federal João Maia afirmou que se reuniu com o ex-prefeito de Caicó e atual suplente de deputado estadual Vivaldo Costa que, anunciou apoio a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), indo contrariando orientação partidária. O PR, que andou namorando a proposta de uma “via alternativa” nas eleições deste ano, apoiará a candidatura de Iberê Ferreira (PSB). “Reuni Vivaldo Costa, o prefeito de Caicó, Bibi Costa, e vários integrantes do nosso grupo. Vivaldo mantém a posição de apoiar Rosalba, mas o restante do grupo decidiu seguir a candidatura de Iberê Ferreira”, destacou o parlamentar do PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário