sábado, 21 de novembro de 2009

Agripino: “Se o critério for ouvir o povo, Robinson deve ser o candidato do governo”


O senador José Agripino Maia (DEM), em análise sobre o quadro sucessório no Rio Grande do Norte para 2010, afirmou que, se o critério utilizado pela base governista for a posição das “ruas”, “a vontade popular”, o candidato da governadora Wilma de Faria (PSB) seria o deputado estadual Robinson Faria (PMN), presidente da Assembleia Legislativa. A opinião do democrata toma como base os números revelados pelas pesquisas de intenção de voto até agora, onde o peemenista aparece em segundo lugar, atrás apenas da senadora do DEM, Rosalba Ciarlini, sendo o melhor colocado entre os pretendentes aliados do Governo potiguar.


“Os Democratas tem uma senadora competente, que surpreendeu nas eleições passadas em função de suas conquistas pessoais, de seu trabalho. Ela (Rosalba) nunca disse que é candidata, mas a população diz que ela deve ser. Não estamos falando de candidatura consolidada, mas de uma aspiração popular. Por outro lado, existem desejos legítimos de outros pré-candidatos, como Robinson Faria, Carlos Eduardo, João Maia e Iberê Ferreira. Mas, a rua é quem deve dizer quem são os candidatos. Por esse critério de raciocínio, o candidato do governo seria Robinson”, relatou o senador.

As palavras de José Agripino foram ditas ontem, durante entrevista concedida ao programa Natal Urgente, veiculado pela TV Band Natal, apresentado por Salatiel de Souza. O parlamentar acrescentou ainda que, nos bastidores, o nome escolhido pela governadora para sucedê-la já seria o do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). “Resta esperar pela definição oficial e se Robinson Faria vai aceitar que o candidato seja Iberê”, disse Agripino.

Segundo as pesquisas, citou o senador, o vice-governador aparece apenas em terceiro lugar entre os favoritos da população. “A não ser que o critério seja porque o presidente Lula quer, mas esse filme a gente já viu”, ironizou o líder do DEM, relembrando as eleições de 2008, quando a deputada federal Fátima Bezerra (PT) foi ungida a condição de candidata a prefeita do Natal por interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e perdeu no primeiro turno para Micarla de Sousa.

Agripino avalia que, caso a escolha por Iberê seja definida, “a base governista pode enfrentar problemas”. “O presidente Lula quer um candidato e os outros não podem pensar diferente?”, questionou o senador. É com base nesta situação que o partido estaria trabalhando o apoio do PMN, do PR, PP, PV e até do PMDB, pelo menos a ala liderada pelo senador Garibaldi Alves Filho. “Mas vamos conversar sem candidatos definidos, sem um projeto imposto. Vamos sim é escolher uma chapa com chances reais de vitória. O critério é a perspectiva real de vitória”, completou Agripino.

Vice do PV

O senador também foi questionado sobre a reivindicação do PV, que deseja indicar um de seus nomes para a vaga de vice-governador em 2010, em troca de apoio político. Para o senador José Agripino, seu objetivo é que o apoio do DEM em 2008 seja repetido no próximo ano. “Meu partido não indicou ninguém para vice, nem para assumir nenhum cargo, nada. Demos apenas apoio para que nossa candidata fosse disputar a eleição. Porque não temos a mesma moral agora para dizer que queremos o mesmo critério, de somar forças. Queremos aquilo que fizemos em 2008, queremos que seja refeito agora”, avisou.

Crédito: Heracles Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário