quinta-feira, 5 de abril de 2012

Abrigos // Gesane solicita medidas para garantir direitos dos idosos





Deputada do PSD pede maior atenção do governo com os idosos do RN. Foto: Moraes Neto/Ascom/AL/Divulgação
A deputada estadual Gesane Marinho (PSD), em pronunciamento ontem na Assembleia Legislativa, chamou a atenção para o fato do Rio Grande do Norte contar somente com abrigos particulares ou filantrópicos para atender aos idosos. Segundo a parlamentar, a Constituição Estadual assegura que nos municípios com população urbana superior a 20 mil habitantes, "o poder público estadual deve manter estabelecimentos com a finalidade de dar o abrigo ao idoso maior de 60 anos que ele necessitar".

Diante desse quadro, Gesane apresentou dois requerimentos para garantir esses direitos aos idosos no RN.

Em um dos requerimentos, a deputada pede "a ampliação da oferta de vagas em abrigos para idosos no estado", e, no outro, requer "melhorias na acessibilidade da delegacia especializada no atendimento das pessoas que estão na terceira idade, que representam cerca de 10% da população do RN", de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Gesane disse que "atualmente, cerca de 300 mil pessoas fazem parte daterceira idade no Estado, porém na contramão desta realidade, está a falta de vagas em estabelecimentos que cumpram a necessidade dessa parte da população".

Na edição do dia 25 de março, O Poti publica matéria com os dados citados ontem em plenário pela parlamentar. Dizia a matéria que "leis que garantem um envelhecimento digno para a população existem nas três esferas do poder público, mas os Governos do Estado e do Município de Natal ainda deixam a dever no que está determinado pela legislação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário